As 8 Principais Tendências para os CIOs em 2017

(Image: © Image Credit: IT Pro Portal)

Em 2017, novas tecnologias emergentes ganham espaço e serão implantadas criando novas oportunidades e desafios.  Internet das Coisas (IoT), Geofencing (que permite envio de notificação push para usuário de smartphone), Inteligência Artificial (AI) e a Experiência Digital do Cliente estarão no topo das agendas de CIOs, enquanto ao mesmo tempo haverá um movimento de volta às metodologias clássicas de desenvolvimento, como a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), para permitir  ampla integração entre sistemas e consistência entre as plataformas de entrega.

Aqui estão as 8 tendências-chave que vemos no horizonte para 2017:

1. Avançar para uma IoT segura

Medidas de segurança serão tomadas para evitar incidentes como a invasão de câmeras CCTV e outros dispositivos conectados que causaram falhas para o Twitter, Amazon, Tumblr, Reddit, Spotify, Netflix e outros sites recentemente em Outubro.

2. Geofencing para aplicativos móveis

Geofencing se tornará um recurso mais comum, usado em diferentes tipos de aplicações para fornecer incentivos para os clientes, enviando lembretes de recompensas, pesquisando clientes sobre suas experiências de compra e, possivelmente, para monitorar as visitas de clientes às lojas concorrentes. Ainda mais importante, ao restringir o acesso a dispositivos ou aplicativos quando um usuário está fora de um perímetro definido, o Geofencing se tornará uma outra linha de defesa de segurança.

3. Voltando à SOA (Arquitetura Orientada a Serviços)

Embora a SOA já tenha em torno de dez anos de existência, em 2017 ela será mais essencial do que nunca. Gerenciar e capitalizar a natureza inter-relacionada das tecnologias, mantendo o controle será o maior desafio para os arquitetos de TI em 2017. A SOA irá evoluir no próximo ano para gerenciar plataformas de computação totalmente conectadas.

4. Monetização da IoT

Haverá uma corrida para criar aplicativos IoT que forneçam valor ao consumidor e que gerem receitas, utilizando todas as integrações de sistemas necessárias, rastreamento de uso e módulos de faturamento. Mais empresas seguirão a liderança de grandes fabricantes que já anunciaram a disponibilidade de produtos inteligentes, como a Phillips, cujas lâmpadas podem ser controladas por smartphones e a Audi Connect que usa um WiFi embutido para fornecer alertas de tráfego e clima em tempo real para os passageiros.

5. Proporcionar a melhor experiência digital

A convergência da transformação digital e a experiência do cliente está criando a experiência digital. Em 2017, a entrega de excelentes experiências digitais se tornará mais importante para os consumidores, que irão considerar uma interface conveniente e fácil de usar e uma consistência através de touch points, como até mais importantes do que a qualidade do produto ou serviço que compram.

6. Modernização de aplicativos

Os aplicativos on-premise existentes continuarão a ser transformados e integrados com aplicativos móveis e até mesmo com aplicativos desktop, com a finalidade de fornecer processos e experiências inovadores e eficientes aos usuários.

7. A Inteligência Artificial estará em toda parte

A Inteligência Artificial será usada para melhorar as oportunidades de negócios e os resultados, descobrindo insights, prevendo resultados, sugerindo as próximas etapas e antecipando oportunidades de vendas.

 

 

8. Muitas empresas irão perder a Transformação Digital

A ruptura tecnológica está criando uma grande divisão entre vencedores e perdedores. Ninguém quer seguir o caminho de produtos e serviços anteriormente confiáveis, como como os antigos serviços de locação Blockbuster ou das tradicionais câmeras Polaroid. No entanto, as empresas que são lentas para adotar novas tecnologias e processos se manterão obsoletas.

Assim, 2017 trará novas oportunidades e desafios acelerados por tecnologias disruptivas e as empresas irão se concentrar na Experiência do Cliente e na Transformação Digital dos processos. Ter uma plataforma de integração robusta, flexível e escalável que permita a rápida integração de aplicações e tecnologias permitirá aos CIOs aumentar a competitividade e fornecer diferenciadores essenciais para o sucesso no mercado em 2017 e nos próximos anos.

Originalmente escrito por Stephan Romeder, Gerente Geral da Magic Software Europe e publicado no IT Pro Portal.

Stephan Romeder – Managing Director – Magic Software Europe

Um comentário

  1. É sempre bom ficar atento às novas tendências, vejo com bons olhos a evolução tecnológica e a mobilidade que as coisas tem alcançado, é aguardar pra ver o que realmente vai vingar ou não, na minha opinião o AI vai chegar com tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *