Conversão simplificada de Documentos e Planilhas do Microsoft Office

Converter documentos e planilhas do Microsoft Office pode ser simples. Basta que o usuário de sua aplicação tenha o Microsoft Office instalado, os usuários do Magic xpi já desfrutam desta possibilidade com os componentes Microsoft Word e Microsoft Excel, mas e os usuários do Magic xpa como obter este benefício?

A resposta para a pergunta anterior é muito simples: basta utilizar os namespaces de interoperabilidade do Word e Excel no repositório de CRR veja abaixo.

NOTA: Lembre-se que o usuário que for utilizar este exemplo deve ter o Office 2007 ou superior instalado.

Para o exemplo que faremos, vamos converter um documento RTF para PDF e na planilha XLS para CSV, os formatos utilizados são só exemplo e você poderia converter para outros formatos, veja os formatos suportados em documentos clicando aqui e planilhas clicando aqui.

Agora vamos imaginar como faríamos isso manualmente: abriríamos o documento ou planilha e utilizaríamos o salvar como, certo? Pois bem, basta fazer isso programaticamente.

Vamos ter uma tela bem simples para converter os documentos e planilhas, veja abaixo:

Agora nos programas que convertem o documento e planilha basta ter um handler para o evento do botão com a operação Invoke .NET com o nome do método e argumentos configurado conforme telas a seguir.

Complementando as telas anteriores é necessário implementar os códigos .NET para converter documentos e planilhas, veja abaixo a parte .NET Code para documentos e planilhas que são um pouco diferente.

Se você quer ver este projeto exemplo, pode baixá-lo deste endereço. Ele foi criado com o Magic xpa 2.2, e pode também ser acessado com o Magic Home Edition.

Agora fica a pergunta, e se o meu usuário não for o Microsoft Office? Aguarde que em breve disponibilizaremos um post com esta mesma característica e funcionalidade utilizando o Open Office.

Jeronimo Alberto da Costa - Consultor Técnico Magic
Jeronimo Alberto da Costa – Consultor Técnico Magic

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *