Experiência do Usuário Vs Interface do Usuário – O que veio primeiro?

Enquanto a discussão do que veio primeiro, o ovo ou a galinha, continua, pode-se ponderar também sobre o que vem em primeiro lugar, a Experiência do Usuário (UX – User Experience), ou a Interface de Usuário (UI – User Interface).

A terminologia User Interface veio primeiro. Costumávamos criar UIs sem se importar, refletir, ou considerar a experiência geral do usuário. Na verdade, alguns projetaram UIs, sem nem mesmo considerar o Usuário.

Conceitualmente e também metodologicamente, a Experiência do Usuário precede a Interface do Usuário. Em aplicações devidamente trabalhadas, o design da experiência do usuário vem em primeiro lugar e a UI é formada fora do design da UX.

Do ponto de vista do usuário, a UI vem como primeiro ponto de contato da aplicação e a UI juntamente com muitos outros fatores que são igualmente importantes para produzir a UX global.

O vídeo simples, curto e engraçado de Kai Brunner que vem a seguir mostra exatamente isso. Ele também mostra um projeto de feedback interativo de usuário em que uma UI é  formada para criar uma nova, e esperançosamente melhorada UX. E assim por diante.

É importante lembrar que as aplicações devem fornecer experiência do usuário altamente positiva e que isso requer muito mais do que uma interface de usuário bem projetada. Ela requer também  um bom desempenho, a quantidade certa de dados (não tão pouco, mas não muito), funcionalidade e serviços que não são necessariamente visíveis,sensação de confiabilidade, que é conseguida através da robustez, familiaridade da aplicação e muito mais.

E o mais importante é não misturar e confundir “design” com “decoração”. Vale a pena discutir a diferença entre os dois, mas isso fica para um outro post.

Ofer Spiegel
Director of Product Marketing at Magic Software Enterprises  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.