Magic xpa com “Mobile Accelerator Framework”

Imagem_0001Como está sendo amplamente divulgado (Magic Software Launches New Enterprise Mobility Release with User Experience Enhancements and Component-based Mobile Accelerator Framework), o Magic xpa está chegando à sua versão 2.5 (que estará disponível ao público em geral a partir do início de Agosto/2014).

Esta nova versão traz novidades em relação aos recursos visuais das aplicações Magic Mobile, para melhorar a UI (interface com o usuário) e a UX (experiência do usuário). A maioria delas, inclusive, já foi antecipada por nós nesta apresentação: Tópicos Avançados no Desenvolvimento Mobile com Magic xpa.

Mas a sua maior novidade, porém, é o Mobile Accelerator Framework.

O Mobile Accelerator Framework é um conjunto de componentes (.ECFs) que virão pré-instalados e que podem ser livremente acoplados às nossas aplicações (similar a como é o UserFuncionality ou o ReportGenerator).

Estes componentes possuirão wizards (assistentes) e rotinas prontas, tanto para execução de tarefas comuns como um simples controle de login na aplicação, quanto para o seu design visual (tela pricipal, menus, pick list, etc…).

O objetivo, além de facilitar e agilizar ainda mais o desenvolvimento de uma app mobile, é permitir que os desenvolvedores Magic xpa realmente consigam ‘entrar’ neste novo mundo.

Há uma dificuldade conceitual hoje, onde a maioria de nós tem se preocupado (e imaginado) que é suficiente apenas encolher as telas para caber num tablet ou smartphone, para ter uma aplicação mobile.

Este tipo de aplicação tende a ser rejeitada no mercado, pelos usuários, porque diferente da era dos desktops onde as pessoas conheciam e aprendiam a usar computador no trabalho, os dispositivos móveis surgiram no uso ‘pessoal’.

E hoje se faz o caminho inverso: levá-los até o trabalho.

Por isso, os usuários já sabem como eles funcionam e já sabem o que esperam encontra ali. E se a ‘experiência do usuário’ (UX) com a aplicação não for como ele está acostumado e como ele espera, esta aplicação estará nadando contra a corrente.

 

Gerente de Produto e Evangelista de Tecnologia - Magic Brasil
Gerente de Produto e Evangelista de Tecnologia – Magic Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *