Integração Microsoft Dynamics CRM – Parte II

Glenn Johnson – Senior Vice President – Magic Software Americas

Pacotes de CRM modernos como o Microsoft Dynamics CRM fazem um bom trabalho de conexão de informações entre seus próprios módulos de marketing, vendas e serviços a clientes. A integração interna é freqüentemente apregoada como um fornecedor de uma visão 360º do cliente. A integração com sistemas ERP como Oracle e-Business Suite, JD Edwards, SAP ERP R/3, SAP Business One e outros ERPs de terceiros e sistemas corporativos para HRIS, SCM, WMS, faturamento, logística, PLM, configuradores de produtos e outros software e sistemas corporativos também é necessária para se cumpra a verdadeira promessa do CRM. Em nossa discussão anterior sobre a integração com o Microsoft Dynamics CRM, discutimos o papel crucial que a integração tem ao alcançar a integração no que se refere à visão 360º do cliente, mídias sociais e web 2.0, relacionamento 1:1 com clientes e personalização em massa. Também é importante considerar a importância da integração do Microsoft Dynamics CRM no que se refere a cada um dos principais departamentos ou papéis de trabalho dentro do CRM: marketing, vendas e serviços a clientes.

Utilizando CRM para melhorar a eficácia Marketing

Um dos grandes problemas das empresas é ser capaz de monitorar o sucesso ou fracasso de seus esforços de marketing. Enquanto os departamentos de marketing podem saber como podem gerar muitos leads, raramente são capazes de descrever completamente e com precisão quantos negócios foram fechados baseado em cada atividade separada. Um dos fatores que mais contribuem para isso é a falta de informações precisas sobre o fechamento de negócios no sistema CRM. O único registro preciso de transações financeiras normalmente está contido no sistema ERP. Sem integração, a eficácia das campanhas de marketing permanece em dúvida.

Além disso, a associação precisa do lead e a geração de oportunidade para campanhas específicas pode ser difícil. O uso crescente de mídias sociais e marketing 1:1 exige a integração a fim de controlar a eficácia das campanhas.

Melhorar o gerenciamento de oportunidades de venda para aumentar a participação no mercado e a participação do cliente

A eficácia da força de vendas é vital para o sucesso de sua empresa. Estudos indicam que uma implantação eficaz do CRM pode melhorar a fração de conversão de leads de 100:1 para 5:1, e diminuir ciclos de venda em mais de um terço. Além disso, novas pessoas em vendas tornam-se produtivas na metade do tempo. Para conseguir isso, no entanto, você precisa de uma capacidade de automatização da força de vendas que está completamente integrada não apenas com marketing e módulos de serviços, mas com informação contábeis, dados de mídias sociais, sistemas logísticos e mais. Sua força de vendas precisa interagir com clientes, gestores de vendas e departamentos externos. É esta visão holística da automação da força de vendas dentro de um sistema CRM que torna um sistema que é totalmente integrado aos sistemas corporativos vital para alcançar o pleno potencial e proposição de valor do CRM. Implementar o Microsoft Dynamics CRM sozinho simplesmente não é suficiente.

CRM para aumentar a fidelidade do cliente

Um dos critérios chaves para a gestão eficaz de serviços é a questão do monitoramento e automação do workflow. Infelizmente, a empresa típica perde de 15-45% de seus clientes por ano. Entretanto, com implementações de CRM eficazes, estudos mostram que as empresas podem aumentar a fidelidade do cliente em quase 50%.

Somente com uma integração completa entre os módulos de atendimento ao cliente e sistemas corporativos, tais como sistemas de gestão RMS, sistemas de gestão SLA, módulos de ordens de serviços e peças, sistemas de gestão de serviços de campo e outros programas podem utilizar o Microsoft Dynamics CRM tornando-o totalmente eficaz. Caso contrário, os dados do cliente se perdem nos gaps existentes entre os processos e o resultado não sai como o cliente gostaria. Ter integração total entre sistemas corporativos pode significar a diferença entre gestão de atendimento ao cliente e gestão da experiência do cliente. Pode significar a diferença entre ter um cliente que é apenas satisfeito e ter um nível de fidelidade que transforma um cliente satisfeito em um fã entusiasmado.

O Microsoft Dynamics CRM faz um bom trabalho de integração de dados internos para algumas outras aplicações Dynamics e para o Microsoft Office. Este é o ponto onde a facilidade acaba. Para ir além da integração básica, uma solução de integração corporativa como o iBOLT é necessária.

A Suite de Integração iBOLT facilmente dá acesso à todas as entidades Microsoft Dynamics CRM mesmo que ela já tenha sido customizada anteriormente.

iBOLT™ é suite de integração livre de código da Magic Software que permite à você customizar e simplificar os processos de negócios de forma rápida e fácil, integrando-os entre diferentes aplicações, plataformas e bancos de dados. O resultado é uma verdadeira integração de aplicativos corporativos (EAI), arquitetura orientada a serviços (SOA), e infra-estrutura de gestão de processos de negócios.

Para ser competitivo, você precisa ser capaz de controlar processos em todos os seus negócios, especialmente quando resultados vitais do CRM precisam ser obtidos em tempo real. No entanto, podem surgir problemas, pois as empresas crescem e seus sistemas de dados ficam mais complexos – informações compartimentadas separando seu CRM de seu “negócio real” ficam então mais difíceis de localizar, acessar e compartilhar entre a empresa. A solução está na criação de um ambiente de integração de negócios com processos automatizados que consolidam diferentes dados e sistemas, de forma rápida e simples.

O iBOLT é uma suite de integração de negócios. Com a suite de integração de negócios iBOLT e seu componente Microsoft Dynamics CRM, você pode facilmente encapsular as informações de seu negócio, lógica e dados em processos de negócios interdepartamentais e multi-plataforma que conectam o CRM com outros sistemas corporativos e fontes de dados de Mídias Sociais/Web 2.0 . O bom funcionamento de processo de negócios reduz custos operacionais, melhora o desempenho das receitas e reduz riscos dos negócios.

Com o iBOLT você vê um quadro completo do negócio e uma visão 360 graus das informações dos clientes. Através da integração, sua empresa pode otimizar e extrair os benefícios máximos de suas valiosas, mas dispersas informações de negócios. Concebido para proporcionar integração acessível em todo o seu negócio, o iBOLT integra facilmente o Microsoft Dynamics CRM com diversas fontes web e aplicações que rodam em diversos bancos de dados, sistemas operacionais, e plataformas, alcançando desta forma a integração com Mídias Sociais e Web 2.0, bem como a personalização em massa e relacionamento 1:1 com os clientes.

A vantagem livre de código.

O iBOLT simplifica o design e a integração do processo de integração do Microsoft Dynamics CRM, separando a lógica de negócios da integração tecnológica. O adaptador é projetado para trabalhar diretamente com todos os campos e funções de negócios dentro do Microsoft Dynamics CRM incluindo qualquer personalização que você tenha implementado. Ele faz isto ao reconfigurar os métodos internos dos componentes na hora do design. Você pode fazer alterações no protótipo de modelos de negócios sem afetar as reais camadas técnicas ou de negócios, e antes de investir na conectividade de toda a empresa. Com um elenco de recursos user-friendly, ferramentas livres de código como wizards, opções drad-and-drop, e tabelas, iBOLT permite a você criar conexões diretas entre o Dynamics CRM e outras aplicações corporativas implantadas em qualquer tecnologia de hardware, sistema operacional, ou banco de dados.

O iBOLT é flexível, escalonável, e à prova-de-futuro, resultando em uma arquitetura que irá permitir à sua organização se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e de condições de negócios enquanto diminui seus custos de TI. O iBOLT facilita a realização da promessa e potencial do CRM através da integração de ERP e CRM e muito mais.

2 comentários

  1. Boa tarde,

    estou implementando um CRM, eu tenho uma base local que é minha base de produção e montei uma base de testes certo, a pergunta é bem fácil meus usuários de testes interferem na minha base de produção, se eu tiver os mesmos usuários nas duas bases?

    no meu domínio de testes eu criei 2 usuários user.neto – com privilégios comuns
    adm.neto – com privilégios de Administrador de Domínio, e no local souza.neto@exemplo.local

    1. Caro Francisco,

      Não somos especialistas no CRM, que imagino ser o Dynamics aqui. Sua pergunta me induz a dizer que não há interferência, mas nada como um teste. Faça uma pequena alteração de endereço, por exemplo numa conta na base de teste e veja se interferiu na base de produção. Acho que isso além de responder sua pergunta, atesta se sua cópia foi feita corretamente.

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