O dobro de Magic xpi

Veja como estão e como usufruir as novas versões de 64bits do Magic xpi.

Desde o lançamento de sua versão 4.12 (Fev de 2020), o Magic xpi disponibiliza os módulos “server” da sua Suíte na versão (arquitetura) 64bits.

Seja diretamente com o Magic xpi Server, ou indiretamente com o Java (GigaSpaces) e Apache TomCat (Magic xpi Monitor).

*Nota: Exceção a esta regra é o SystInet SOAP Server, que está mantido na arquitetura 32Bits. A partir da versão 4.13 do Magic xpi porém, ele já foi substituído pelo Apache TomCat 9 de 64Bits.

 

Os módulos “client” da Suíte (Magic xpi Studio, Environment Settings, Connector Builder e Magic xpi SDK Studio (a.k.a xpa)), permanecem em 32Bits.

 

Com os módulos “server” agora em 64Bits, o Magic xpi pode fazer um aproveitamento mais eficiente da memória (RAM) disponível nos servidores (máquinas), na execução dos projetos de integração.

Os processos “java.exe” e “MgxpiServer.exe” por exemplo, não possuem mais o limite de 2GB de alocação máxima (que na prática é sempre menor) de RAM.

O Windows, para termos uma ideia permite até 512GB de alocação para processos x64, viabilizando manipular um volume bem maior de informações diretamente em memória (sem swap).

A JVM também não enfrenta possíveis situações (ainda que raras) de falta de “blocos contíguos” de memória livre, para atender seu parâmetro -Xmx de inicialização.

Além disso, podem agora ser usadas DLLs e objetos COM disponibilizados em 64Bits pelos seus fabricantes, como clients de BD (Oracle, MS-SQL Server, MySQL, etc…), MS.NET x64  e assim por diante.

Tudo isso combinado, traz mais eficiência aos projetos de integração Magic xpi durante a sua execução.

 

O que muda na instalação e utilização da Suíte ?

 

Como dito antes, os módulos “server” estão agora na arquitetura x64 (64Bits), enquanto os módulos “client” permanecem em x86 (32Bits).

E com isso, algumas mudanças ocorreram na instalação dos programas e distribuição das pastas.

 

Uma das primeiras mudanças a ser notada, é quanto a licença (mencionada também aqui). O formato do HOSTID e do LICENSE.DAT mudou, então é preciso fazer um upgrade da licença (sem custos para quem está com a manutenção ativa) quando da atualização de uma versão anterior para a 4.12 (ou +).

 

Novas subpastas também existem agora, dentro da pasta “Runtime“:

JDK8x64” e “JDK8x86“: são apontamentos (junções) para as respectivas instalações pré-existentes do Java JDK 64Bits e 32Bits, na sua versão 8.

*Nota: O Java é um pré-requisito da 4.12, que precisa estar instalado (tanto o 32Bits quanto o 64Bits) na máquina antes de instalar o Magic xpi.

Magic xpa x64” e “Magic xpa“: são as respectivas instalações do “Magic xpi Server” e “Magic xpa Studio (a.k.a xpi SDK)” de 64Bits e 32Bits.

Os módulos “client (x86)” dependem da 2a. pasta, enquanto os módulos “server (x64)“, da 1a.

 

Como agora existem 2 pastas “Magic xpa“, existem também 2 arquivos “MAGIC.INI“, que precisam ser mantidos devidamente sincronizados.

O “MAGIC.INI” da pasta 32Bits é utilizado pelos módulos “client“, e o da pasta 64Bits pelos módulos “server“.

*Nota: a partir do Magic xpi 4.13, estes 2 MAGIC.INI são automaticamente mantidos em sincronia através de recursos próprios do SO (Windows Hard Links).

 

Podemos confirmar as arquiteturas dos diversos processos dos módulos da Suíte, quando os mesmos estão em execução:

 

Client

*Nota: Na ordem (destaque em amarelo): Magic xpi Studio, Environment Settings e Magic xpa (xpi SDK) Studio

Server

*Nota: Na ordem (destaque em amarelo, verde e azul): GigaSpaces, Magic xpi Server e Magic xpi Monitor. Destacado em "vermelho" está o SystInet SOAP Server, que como mencionado, permanece em 32Bits.

 

Ainda não migrou para o novo Magic xpi 64Bits?

Agende logo esta tarefa nos seus Top 5, e aproveite os benefícios do “ainda melhor” Magic xpi x64.

 

Manoel Frederico Silva – Gerente de Tecnologia e Evangelista MAGIC – Magic Brasil
Manoel Frederico Silva – Evangelista MAGIC – Magic Brasil

 

Para receber os artigos do Blog Magic Brasil em primeira mão no seu email, registre-se aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *