7 maneiras de transformar digitalmente a cadeia de suprimentos

Image Credit: Mrsiraphol – Freepik.com

As empresas investem muito tempo, esforço e dinheiro no desenvolvimento de sistemas para impulsionar a cadeia de suprimentos, que deve funcionar com eficiência máxima. Por isso, precisam não apenas de uma cultura flexível e adaptável, mas também de uma infraestrutura de TI com a mesma capacidade.

A quantidade de dados na cadeia de suprimentos pode ser esmagadora e, no entanto, ao tentar conectar e integrar as informações para orquestrar processos de negócios entre sistemas, os dados podem ser o diferencial que poderá permitir à sua empresa aumentar a eficiência e proporcionar uma experiência superior ao cliente.

Podemos listar aqui sete benefícios da integração de dados para a cadeia de suprimentos.

1. Previsão de demandas – Uma melhor coordenação entre ERP e sistemas de vendas pode resultar em previsões mais precisas, proporcionando pedidos mais eficientes e com melhores margens. A logística baseada em dados precisos reduz os custos de transporte e o estoque, ao mesmo tempo em que melhora a vantagem competitiva.

2. Planejamento interdepartamental – Dados integrados corretamente permitem que os profissionais de logística tomem decisões com base em uma visão abrangente e precisa dos processos e das atividades relacionadas à cadeia de suprimentos em toda a organização: vendas, marketing, gerenciamento do ciclo de vida do produto, produção, armazenagem, suprimentos, finanças e transporte.

3. Segmentação da Cadeia de Abastecimento – A integração de dados entre o CRM e os sistemas ERP permite também segmentar facilmente a carteira de clientes e produtos, desenvolvendo cadeias de suprimentos personalizadas com contratos de nível de serviço específicos para criar o máximo valor ao menor custo possível.

4. Qualificação do Trade-off – Melhoria da análise de todos os custos e variáveis da cadeia de suprimentos para obter uma visão unificada. Isso permite uma análise mais fácil do trade-off, que é o momento em que há conflito de escolha da entrega e que se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de um problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha. Neste caso, a integração contribui para definir a escolha.

5. Tornar-se  o transportador preferencial – Uma empresa que integra ERP com o WMS para otimizar os processos de transporte – como permitir tempos de permanência curtos e prazos de entrega longos – será um transportador preferencial porque esses processos aumentam a eficiência.

6. Suporte a Compras e Pagamentos – A integração garante controle e visibilidade ao longo de todo o ciclo de vida de uma transação, desde o modo como um item é encomendado até como a fatura final é processada. A visão completa do fluxo de caixa e dos compromissos financeiros facilita a gestão financeira da empresa e dá aos sistemas ERP a capacidade de controlar os documentos finais utilizados para verificar faturas e confirmar que os bens foram recebidos e assinados.

7. Usar sistemas PLM (Product Lifecycle Management) – Como o PLM gerencia o desenvolvimento de um produto e o ERP gerencia o planejamento de recursos para produção, faz sentido integrar estes dois sistemas. Uma vez que o projeto se desenvolveu até um ponto onde os recursos precisam ser gerenciados para produzir o produto, um sistema ERP deve ter a capacidade de importar e compartilhar os dados mais recentes do produto com os departamentos necessários para um planejamento financeiro preciso.

 


Como se vê, a integração de dados entre sistemas ajuda a sua organização entregar o melhor serviço possível aos clientes, desde o pedido até a sua entrega.

Uma plataforma de integração moderna, que permite às empresas conectar dados e processos em todos os sistemas, será aquela que poderá garantir o ambiente TI adaptável necessário para a Transformação Digital da Cadeia de Suprimentos.

Saiba mais sobre a plataforma de integração Magic xpi

 

Glenn Johnson - Senior VP Magic Software Enterprises Americas

Glenn Johnson – Senior VP Magic Software Enterprises Americas

 

Novo Comentário