CIO é o patrocinador do projeto da Indústria 4.0

A pandemia da Covid-19 trouxe uma realidade cruel para todos. Iremos aprender muito com esta crise, mudar costumes e atitudes em nossas vidas. Muitas foram as armadilhas encontradas pelo caminho e todos fomos obrigados a reagir rapidamente para dar respostas à altura às necessidades da população e dos negócios.

Para as empresas, procedimentos estabelecidos tiveram que ser revistos e alterados. As indústrias de manufatura tiveram que se adaptar para garantir que sua estratégia de implementação da Indústria 4.0 venha a ser um sucesso. Após a crise sanitária da COVID -19 muitas coisas ainda precisarão ser ajustadas.

Os fabricantes terão que ampliar a sua visão geral sobre seus negócios, não apenas nos problemas técnicos que eles estão tentando resolver no momento, mas ver além.

Frequentemente, as indústrias se esforçam para encontrar uma solução para problemas pontuais, ao invés de criar um plano de longo prazo. A estratégia correta que poderá garantir o sucesso a longo prazo deve incluir vincular o processo de fabricação à estratégia de negócios e integrá-los de maneira sinérgica. Em seguida, o segundo passo, é dividir a estratégia de implementação da Indústria 4.0 em etapas menores.

– Crie um plano e priorize com base em duas dimensões. O primeiro é o impacto nos negócios. Comece com projetos que terão um impacto maior do que outros nos resultados.

A compreensão dos riscos é a segunda dimensão e ajudará a determinar as prioridades. O que acontece se você falhar? Seu equipamento vai sair por um tempo? Você vai perder dados importantes?

Será necessários avaliar seus projetos nessas dimensões e priorizar aquilo que terá maior impacto nos negócios, e com menor risco.

Entenda os problemas

Uma tendência infeliz é a de não avaliar corretamente os prós e contras da primeira implantação da Indústria 4.0. A pergunta que precisa ser feita não é do que a tecnologia é capaz, mas o que a empresa realmente precisa para avançar para chegar ao seu objetivo.

Não se esqueça que diferentes problemas podem ser resolvidos com diferentes tecnologias. Alguns podem ser resolvidos por robótica, outros por informações, conectividade e outros por AI e BI. Somente depois de entender as necessidades dos negócios você poderá priorizar qual tecnologia implementar, em que ordem e quando.

A transformação digital é uma estratégia de longo prazo, não uma solução rápida.

Depois de decidir por onde começar, o que já é um desafio e tanto, será preciso passar por todo o ciclo de vida dessa implantação específica e das lições aprendidas. O que deu certo? O que deu errado? Quais foram as lições aprendidas e como podemos melhorar os resultados?

É necessário continuar reavaliando o plano continuamente por dois motivos principais: o seu negócio está mudando constantemente e a tecnologia também está mudando. Rapidamente, aliás.

Em termos da Indústria 4.0, a implantação estratégica e a avaliação de prioridades precisam ser monitoradas anualmente (e revisadas regularmente). A manufatura é uma indústria muito rápida e em evolução, e precisa ser acompanhada de perto.

Entenda o custo e as formas de maximizar o ROI

Obviamente, o custo envolvido é importante. Com muita frequência, as empresas não estão obtendo o retorno máximo do investimento de suas estratégias de implementação da Indústria 4.0 porque não conseguem ver o que é viável – geralmente optando por um ROI mínimo em vez de tentar maximizar os retornos.

Por exemplo, apenas automatizando a coleta e o processamento de dados a partir do fluxo de produção, é possível obter um ROI positivo. Mas, com o mesmo investimento pode-se obter muito mais em termos de qualidade, eficiência e custos. Tudo isso se resume a planejar com antecedência e entender todo o potencial da tecnologia e suas implicações nos negócios.

O CIO na linha de frente

Muitos dos patrocinadores das implantações de sucesso, da Indústria 4.0 são CIOs e chefes de TI. Isso é compreensível, pois eles estão mais próximos do lado tecnológico dos negócios do que qualquer outra pessoa.

Principalmente se a TI estiver intimamente conectada com Negócio. As implementações de Indústria 4.0 mais bem sucedidas são exatamente aquelas que conseguiram envolver as equipes de tecnologia com as de negócios. O valor real da Indústria 4.0 é que ela torna os negócios mais rentáveis.

 

Rodney Repullo – CEO da Magic Software Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *