Superando os desafios do RIA

Equipe de Marketing da Magic Software Enterprises

Desmistificando os Desafios do RIA

O modo Rich Internet Application (RIA) está definitivamente se tornando o modo preferido de implantação de aplicações corporativas, mesmo para aplicações que são inicialmente destinadas para utilização on-premise (Rede Local) apenas. As vantagens e a agilidade de uma arquitetura distribuída leva os gerentes de desenvolvimento a buscar uma abordagem à prova de futuro e com isso desenvolvem em RIA.

Entretanto, a mudança de aplicações cliente/servidor instaladas localmente para o modelo distribuído baseado na internet coloca diversas questões que podem desafiar a realização bem sucedida e a adoção de novas aplicações.  Tornar-se ciente destes desafios é o primeiro passo antes de se aventurar no RIA; escolher a tecnologia ideal para superar estes desafios facilmente e de forma segura é o passo seguinte.

 

Desafios para o Futuro

Garantindo a Produtividade do Usuário Final

Na mudança para o RIA, há uma tendência de ser atraído pelo potencial de riqueza de meios e elementos gráficos que se tornou sinônimo do web design. Essa tendência leva designers a colocar mais foco no apelo estético e visual do que em uma experiência do usuário eficiente e produtiva (UX, ou user experience).

Quando se trata de aplicativos de negócios internos ou até mesmo aplicações B2B, o usuário final típico destes tipos de aplicações difere daqueles de aplicações corporativas B2C. Nestas aplicações corporativas, os usuários finais utilizam a aplicação diariamente e às vezes ao longo de todo o dia de trabalho. A ênfase nas aplicações corporativas é colocada mais na produtividade e eficiência da interface do usuário. O esforço no design da interface do usuário está em proporcionar ao usuário final o mais confortável ambiente de trabalho para que ele complete até mesmo as tarefas mais corriqueiras da forma mais eficiente possível.

Para novas aplicações corporativas ricas de internet, e especialmente aplicações corporativas que estão sendo reescritas como aplicações ricas de internet, é essencial manter uma experiência como a do desktop. Isso garante um nível de familiaridade que os usuários finais experimentam quando são apresentados a uma nova aplicação. Uma UX familiar com aparência de desktop é essencial não apenas para grande satisfação do usuário final, mas também para uma real aprovação e adoção do novo aplicativo RIA.

É um grande desafio não perder de vista os reais usuários finais da aplicação e não se apressar para implementar todas as capacidades gráficas do meio  web. Os desenvolvedores encontram-se lutando para proporcionar uma experiência de desktop utilizando tecnologias RIA, que não são essencialmente concebidas para uma experiência desktop de verdade.

 

Limitações do Browser

A internet pode ser utilizada de várias maneiras. No entanto muitos ainda vêem o navegador como única manifestação da internet, e quando RIA vem à mente, automaticamente se espera ter uma interface de usuário baseada em browser.  Infelizmente, o browser ainda está longe de ser o meio ideal para suportar a interface de aplicações ricas de internet, onde existem complexas e massivas necessidades de comunicação de dados.

Essencialmente, o browser ainda não está otimizado para o consumo adequado a fim de sustentar adequadamente as aplicações de uso constante que envolvem um número alto de transações que estão sendo submetidas.

O browser é um grande thin client para conteúdo de navegação; entretanto aplicações corporativas sofisticadas precisam de muito mais do que apresentar e coletar informações.  As aplicações corporativas precisam ter as capacidades de executar lógica no lado do client a fim de aumentar o desempenho e por sua vez aumentar a satisfação do usuário. Aplicações de negócios podem precisar interagir diretamente com recursos de cliente local tais como scanners, leitores, impressoras e mais. Aplicações de negócios exigem muito mais do que um thin client; elas exigem um fit client que pode distribuir aplicações que são também altamente ricas em funcionalidades.

 

Complexidade no Desenvolvimento

Desenvolver aplicações pode ser complexo por muitas razões, independemente do modo de implantação da aplicação. Contudo, quando o modo de implantação escolhido é RIA, então as complexidades no desenvolvimento tornam-se ainda mais complexas.

A maioria das tecnologias relacionadas ao RIA sugere uma completa separação entre o lado client e o lado server da aplicação. Esta operação exige a adoção e as habilidades de várias tecnologias para lidar com os módulos do lado client, com os módulos do lado server e a camada de comunicação e protocolo de conexão entre cliente e servidor.

A complexidade multi-tecnológica coloca um  pedágio significativo nos custos de desenvolvimento, complicações, manutenção e risco global.

 

Adesão a Medidas Severas de Segurança

Aplicações de Internet são geralmente consideradas menos seguras do que as aplicações cliente/servidor instaladas localmente. Essa impressão não é sem fundamento, de fato aplicações de internet pode ser mal concebidas, abrindo caminho para várias vulnerabilidades de segurança e expondo a aplicação para usos maliciosos de muitos tipos, tais como representação, seqüestro de seção, injeção de script, injeção de SQL e assim por diante.

Muita reflexão e esforço devem ser colocados no projeto RIA para torná-lo bem seguro e permitir a implantação livre de riscos.

 

Performance da Aplicação

O tamanho de banda está aumentando, mas isso é devido à grande quantidade de dados que é utilizada pelas grandes e complexas aplicações de negócios.

Quando dados em massa precisam ser enviados através de linhas de Internet, as aplicações devem ser destinadas a assegurar os níveis de desempenho aceitáveis e para manter o usuário final da aplicação do usuário final produtivo e satisfeito.

 

Deixe a Plataforma fazer o trabalho por você

A diferença entre o RIA uniPaaS e outros RIAs é que o RIA uniPaaS pode ser projetado da forma que é ideal para enfrentar os principais desafios e proporcionar grande valor para seu usuários finais.

O uniPaaS RIA permite a você superar os desafios do RIA sem qualquer esforço extra porque a plataforma uniPaaS é desenhada para superar intrinsecamente estes desafios.

 

Produtividade do Usuário Final Garantida

Aplicações corporativas devem atender às demandas da intensa utilização por usuários finais que utilizam a aplicação como ferramenta de trabalho.

A interface de usuário do uniPaaS RIA provê uma verdadeira experiência desktop. O desenvolvedor não precisa reinventar um ambiente desktop. Tabelas roláveis, controles de guia em camadas, janelas e caixas de diálogo pop-up padrão, menus pull-down padrão desktop, todos estes recursos desktop são fornecidos como recursos UI default para aplicações.

Além disso, o uniPaaS RIA permite a melhora da aparência gráfica da interface do usuário por incorporar facilmente controles .NET avançados ou objetos Flash para adicionar maior apelo visual.

 

Client Livre de Browser

O client uniPaaS RIA é um módulo genérico que é dedicado especificamente à execução ideal de complexos aplicativos de negócios. Ele é instalado automaticamente no primeiro acesso de uma determinada URL , e a partir deste ponto em todo o aplicativo a interface do usuário é entregue através do client dedicado.

O client RIA dedicado, genérico uniPaaS está no coração da capacidade do uniPaaS de entregar uma verdadeira experiência de usuário desktop. Além do mais, ter um client que é isolado de qualquer outra atividade baseada em browser protege o uso da aplicação da interferência causada por conteúdo de browser adjacente.

 

Simplicidade no desenvolvimento

Ao contrário de outras tecnologias RIA, que são tecnologias essencialmente client, o uniPaaS RIA provê o desenvolvimento com uma metodologia de desenvolvimento unificada, em que aplicações ricas de internet são desenvolvidas usando uma única tecnologia, e exigindo apenas um conjunto de conhecimentos.

Um desenvolvedor uniPaaS RIA está sempre focado em um módulo de desenvolvimento, em que o deployment é separado automaticamente  pela plataforma nos módulos cliente e servidor. Toda execução do módulo client, módulo server e a comunicação constante entre os dois módulos é feita implicitamente pela plataforma na hora do deployment.

O desenvolvedor foca-se puramente no usuário final e nas funcionalidades de negócios que são esperadas para serem suportadas pela aplicação sem a necessidade de quebrar a especificação da aplicação em projetos de client, server e comunicação separados.

A abordagem do paradigma unificado de desenvolvimento uniPaaS reduz significantemente o esforço, o custo e o tempo que são necessários para alcançar a plena funcionalidade RIA.

Somada a esta simplicidade de desenvolvimento do RIA está  a produtividade intrínseca  do uniPaaS que o torna a plataforma de desenvolvimento mais ágil e rápida do mercado.

 

Segurança Rígida

Sendo uma plataforma completa para RIA, o uniPaaS atende aos muitos desafios de segurança que ameaçam qualquer aplicação de internet, tanto interna quanto pública. 

A partir do suporte de padrões de segurança tais como SSL, para construir encriptação de mensagens HTTP, para um mecanismo fortemente seguro de prevenção de qualquer injeção, e para um módulo do lado client totalmente assinado, os projetos uniPaaS RIA vêm com recursos de desenvolvimento totalmente seguros sem qualquer esforço de desenvolvimento.

 

Performance Otimizada

Parte dos serviços nativos do uniPaaS RIA é a capacidade de cache automático inteligente, permitindo a utilização de lógica e dados em  forma reutilizável quando aplicável. Para não ferir suas rigorosas medidas de segurança, o uniPaaS criptografa toda a lógica e os dados em cache para evitar qualquer possível vazamento ou adulteração de dados.

Além disso, a capacidade do módulo uniPaaS client de interagir com os recursos locais da máquina client permite que a aplicação uniPaaS utilize mais dos recursos do client e reduza as idas e vindas da comunicação client-server, reduzindo assim o tráfego e a capacidade utilizada do servidor.

 

Conclusão

Há alguns desafios para a produção da melhor aplicação rica de internet – uma aplicação que não será somente uma solução de trabalho, mas uma aplicação que se destaca na produtividade e na satisfação do usuário final, na segurança e na performance.

Além disso, as complexidades da tecnologia são um grande risco na realização efetiva e na entrega de excelentes aplicações de internet.

O uniPaaS permite que você conclua e entregue aplicações ricas de internet de qualidade superior com menos complexidades, com grande simplicidade, e com a garantia de atingir as metas que você definiu para si mesmo e para sua empresa.

Para mais informações, por favor visite: www.magicsoftware.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.