Tópicos Avançados no Desenvolvimento Mobile utilizando Magic xpa – Magic Sem Segredos – S01E09

Acompanhe essa sessão do Magic Sem Segredos e veja como o Magic xpa ajudará você a superar o desafio do Desenvolvimento Mobile.

Coloque suas dúvidas aqui nos comentários do post do BLOG.

A Plataforma de Aplicação Magic xpa proporciona um ambiente de desenvolvimento e execução simples, livre de código e de excelente custo-benefício, que permite que as organizações e ISV’s rapidamente criem aplicações de negócios amigáveis, de nível empresarial, multi-plataforma para dispositivos móveis e desktops que utilizam as mais recentes e avançadas funcionalidades e tecnologias.

Acompanhe essa sessão do Magic Sem Segredos onde abordaremos Tópicos Avançados no Desenvolvimento Mobile utilizando Magic xpa como:

  • Identificação de ambiente
  • Telas dinâmicas
  • Controle de Rotação
  • Modelagem de interface

 

Abaixo a Apresentação utilizada na sessão

 

Marketing – Magic Software Brasil

Comentários10 Comments

  1. Paulo Ricardo disse:

    Fred, outra questão que talvez esteja fora do contexto desta apresentação, sobre impressão e geração de arquivos (Relatório, PDF, txt…etc), pelo que percebi esta funcionalidade apenas para app conectado, uma vez que deveria gerar em batch e depois dar download para o cliente (mobile), existe possibilidade de gerar no cliente no modo OFFLINE?
    Paulo Ricardo ( RJM )

    • Paulo

      Se os relatórios só necessitam de dados que estejam localmente (no DB Local por exemplo), você poderia gerar arquivos TXT ou HTML com estes relatório, em tarefas RIA Non-Interactive (não ‘batch’) e mostrá-los no browser do aparelho.

      Qualquer outro arquivo que você tenha baixado anteriormente, pode também mostrar no browser a partir da sua cópia local, sem acessar o servidor.

      Mas se você deseja gerar relatórios que precisam de dados novos (fresh) ou gterar PDF ou usar Form Output, tem de acessar o servidor e aí precisa ser no modo on-line

  2. Paulo Ricardo disse:

    Bom dia, Fred
    Sou Paulo Ricardo (RJM Informática), estamos iniciando com XPA RIA, estou com uma dúvida na seguinte questão, vi que a apresentação foi feito referencia ao Android e IOS (mobile), e a questão do Windows PHONE, vi no Studio a opção de Build apenas para Windows Mobile, ele roda também no Windows Phone 8.x, estas questões apresentadas são validas também para Windows phone e mobile?
    Foi muito boa sua apresentação, parabéns.
    Grato

    • Paulo,

      Não há ainda client RIA xpa para Windows Phone, mas ele já está no roadmap do produto.

      Sobre as versões disponíveis, os clients que vem sofrendo atualização continuada e suportam todos os recursos demonstrados, são Android e iOS.

  3. Alexandre Capelini disse:

    Bom dia pessoal,

    Como é o comportamento das fontes específicas para cada plataforma quando estou utilizando programas off-line ? O client xpa vai baixar o arquivo de fontes no dispositivo ?
    obrigado

    • Alexandre,

      estes arquivos sempre são baixado para o client, on-line ou off-line. Faz parte do processo de sincronização dos metadados da aplicação.

      É possível ter um arquivo por plataforma, como demonstrado.

  4. Alex disse:

    Já tenho uma pequena aplicação em Magic Ria em meu Mobile funcionando, o problema é que o acesso esta muito lento em uma pequena base de dados…Isto é assim mesmo em ambiente Mobile Online ???

    • Alex,

      todas as questões de otimização de performance para apps RIA precisam ser observadas também nas apps Mobile, pq o Mobile é fundamentado no RIA.
      O RIA Tutorial no DevNet MAGIC aborda algumas delas.

      Especificamente para Mobile, há que se considerar também:

      * Qualidade da conexão internet, nos processos on-line
      * Quantidade de RAM do dispositivo (normalmente baixa em aparelhos antigos)
      * Capacidade do processador (normalmente baixa em aparelhos antigos)

  5. Ruvian disse:

    Pode passar o nome dos Emuladores que vocês ultilizam ?

Novo Comentário