Caminhões conectados: todos os dados, todas as possibilidades

A segurança nas rodovias também depende da qualidade das informações que trafegam via sensores instalados nos caminhões. Estes dados podem ser sobre a sua localização e as condições reais de sua operação e manutenção. A integração eficiente dos dados envolvidos será vital para se garantir os melhores resultados dos projetos de M2M/IoT na área de transportes.

A Daimler, uma multinacional automotiva alemã, já conectou cerca de 500 mil caminhões à Internet das Coisas (IoT), o que aponta uma forte tendência do setor. Estima-se que, até 2020, mais de 35 milhões de caminhões em todo o mundo estejam conectados. Atualmente, quase 40 por cento dos gerentes de frota acreditam que os veículos conectados são um “must have”. Ou seja, é um item obrigatório.

Comboios de caminhões conectados

Os caminhões conectados não apenas se comunicando com os sistemas de back office, como também compartilham dados entre si, tipo P2P. Estas máquinas de transportes conectadas evoluíram para se formar grandes comboios, onde os carros que ficam atrás na formação são capazes de seguir automaticamente e de perto um veículo principal. Tal como uma locomotiva.

Os comboios conectados estão despertando muito interesse porque apresentam incríveis economias de custos. Aliás, os motoristas podem descansar em veículos semi-autônomos, o que pode aumentar sua produtividade e condições de bem-estar. Além disso, os comboios são muito mais seguros. Por exemplo, a Daimler Trucks reduziu a taxa de resposta de um segundo de motoristas humanos para cerca de 0,2 ou 0,3 segundos para caminhões conectados. A comunicação de veículo a veículo, baseada em WiFi (V2V), controle de cruzeiro adaptativo, assistência de partida de pista e assistência de freio ativo, introduziu um novo nível de segurança.

Caminhões semi-autônomos trafegando em em formação já é comum serem vistos nas estradas da Europa. A própria Daimler anunciou que recebeu permissão para testar Truck Platooning no Oregon. Em abril passado, outras cinco marcas, além de Daimler-DAF Trucks, Iveco, MAN Truck & Bus, Scania e Volvo Group, levaram caminhões semi-automáticos em comboios em estradas públicas de várias cidades européias para a Holanda. A Tesla, que é líder no desenvolvimento de tecnologia de auto-condução para seus carros de luxo, está desenvolvendo um semi-caminhão elétrico autônomo e que se move em comboios. A Scania também está testando o platooning em Singapura e a Volvo está conduzindo o mesmo conceito na Europa.

Caminhões conectados alimentados por dados

Um dos mais sérios desafios a se enfrentar antes que caminhões conectados possam atingir a rodovia é encontrar formas de compartilhar de forma eficiente e segura todos os dados necessários. Existem vários tipos diferentes de dispositivos, sensores, controladores e aplicativos que precisam conversar entre si e compartilhar dados de forma transparente. Todos esses dados podem ser usados ​​não só para tornar os caminhões mais seguros e confiáveis, mas também para melhorar o atendimento ao cliente.

Agora, tendo-se em conta que os caminhões conectados também podem fazer parte de um comboio, toda essa informação pode precisar ser referenciada e compartilhada entre os caminhões no mesmo grupo.

No mínimo, a temperatura, a umidade, o vento, a taxa de aceleração e a travagem precisam ser monitorados e transmitidos em tempo real. Saber a localização de um veículo, ou quando a porta traseira do caminhão está aberta, precisa ser monitorada para ver se ele está fora de curso ou se houve um acesso não autorizado, por exemplo. A umidade e temperatura precisam ser rastreadas para proteger cargas sensíveis ou perecíveis. Para ampliar a vida do equipamento e prevenir acidentes, os consoles de caminhões precisam compartilhar diagnósticos e registros de serviço.

Muitos condutores também são responsáveis ​​por verificar o inventário nas lojas e por fazer pedidos. Para verificar o status financeiro do cliente e a disponibilidade do produto, bem como processar faturas, estes motoristas precisam acessar a bancos de dados no back office a partir de dispositivos móveis e consoles.

Adicionalmente, a coleta e o processamento desses dados também precisam ser protegidos. É essencial incluir proteções para evitar que a perda de dados e ou acessos não autorizados, acidentes, erros de direção e/ou outros tipos de ocorrências.

Em resposta a todas as demandas de gerenciamento e proteção de dados, os gerentes de frotas começaram a avançar para o uso de plataformas de integração mais abrangentes e que permitem o compartilhamento de informações entre condutores, veículos e toda a rede logística.

Frequentemente, diferentes componentes de software e hardware falam diferentes idiomas, o que significa que integrar os sistemas pode ser um desafio. Com o aumento da quantidade de dados, o custo das comunicações e a necessidade de ajustar os fluxos de informações para maior eficiência, o middleware pode ser uma opção para assegurar um fluxo contínuo de informações. Dados bem gerenciados também são necessários para garantir que as empresas possam documentar conformidades e ter flexibilidade para reagir rapidamente às futuras mudanças nos regulamentos. O Middleware também pode fotalecer o gerenciamento de frotas, permitindo que os dados sejam manipulados de forma segura e fornecendo escalabilidade elástica para gerenciar grandes volumes de dados.

Os caminhões conectados não serão a onda do futuro: eles já estão aqui! O imperativo gerenciamento de dados, de maneira segura e confiável, é ainda mais importante quando caminhões semi-autônomos fazendo parte de um comboio autônomo. Encontrar maneiras econômicas e confiáveis ​​de coletar, compartilhar e analisar dados eficientemente ajudará a superar um grande obstáculo para a colocação de caminhões autônomos na estrada, especialmente quando eles fazem parte de um comboio.

 

Javier Jiménez – President of Magic Software Enterprises Americas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *