Comparando Plataformas MEAP: A Importância da Neutralidade do Fornecedor

Vendor Neutrality MEAP Platform Comparison

Quando me propus a realizar a comparação de plataformas MEAP em 2013, se destacaram os contrastes entre as três principais plataformas: Magic xpa, Sybase SUP e Antenna AMP. Eles parecem semelhantes na superfície, mas não é necessário ir a muito fundo para perceber diferenças fundamentais na abordagem, capacidades e potenciais.

Um dos elementos-chave para uma boa experiência do usuário, e que às vezes é esquecido, é a neutralidade do fornecedor.

Quando os fornecedores têm várias linhas de produtos e empresas coligadas a considerar, restrições políticas podem limitar a sua capacidade de oferecer sua plataforma MEAP sem polarizá-lo para outras tecnologias indesejadas. Assim, uma plataforma MEAP pode funcionar bem com um tipo de MDM, mas mal com os outros. E não seria supresa para ninguém saber que o que funciona bem é vendido por uma empresa-mãe, outra divisão ou mesmo pela mesma empresa.

Isso se você tiver sorte. Às vezes nem mesmo aquele sistema é bem suportado, mas é o que é recomendado devido às filiações internas e não os seus méritos.

Ambos SAP Sybase e Antenna são comprometidos por sua filiação ao MDM. Mesmo que ainda não esteja claro se o número de políticas de MDM suportados pelo MEAP estão relacionados com a filiação, há sempre o risco de que estas afiliações contaminarão a natureza imparcial de suporte e que, no futuro, favorecerá a consideração de soluções proprietárias.

Um MEAP que é muito ligadao a uma empresa de ERP em particular é especialmente problemático. Isto é obviamente reconhecido até mesmo pela SAP, que tem sido um lenta em abandonar o nome Sybase. Eles entendem que se o SUP se tornar conhecido estritamente como um produto da SAP há o risco não apenas de aparentar perder independência, mas também o risco de se tornar uma ferramenta de um ERP específico e não um verdadeiro MEAP com apelo para uma maior audiência e mercado.

Quando se trata de integração com dispositivos móveis, a neutralidade do fornecedor é essencial. Não apenas a plataforma MEAP precisa permanecer neutra, mas o fornecedor deve estar ativamente comprometido com a integração de forma neutra. Alguns chamam isso de agnosticismo apaixonado.

Estas filosofias podem ser claramente vistas nas classes e tipos de integração oferecidas. Antenna tem integração com SAP apenas via Netweaver e o Sybase SUP suporta integração apenas usando SAP Java Methods, enquanto Magic tem integração certificada SAP e suporta os métodos de integração via Netweaver, XI/PI, RFCs, BAPI e IDOC não sendo restrito apenas ao Java. Além disso, SAP não é o único ERP existente no mercado. Ao contrário dos outros, o Magic também tem integração validada pela Oracle e oferece integração com o Microsoft Dynamics e outros sistemas. E eu acredito que é também devido a esta abordagem apaixonadamente agnóstica que a Magic é o único fornecedor MEAP com integração certificada para Salesforce.com, Dynamics CRM, Sugar CRM, Remedy, e muitos outros. O Magic também suporta estratégias de Enterprise Content management, através de seu conector para SharePoint e para IBM Lotus Notes / Domino.

Embora seja verdade que todos esses fornecedores suportem WS-I e Web Services REST, hoje em dia isso simplesmente não é suficiente para oferecer confiança aos arquitetos corporativos que buscam uma política de integração móvel para o futuro. Sybase, por exemplo, não tem suporte para filas de mensagens, enquanto Antenna suporta apenas dois dos três principais protocolos MQ. E o Antenna não suporta sequer um gateway de banco de dados nativo, uma certa barreira para a escalabilidade e elasticidade de arquitetura, condenando-os a implementações de pequeno porte somente. E mesmo SAP Sybase suporta apenas três gateways de banco de dados nativos, enquanto Magic tem suporte para 15 gateways de banco de dados nativos e é, obviamente, o único fornecedor com um compromisso ativo nessa área.Eu acho que ninguém deve se surpreender que a Victorinox, os criadores do canivete suíço original, são clientes Magic muito satisfeitos. Assim como seu cliente, a Magic é neutra, mas pronta para a qualquer momento adaptar suas ferramentas para qualquer exigência de integração corporativa. Nem todos os MEAPs são iguais.

glenn-johnson-400x

Por Glenn Johnson – Vice Presidente Senior na Magic USA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.