Mashup de Mobilidade Corporativa – Elementos Essenciais em Integração de CRM

m_5669b389-80f4-4774-a615-28e13e6cff19Nosso artigo final nesta série de cinco artigos sobre elementos essenciais para a integração de CRM cobrirá Mashup de Mobilidade Corporativa. Discutimos anteriormente: Segurança, Escalabilidade, Arquitetura em Tempo Real e Conversão de Oportunidade em Pedido.

Customer Relationship Management (CRM)

Sistemas CRM são a base de muitos processos de negócios executados pelas áreas de marketing, vendas, atendimento ao consumidor e equipes técnicas. Freqüentemente, quando soluções de mobilidade empresarial precisam interagir com sistemas back-end de CRM, há também uma necessidade de um Mashup de Mobilidade Corporativa entre sistemas empresariais como os relacionados à contabilidade, ERP, gestão de ciclo de vida de produto (PLM), plataformas de eCommerce, logística, comunicação unificada, colaboração e e outros sistemas e portais de softwares empresariais.

Um mashup é necessário para todas possíveis situações de uso, incluindo: um aplicativo que exiba dados de contatos CRM juntamente a uma ordem de serviço; aplicativos que mostrem pedidos de clientes inseridos no CRM e saldos de créditos devidos a contas a receber no ERP; aplicativos que captem informações de produto a partir do PLM, preços vindos do ERP e quantidades de cotações vindas do CRM, e outros inúmeros exemplos trazidos por demanda dos usuários e pedidos da direção executiva para obter visibilidade, funcionalidade e análise, em todos os processos de negócios da empresa.

Integração entre CRM  e outros sistemas que são usados em um aplicativo móvel são freqüentemente chamados de Mashup. Para se certificar de que seu middleware de integração CRM permite o acesso a processos de negócios em qualquer lugar e a qualquer hora, é importante ter certeza de que você possui os recursos certos. Esta lista lhe ajudará a identificar plataformas de integração CRM essenciais e recursos de plataformas de aplicações móveis para mashups de mobilidade empresarial:

GUI mobile nativo

Seu middleware de integração CRM deveria ser pareado com uma plataforma de aplicações móveis que lhe permita desenvolver e entregar experiências de interface gráfica do utilizador (GUI) completamente nativas para o mobile. Cada um dos maiores sistemas operacionais móveis (iOS, Android, Windows e BlackBerry) oferece uma aparência e maneira de usar única. Isto geralmente é chamado de aplicativo nativo. Procure por aplicativos nativos ou contêineres de clientes nativos para entregar a experiência de uso mais adotada.

Magic xpa - several plataformsDesenvolvimento Multi-Canal

Utilizando um princípio chamado “Escreva Uma Vez, Execute Várias”, uma plataforma de aplicações mobile que permita integração de CRM e Mashup de mobilidade poderá suportar mais facilmente a adoção de uma política BYOD (Traga Seu Próprio Aparelho) e entregar aplicativos que superem a expectativa dos consumidores. Utilizando um editor de formulários gráficos e um repositório de programas, uma abordagem visual para o desenvolvimento de aplicativos pode ser estendida para uma solução de comunicação multi-canais através de desenvolvimento flexível para diferentes tipos de aparelhos e sistemas operacionais.

Offline-AppModo Offline

Os aplicativos CRM integrados devem ser capazes de trabalhar tanto em modo online quanto offline, em outras palavras, com ou sem conexão à internet pelo dispositivo móvel. Tenha cuidado na hora de avaliar o que os fornecedores querem dizer com modo offline. Uma definição bastante fraca de modo offline envolve a possibilidade de visualizar dados ou imagens previamente carregados. Já um verdadeiro modo offline permitirá a execução do aplicativo a partir de dados armazenados localmente e a sincronização com o servidor quando as comunicações forem reestabelecidas.

Biblioteca de Integração Completa

Com o objetivo de gerenciar as diversas APIs necessárias para gerar um mashup de mobilidade empresarial de CRM integrado, uma biblioteca completa de adaptadores, assistentes, recursos e serviços deve ser incluída na plataforma do middleware de integração de CRM. Adaptadores devem estar disponíveis para bases de dados (MS-SQL, Oracle, IBM DB2, etc.); protocolos de mensagerias (MSMQ, JMS, WebSphere); comunicação (TCP, http/s, ftp/s, POP3, MAPI, SMS, SNMP, etc.); Serviços web (SOAP, REST, JSON); lógica de aplicação composta (.NET code/objects, java classes/objects, EJB, RPG/COBOL/ILE, etc.). Uma biblioteca completa de adaptadores torna uma plataforma de middleware flexível para suportar uma ampla variedade de CRMs para cumprir os requisitos de um Mashup de mobilidade empresarial.

Certificações e Validações

A plataforma de middleware selecionada para projetos de integração CRM com seu ERP e outros sistemas de softwares empresariais suporta a criação de mashups de mobilidade empresarial de processos de negócio de missões críticas.Os aplicativos resultantes devem ser invocados sob de um contexto e localização, as interações devem ser verificáveis, confiáveis e que garantam a integridade transacional. Pergunte sobre certificações e validações como “SAP Certified,” “Oracle Validated for …”, “IBM Ready for…” e Salesforce.com “App xChange Certified.”. Uma plataforma de middleware de integração para CRM com certificação/validação ajudará a certificar auditores de TI de que seus sistemas são bem desenhados e em conformidade com os requisitos do fornecedor para suporte.


Mashups de mobilidade de dados de negócios de CRM ajudarão muito a tornar seus processos de negócios mais ágeis, adaptáveis ao cliente e eficientes.

Este texto conclui nossa série de cinco artigos sobre elementos essenciais para a integração de CRM, examinando a questão do Mashup de Mobilidade Corporativa. Para informações adicionais, veja os artigos sobre:  SegurançaEscalabilidadeArquitetura em Tempo Real e Conversão de Oportunidade em Pedido.

Artigo Original

Glenn Johnson
Glenn Johnson – Senior Vice Presidente da Magic Software Américas.

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