Como escolher uma Solução de Gerenciamento de Dispositivo Móvel (MDM)

Falando com clientes e perspectivas por todo o mundo, notei que nos últimos 6 meses  a questão de escolher o MDM certo tornou-se mais e mais presente, especialmente em empresas que estão considerando ou já adotaram uma política de “Traga seu Próprio Dispositivo” (BYOD). Existem provavelmente cerca de 50 a 60 fornecedores no mercado atual que se intitulam MDMs e eu acredito que é realmente importante tentar entender como escolher o vendedor MDM certo para você. Obviamente, você pode escolher entre os nomes mais conhecidos  ou entre os fornecedores mais caros, mas eu acredito que o melhor seja selecionar o fornecedor e a solução que melhor lhe convir. Esse é meu guia rápido na hora de escolher um MDM que inclui o critério de seleção que você deverá considerar na hora de avaliar suas opções.

Mobile_Combination

Para mim, a confusão em torno dos MDMs é encontrada no fato de que cada um dos 50 vendedores ou mais no mercado parece vir de uma linhagem muito diferente, e com isso nota-se forças bem diferentes também. Alguns vieram de segurança, outros de compartilhamento de aplicações, alguns de gerenciamento de múltiplos inquilinos ; isso significa que as empresas podem ficar assustadas com número de soluções disponíveis no mercado e, com isso, podem ficar inseguras a respeito de como fazer uma comparação entre todos, pois certamente é injusto comparar maçãs com peras. Eis o meu guia rápido para simplificar o mercado atual para começar a comparar os MDMs.

  • Passo 1 – Defina sua estratégia móvel

Talvez isso pareça uma afirmação óbvia, mas qualquer um que estiver escolhendo um MDM precisa definir primeiramente sua estratégia  de mobilidade. Algumas considerações que provavelmente irão ajudar a determinar qual o MDM; Qual sua posição em relação ao BYOD? Os usuários trarão seus próprios dispositivos, ou você irá  disponibilizar um dispositivo que também poderão utilizar para atividades pessoais? Você permitirá o uso de Bluetooth? Você permitirá o uso da câmera dos dispositivos no horário de trabalho? Você permitirá que os colaboradores instalem aplicações pessoais em seu dispositivo corporativo? Apenas quando você tiver pensado em tudo isso e definido sua estratégia móvel, você poderá pensar a respeito de um MDM que melhor se adequará a sua estratégia.

  • Passo 2 – Definir o número de dispositivos

O próximo estágio é pensar sobre quantos dispositivos você irá gerenciar, serão centenas ou dezenas de milhares? O motivo que torna esses números tão importantes é que se você utilizar uma solução on-premise, então você precisará pensar sobre o número de servidores e o impacto do preço. Se você possui mais de 200 ou 300 dispositivos, você precisará pensar sobre problemas como registros simultâneos e possuir essa capacidade irá diminuir significativamente a gama de opções.

  • Passo 3 – Levar em conta a Customização

Será que sua empresa ficará contente em trabalhar com  o produto padrão, ou você possui as exigências que são essenciais para você? Poucos fornecedores de MDM permitem grandes customizações, e se isso for um problema real para você, o número de opções já diminui novamente.

  • Passo 5 – Qual modelo de licenciamento funciona para você

Provavelmente um dos principais pontos em relação a um MDM é onde você quer que esse MDM esteja. Em outras palavras, você precisa de uma solução on-premise ou baseada na nuvem.. Todos nós sabemos que as soluções baseadas em cloud e SaaS podem oferecer grandes reduções de custo e uma série de vantagens em relação à infraestrutura necessária e custo de suporte, rápida implementação e manutenção, mas para muitos eles vêm acompanhados por questões de segurança e outras preocupações.

Outras areas à considerar

A grande maioria dos MDMs irá fornecer os itens a seguir, mas eles ainda precisam ser levados em consideração na hora de criar a estratégia que irá ajudá-lo a escolher a plataforma;

  • Fornecer Gerenciamento de Dispositivos entre vários Sistemas Operacionais via um console central baseado em web.
  • Integração Empresarial
  • Notificação de Roaming em tempo real
  • Permissão para Divisão de Dados Empresariais
  • Gerenciamento de Aplicativos incluindo identificação de rogue apps
  • Função remota de travar e limpar
  • Gerenciamento de inventário e ativos
  • Logs persistentes e rastro de auditoria

Como eu disse, a grande maioria das soluções no mercado irá fornecer o que foi citado acima, mas esses são os principais pontos que você precisará pensar na hora de formular sua estratégia de mobilidade e MDM. A partir do momento que você tiver considerado todos esses fatores e tomado as principais decisões, você poderá começar a procurar pelos fornecedores e tentar fazer uma comparação entre eles de acordo com seus próprios requisitos, ao invés de ser manipulado por fatores externos. Escolher um MDM, assim como escolher qualquer outra aplicação importante, pode ser um campo minado, mas eu realmente acredito que se você se municiar com todas as informações, pesquisar as soluções e como elas podem te beneficiar ou prejudicar, você será capaz de escolher uma solução que irá te trazer benefícios pelos próximos cinco anos ou mais, mas esteja ciente de que um simples erro pode te custar muito.

David Akka - CEO Magic Software UK

David Akka – CEO Magic Software UK

 

 

Novo Comentário