Aplicações iPhone, iPad, Blackberry, Android e outros com Magic xpa Web MERGE

Soluções para dispositivos móveis como iPhone, BlackBerry, iPad, Android e outros, sempre estiveram disponíveis para os parceiros Magic xpa (uniPaaS), uma vez que uma das características destas plataformas é o acesso internet via navegadores.

A tecnologia “MERGE” (presente desde o MAGIC 8 – lançado há mais de 12 anos atrás) permite criar servidores de aplicações web que respondem a estes navegadores via requisições HTTP. De fato, já existem soluções integradas iPhone + Magic xpi (iBOLT) utilizando este mesmo conceito (veja em http://bit.ly/dQU40x).

No release 1.9e do Magic xpa, a Magic Software disponibilizou um “template”, isto é, um exemplo de como criar aplicações MERGE para estas plataformas. A aplicação chama-se “MobileWeb” na pasta SampleProjects. Esta é uma aplicação web MERGE normal do Magic xpa, onde o truque é identificar quem (dispositivo) está fazendo o acesso, e formatar as páginas web (HTML Output) no layOut adequado.

Habilitando-se a variável web HTTP_USER_AGENT nas requisições (arquivo mgreq.ini) pode-se inspecioná-la na aplicação Magic xpa através da função GetParam(). No Main Program desta aplicação exemplo está o código que mostra como testar o agente do browser para identificar a plataforma da requisição. Daí em diante é só uma questão de “selecionar” a aparência adequada das páginas. Na pasta <…>ScriptsMobileWebcss do Magic xpa está disponível um conjunto de estilos (CSS StyleSheet) para formatar as páginas em iPhone/iPad, BlackBerry, Nokia Series60 (celular), FireFox (deskTop) … O estilo a usar é escolhido dinamicamente pelo MERGE Magic xpa, com base no valor da variável HTTP_USER_AGENT. Além disso, a MSE também disponibilizou na pasta <…>ScriptsMobileWebJS alguns javaScripts que mostram como atualizar partes da tela apenas, e carregar dados sob demanda, utilizando a tecnologia Ajax.

Para ver esta aplicação formatada para iPhone, iPad, BlackBerry, Nokia S60, FireFox (deskTop), Chrome (deskTop) ou RockMeIt (deskTop), CLIQUE AQUI:

Mais detalhes sobre a aplicação exemplo ou de como colocá-la no ar em sua empresa, leia o documento “Mobile Web Samples Guide.pdf” instalado junto ao projeto exemplo.

Manoel Frederico - Gerente de Produto e Magic Evangelista
Manoel Frederico – Gerente de Produto e Magic Evangelista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.