Integração Dynamics CRM, SharePoint e JD Edwards: Um Triplo Desafio de TI

Glenn Johnson – Senior Vice President – Magic Software Americas

A integração do Oracle JD Edwards com o Microsoft Dynamics CRM e o SharePoint não é um tópico novo aqui neste BLOG. Temos discutido individualmente a integração JD Edwards . Temos também escrito sobre a integração de JD Edwards e Dynamics CRM. Mas nunca  abordamos o triplo desafio de integração de processos de negócios para os três juntos.

Portanto, a pergunta de hoje é: se você tem estas três soluções rodando em sua empresa, quais são os processos de negócios e pontos de contato que precisam ser integrados? Partindo do princípio que o Oracle JD Edwards e o Dynamics CRM são pacotes de aplicativos de negócios de software que executam funções comuns de negócios, operações, manutenção de registros e relatórios de tarefas, eles são muito bem definidos. Sabemos, por exemplo, que a estrutura da tabela padrão para um contato ou cliente é parecida em ambos os sistemas.

SharePoint é outra história. O SharePoint é uma lousa em branco na qual você pode construir aplicativos que aproveitem as capacidades muito amplas do Sharepoint para gerenciamento de conteúdo, colaboração, portais e tarefas de workflow, por exemplo. Então, para discutir a integração de todos os três, vamos considerar três usos comuns do SharePoint e discutir as melhorias do processo que podem ser feitas com o Oracle JD Edwards e o Microsoft CRM.

Gestão de Contestação de Fatura. Neste exemplo, temos um aplicativo do SharePoint que foi criado para lidar com processos de negócio da empresa exclusivos sobre conflitos de seus próprios clientes sobre as faturas que foram emitidas. A diretoria decidiu que precisam de uma aplicação centralizada para ver todos os dados e informações relacionadas a um determinado conflito. Quando uma fatura é contestada, o número da fatura é usado para identificar o cliente no sistema ERP e os dados do ERP que estão relacionados com o cliente ou prospect no sistema de CRM. O aplicativo pode exibir históricos de compras e créditos do sistema ERP e histórico de vendas do sistema de CRM. O SharePoint pode encaminhar uma proposta de solução para aprovação das partes necessárias. Uma vez que a solução seja determinada, tanto o sistema de CRM quanto o ERP podem ser atualizados em conformidade. Todos os três sistemas têm um papel vital em fornecer uma visão de 360 ​​graus do processo de gestão da fatura. O tempo de solução é melhorado, aumentando a satisfação do cliente e a eficiência dos processos de negócios.

Monitoramento de Campanha de Marketing Integrada. Enquanto que os aspectos de vendas e  atendimento ao cliente do Dynamics CRM são bons, suas funcionalidades de marketing são limitadas. E o JD Edwards World não tem CRM próprio. Alguns usuários do JD Edwards e do Dynamics CRM desejarão criar um sistema de Monitoramento de Campanha de Marketing Integrada no SharePoint que pode ajudar a provar o ROI dos gastos de marketing ao monitorar mais efetivamente as campanhas de marketing, leads, conversão de oportunidade e valor vitalício do cliente. Manter o controle das campanhas, leads e gastos de marketing pode ser facilitado com a  aplicação do SharePoint. Determinar coisas como, quanto tempo demorou para fechar um negócio e o tempo de atendimento do cliente vai exigir acesso ao Dynamics CRM no primeiro caso e ao JD Edwards na último. Aplicativos  SharePoint podem ser criados para fornecer um ponto comum da visibilidade sobre a eficácia da campanha de marketing e a gestão do workflow para o processo de campanha de marketing em si com o acompanhamento de campanhas, atividades, fontes e despesas. Neste sentido, a integração da Web 2.0, como mídias sociais, blogs e mensagens instantâneas também pode ser útil.

Reembolso de Despesas e Aprovação. O SharePoint provê uma maneira fácil para todos os funcionários acessarem aplicações como um aplicativo de relatório de despesas do SharePoint. A integração com o ERP é essencial devido à necessidade de contabilidade e pagamento de despesas. Embora a necessidade de integração com o CRM possa ser menos óbvia, pode melhorar significativamente a tomada de decisões para monitorar despesas relacionadas a oportunidades específicas e vendas fechadas. Quais clientes são mais rentáveis ​​e quais são menos rentáveis? Qual é o verdadeiro custo das vendas? Como essas despesas podem ser segmentadas para melhorar a retenção de clientes e as decisões de público alvo.

Gestão de Catálogo de Produtos. Nós demonstramos anteriormente a Aplicação SharePoint SocialLauch de Gestão de Lançamento Social de Produtos. Ao integrar JD Edwards e Dynamics CRM em sua solução de gerenciamento de produtos, todos os tipos de benefícios são obtidos. Gerentes de produto e gestores de portfólio têm um trabalho de informações centralizado em seu aplicativo SharePoint, que sincroniza com o ERP e o CRM. Os vendedores precisam visualizar produtos e preços no sistema de CRM e, claro, o sistema ERP deve a mesma informação. Mas é realmente o gerente de produto e o gerente de portfólio que tomam estas decisões sobre quais produtos estão em andamento, quais são os preços, descrição atual do produto, fotos de produtos primários e secundários, e exatamente quando iniciá-lo e disponibilizá-lo. O SharePoint pode gerenciar workflows e aprovações relacionadas a estas decisões. Com links de mídias sociais, você mesmo pode postar no Facebook e no Twitter, quando novos produtos tornam-se disponíveis a partir de seu aplicativo do SharePoint.

O grande “Se”. Você pode fazer todas essas coisas e muito mais, mas somente se você tiver uma plataforma de integração que pode orquestrar JD Edwards (World ou EnterpriseOne) com o Microsoft Dynamics CRM e o SharePoint (2007 ou 2010). A plataforma de Integração iBOLT da Magic Software gerencia a integração de todos estes sistemas através da utilização de adaptadores pré-construídos para cada uma das três aplicações alvo. Com o simples arrastar, soltar e configurar um projeto de processos de negócio, você tem uma maneira relativamente simples de superar este triplo desafio de TI. Neste sentido, você pode achar útil o webinar e demonstração sobre a Integração do CRM Dynamics, SharePoint e JD Edwards .

Um comentário

  1. Olá … Sou aluna da ETEC de Registro/SP e estamos fazendo uma pesquisa a respeito de software e gostaria de saber algumas informações como: O histórico, suas principais características, aplicações, algumas telas do sistema e seu valor aproximado. Porém não estou encontrado essas informações, se poder me ajudar.

    Grata

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