Tópicos Avançados no Desenvolvimento Mobile utilizando Magic xpa – Magic Sem Segredos – S01E09

Acompanhe essa sessão do Magic Sem Segredos e veja como o Magic xpa ajudará você a superar o desafio do Desenvolvimento Mobile.

Coloque suas dúvidas aqui nos comentários do post do BLOG.

A Plataforma de Aplicação Magic xpa proporciona um ambiente de desenvolvimento e execução simples, livre de código e de excelente custo-benefício, que permite que as organizações e ISV’s rapidamente criem aplicações de negócios amigáveis, de nível empresarial, multi-plataforma para dispositivos móveis e desktops que utilizam as mais recentes e avançadas funcionalidades e tecnologias.

Acompanhe essa sessão do Magic Sem Segredos onde abordaremos Tópicos Avançados no Desenvolvimento Mobile utilizando Magic xpa como:

  • Identificação de ambiente
  • Telas dinâmicas
  • Controle de Rotação
  • Modelagem de interface

Abaixo a Apresentação utilizada na sessão

 

Marketing – Magic Software Brasil

10 comentários

  1. Fred, outra questão que talvez esteja fora do contexto desta apresentação, sobre impressão e geração de arquivos (Relatório, PDF, txt…etc), pelo que percebi esta funcionalidade apenas para app conectado, uma vez que deveria gerar em batch e depois dar download para o cliente (mobile), existe possibilidade de gerar no cliente no modo OFFLINE?
    Paulo Ricardo ( RJM )

    1. Paulo

      Se os relatórios só necessitam de dados que estejam localmente (no DB Local por exemplo), você poderia gerar arquivos TXT ou HTML com estes relatório, em tarefas RIA Non-Interactive (não ‘batch’) e mostrá-los no browser do aparelho.

      Qualquer outro arquivo que você tenha baixado anteriormente, pode também mostrar no browser a partir da sua cópia local, sem acessar o servidor.

      Mas se você deseja gerar relatórios que precisam de dados novos (fresh) ou gterar PDF ou usar Form Output, tem de acessar o servidor e aí precisa ser no modo on-line

  2. Bom dia, Fred
    Sou Paulo Ricardo (RJM Informática), estamos iniciando com XPA RIA, estou com uma dúvida na seguinte questão, vi que a apresentação foi feito referencia ao Android e IOS (mobile), e a questão do Windows PHONE, vi no Studio a opção de Build apenas para Windows Mobile, ele roda também no Windows Phone 8.x, estas questões apresentadas são validas também para Windows phone e mobile?
    Foi muito boa sua apresentação, parabéns.
    Grato

    1. Paulo,

      Não há ainda client RIA xpa para Windows Phone, mas ele já está no roadmap do produto.

      Sobre as versões disponíveis, os clients que vem sofrendo atualização continuada e suportam todos os recursos demonstrados, são Android e iOS.

  3. Bom dia pessoal,

    Como é o comportamento das fontes específicas para cada plataforma quando estou utilizando programas off-line ? O client xpa vai baixar o arquivo de fontes no dispositivo ?
    obrigado

    1. Alexandre,

      estes arquivos sempre são baixado para o client, on-line ou off-line. Faz parte do processo de sincronização dos metadados da aplicação.

      É possível ter um arquivo por plataforma, como demonstrado.

  4. Já tenho uma pequena aplicação em Magic Ria em meu Mobile funcionando, o problema é que o acesso esta muito lento em uma pequena base de dados…Isto é assim mesmo em ambiente Mobile Online ???

    1. Alex,

      todas as questões de otimização de performance para apps RIA precisam ser observadas também nas apps Mobile, pq o Mobile é fundamentado no RIA.
      O RIA Tutorial no DevNet MAGIC aborda algumas delas.

      Especificamente para Mobile, há que se considerar também:

      * Qualidade da conexão internet, nos processos on-line
      * Quantidade de RAM do dispositivo (normalmente baixa em aparelhos antigos)
      * Capacidade do processador (normalmente baixa em aparelhos antigos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.