Cinco Passos para Simplificar a Cadeia de Produção

blue contactO nosso mercado é complexo e se transforma rapidamente. Uma população etnicamente diversa, crescimento econômico, mais renda disponível em novas mãos, e mudança de prioridades, tudo isto contribui para uma maior volatilidade do mercado. Racionalizar e simplificar a cadeia de produção é uma maneira das empresas responderem mais rapidamente a mudanças de mercado enquanto aumentam a eficiência operacional.

Aqui estão cinco passos simples que podem resultar em operações mais eficientes, rentáveis e flexíveis.

1- Revise e otimize os processos da cadeia de produção

Uma revisão de processos de alto nível para registrar o estado atual dos negócios e identificar maneiras de simplificar a cadeia de produção é essencial. Quanto antes a avaliação for feita, melhor, já que isto determinará o retorno sobre o investimento para qualquer mudança que seja introduzida.

Resumindo, processos otimizados permitem aos fabricantes oferecerem aos clientes custos e tempo de entrega reduzidos, com o produto apenas disponível no momento da entrega. Otimizando os níveis de estoque, as empresas podem eliminar custos desnecessários de manuseio e armazenamento. Uma linha de produção ou de manufatura simplificada pode ser criada e os processos podem ser automatizados para reduzir a possibilidade de erros humanos e inter-processuais.

Além disso, o procedimento de monitoramento e integração de cadeias de produção pode ajudar a indicar onde os problemas estão acontecendo, permitindo que os negócios tomem ações cirúrgicas para reduzir ainda mais os custos e repassar isto para os seus consumidores.

2- Integrar dados de cadeia de produção – de A a Z

iStock_000017702529XXXSmallEmpresas precisam integrar informações de diversas fontes para melhor sua eficiência. Toda transação normalmente passa por diversos sistemas, incluindo os de CRM, ERP, sistemas de planejamento de recursos de fabricação e sistemas financeiros. Em muitos casos, a informação também precisa ser compartilhada com sistemas paralelos de seus consumidores, parceiros e fornecedores.

Em pequenos e médios negócios, a integração de dados é tradicionalmente feita através de uploads de arquivos, atualizações em massa, atualizações manuais ou uploads de planilhas. Todos estes processos levam tempo e estão propensos a erros. E quando transferências em massa ou sistemas ETL precisam ser desligados, perde-se a produtividade e frequentemente dados importantes também são perdidos no processo.

Ao adicionar uma plataforma de integração ou camada middleware, os fluxos de informação podem ser automatizados e compartilhados de maneira mais rápida e simples.

3- Eliminar dados duplicados

A meta de melhorar a eficiência operacional é a redução de custos e esforços ao longo de todo o processo da cadeia de produção. A inserção manual de dados duplicados em múltiplos sistemas desperdiça tempo e desmotiva. Os mesmos dados que são inseridos e armazenados em lugares diferentes também estão propensos a imprecisões nos dados. Quando processos de inserção de dados duplicados são eliminados através de automação, horas de trabalhos são ganhas e os sistemas ficam mais precisos.

Eliminando tarefas de inserção de dados desnecessárias, trabalhadores do conhecimento, como representantes de atendimento ao consumidor, podem se focar no que fazem de melhor, que é interagir com os clientes. Com a criação dos tablets e smartphones no local de trabalho, inserção de dados podem ser feitas diretamente no local, o que acelera os fluxos de informação e melhora o atendimento ao consumidor.

4- Alavancagem de sistemas existentes

Enquanto muitos sistemas desenvolvidos ao longo dos anos podem ser complexos e inflexíveis, complicados de usar e difíceis de integrar com sistemas mais novos, eles ainda contém dados úteis e importantes que podem ser usados para planejamentos, análises e outras coisas.

A introdução de dispositivos inteligentes como tablets, smartphones e outros aparelhos eletrônicos portáteis está aumentando a necessidade e a oportunidade para uma cadeia de produção móvel. Utilizando os sistemas corretos, as empresas podem mobilizar a informação que precisam de seus sistemas legados. Uma nova e atraente interface móvel, junto com processos automatizados em outros sistemas permitem que as empresas agreguem mais valor de seus sistemas legados já existentes.

5- Pense no futuro

Simplificar cadeias de produção ajuda os negócios a olharem além da simples execução de ordens táticas e obter um melhor entendimento das necessidades de produtos e serviços customizado. Esta consciência pode ajudar a empresa a diferenciar suas ofertas e aumentar seus lucros. Analisar e simplificar a cadeia de produção é um processo de aprendizado não apenas para melhorar entregas de produtos hoje, mas também para melhorar o atendimento ao consumidor no futuro.

Simplificar a cadeia de produção global através da integração e mobilização fornece mais eficiência ao longo de todo o ciclo de vida do produto, melhorando a precisão das previsões de demanda e dos planejamentos de horário, otimizando as linhas de produção.Empresas diminuem custos e se tornam mais flexíveis e lucrativas. Ter um melhor entendimento dos processos e dos dados de cadeias de produção é um primeiro passo essencial para uma otimização de sucesso.

Artigo Original

Daniel Hall – Country Manager – Magic Software Africa do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *