Variáveis “Estáticas” no eDeveloper / Magic xpa

Desde a versão 10 do eDeveloper, os desenvolvedores podem criar suas próprias funções (Functions) para uso nas expressões, no projeto.

Estas funções podem conter argumentos (Variable Parameter), variáveis intermediárias (Variable Virtual), executar qualquer instrução/comando válido, e claro, ter um valor de retorno.

Um detalhe importante é que a variáveis ‘Virtuais’ definidas nas funções são de natureza ‘estática’, ou seja, elas retêm o seu valor entre as chamadas, enquanto a tarefa (task) onde a mesma foi definida estiver ativa (carregada).

Se você chamar uma função 10 vezes, por exemplo, a cada chamada ela iniciará com suas virtuais carregadas com o valor final da última chamada.

Um exemplo disso pode ser visto neste programa exemplo (Magic xpa (UniPaaS) 1.9a), disponível para download no endereço: http://files.magicsoftware.com.br/StaticVars.zip.

Este comportamento pode ser alterado programaticamente, se as variáveis possuírem uma expressão de (init). Neste caso, quando a função inicia, as variáveis são carregadas com os valores calculados da expressão.

As variáveis (Parameters) por outro lado, são sempre inicializadas com o valor passado na chamada da função.

Manoel Frederico - Gerente de Produto e Magic Evangelista
Manoel Frederico – Gerente de Produto e Magic Evangelista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *