Por que a integração de sistemas é vantajosa para os negócios

352402-625x325O mercado global de integração de sistemas está em expansão, e o Brasil não é exceção.

Puxado por tendências que se consolidam no conceito de Transformação Digital, a integração de processos e sistemas passa a ser o fator critico de sucesso dos mais importantes projetos de TI.

Com as empresas procurando cada vez mais reduzir seus custos e otimizar seus investimentos, conectar e automatizar processos através de sistemas CRM, ERP, WMS, financeiros e PLM impulsionam uma eficiência cada vez maior. A integração de sistemas e automação de workflow podem eliminar o excesso de trabalho e colocar as informações precisas necessárias à disposição do usuário, aumentando a eficiência. Isso não vale apenas para grandes empresas e sim para empresas de qualquer porte.

Além disso, quando as empresas escolhem novos sistemas de TI, normalmente a integração com seus outros sistemas é um dos primeiros requisitos – muitas vezes, isso precisa ser implantado imediatamente, especialmente se um cliente estiver substituindo um sistema existente. As plataformas de integração também podem ser utilizadas para migração de um sistema para outro – e podem ser especialmente úteis para manter os processos de negócios operando sem problemas entre sistemas em uma migração em fases.

Vantagens também para os fornecedores de software e consultorias de TI

Fornecedores ou parceiros de aplicações especializadas têm uma oportunidade de incrementar seus negócios fornecendo serviços de integração de sistemas como parte de seu portfólio. Isso é especialmente verdadeiro para parceiros de negócios e consultores especializados em aplicativos verticais específicas ou em ecossistemas de fornecedores de médio porte como Totvs, Senior e CIGAM e gigantes como Salesforce, Oracle, SAP, Microsoft, SugarCRM ou IBM.

Aqui estão alguns benefícios para fornecedores de serviços de integração de sistemas:

  • Maior valor entregue aos clientes facilita a venda dos principais produtos/serviços.
  • Atender mais às necessidades de negócios cria mais oportunidades de vendas.
  • Conexões com executivos de alto nível na empresa cliente resultam em mais relacionamentos estratégicos.
  • Um conhecimento profundo dos processos de negócios do cliente e dados dos resultados obtidos resultam em maior probabilidade de continuação dos negócios.

Abstract 3D illustration of business or programming flowchart/block diagram. Map source from - www.lib.utexas.edu/maps/world.html. Map hand drawn in Illustrator.Nada a temer, tudo a ganhar

Enquanto pesados projetos codificados de integração de sistemas têm uma reputação de serem complicados, as plataformas de integração atuais simplificam muito os projetos de integração. Uma plataforma de integração adequada, além de acelerar a implementação, também disponibiliza documentação e monitoramento, que não estão disponíveis com soluções codificadas.

Abaixo, seguem alguns pontos a considerar ao escolher uma ferramenta de integração:

  • Uma solução livre de código reduz a necessidade de conhecimento técnico profundo da aplicação.
  • Recursos visuais de mapeamento de dados simplificam as conexões e facilitam a compreensão.
  • Conectores pré-construídos e certificados para sistemas líderes de TI reduzem o tempo para comercialização e o risco.
  • Ampla biblioteca de adaptadores pré-construídos facilitam a integração.
  • A capacidade de desenvolver conectores totalmente customizados para aplicativos que podem ser reutilizados e revendidos facilita a expansão do negócio.
  • O uso de arquitetura In-Memory Data Grid garante que a solução seja robusta, estável e escalonável.
  • Uma plataforma de sistemas centralizada disponibiliza um método padrão de manipulação de fluxo de dados entre aplicativos e sistemas, melhorando a relação custo-benefício da operação e manutenção.

Ao fornecer conectividade contínua e reduzir a complexidade da integração de sistemas, a plataforma de integração e o parceiro adequado podem colocar a integração de sistemas ao alcance até mesmo de pequenas empresas.

Carpe Diem

Com um número cada vez maior de empresas investindo na integração de sistemas para melhorar sua eficiência e competitividade, a prestação de serviços de integração de sistemas faz sentido para os negócios. Ao expandir seus portfólios para que incluam serviços de integração, parceiros de negócios e consultores de TI que trabalham com sistemas líderes ou especializados de TI podem fazer com que seus negócios cresçam a curto e médio prazos.

Rodney Repullo - CEO da Magic Software Brasil
Rodney Repullo – CEO da Magic Software Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *