Sua estratégia móvel é compatível com iOS 7?

num7

 

Se você está na indústria de TI, é muito provável que você esteja envolvido em algo chamado “mobile” – projetos móveis, estratégia móvel, planejamento móvel, desenvolvimento de aplicativos móveis empresariais. A indústria de TI hoje em dia gasta muito tempo e dinheiro em soluções móveis.

Desenvolvimento de soluções de mobilidade corporativa envolve suportar diversos dispositivos móveis (smartphones, tablets) de muitos fabricantes (Samsung, Apple, Nokia, HTC) que executam vários sistemas operacionais (iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, etc.). E você quer suportar o maior número possível deles.

As suas ferramentas móveis dão a melhor assistência à sua estratégia móvel?

Supondo que o dinheiro é um problema (E quando não é?), é preciso escolher ferramentas para criação de aplicativos empresariais móveis que lhe permitirão:

  • Desenvolver soluções para múltiplas plataformas, sem duplicar (ou triplicar) o seu esforço (e risco)
  • Entregar uma experiência atrativa, moderna ao usuário
  • Integrar facilmente com as outras soluções empresariais existentes e fontes de informação
  • Proteger seu investimento de desenvolvimento móvel, suportando futuros dispositivos móveis ou sistemas operacionais à medida que são introduzidos no mercado, com o mínimo esforço

A próxima atualização para o iOS 7, que em muitos aspectos é uma nova plataforma, é uma boa oportunidade para reavaliar a sua estratégia móvel e ver como ele resiste ao teste do tempo.

O mercado de aplicativos para iOS é enorme e, até recentemente, era muito uniforme, graças à sua interface de usuário consistente entre vários dispositivos (em contraste com Android com suas muitas variações).

No entanto, o iOS 7 muda as regras, forçando todo mundo a planejar para uma variante adicional do iOS, uma variante que apresenta significativamente uma aparência e sentimento modificado.

Então, quais são suas opções?

HTML5 ou Nativo, e como eles asseguram o futuro à você?

HTML5?

HTML5
HTML5 – mesma aparência em todas as plataformas

Muitas pessoas consideram HTML5 sua primeira opção para o desenvolvimento móvel. HTML5 no contexto celular não é um produto, ou mesmo uma tecnologia. HTML5 realmente significa que você constrói a sua interface do usuário usando HTML e CSS; sua lógica de negócios é em JavaScript e sua comunicação é feita usando AJAX e JSON.

Ao examinar como HTML5 lida com a introdução do iOS 7, percebemos que, apesar dos aplicativos provavelmente funcionarem no novo sistema operacional (descontando os problemas de compatibilidade HTML que possam surgir), eles não vão beneficiar da nova aparência e nem as melhorias nas interações que iOS 7 oferece.

Na verdade, esses aplicativos vão parecer mais ou menos iguais em qualquer dispositivo, ignorando a aparência nativa do aparelho e sentir-se completo.

Enquanto isso poderia ser considerado um benefício, em um mercado impulsionado por expectativas do usuário, os usuários de dispositivos iOS 7 ficarão significativamente decepcionados quando eles descobrirem que um aplicativo específico não é compatível com as novas melhorias de interface de usuário que eles esperavam e pagaram.

Plataformas SDKs (desenvolvimento de código nativo)?

Outra estratégia comum é desenvolver usando SDK nativo para cada plataforma (Objective-C e XCode no iOS, Java e Android SDK no Android, etc).

No entanto, esta é uma opção muito cara e complicada para o desenvolvimento multi-plataforma. Será necessário dominar e suportar várias linguagens e ferramentas.

Enquanto isso não proporcionar um bom desempenho e controle granular sobre a aparência e sensação, é feito às custas (enorme) de produtividade e custo.

Ao considerar essa estratégia em relação à introdução do iOS 7, assumindo que o seu objetivo é apoiar totalmente esta nova plataforma, é claro que um amplo esforço será exigido inicialmente (guia de migração extensa da Apple destaca todas as questões).

Após o esforço inicial, você precisa calcular o esforço adicional exigido para suportar uma plataforma iOS adicional a partir de agora (iOS 6 e iOS 7).

Plataformas de Aplicações

A última opção é a utilização de uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis, como o Magic xpa.

Essas plataformas permitem-lhe desenvolver uma vez e implantar aplicativos nativos com aparência e aspecto nativo em vários sistemas operacionais móveis.

Isso reduz consideravelmente tanto o tempo inicial de desenvolvimento para múltiplas plataformas quanto custos de manutenção.

Vamos examinar como o Magic xpa lida com a introdução do iOS 7. Quando executando os aplicativos desenvolvidos usando o Magic xpa no iOS 6, eles mantêm a aparência e aspecto atual. Ao executar as mesmas aplicações idênticas em iOS 7, eles automaticamente adquirem a nova aparência e sensação, sem qualquer esforço de desenvolvimento.

É claro que tais aplicações também vão parecer nativas em dispositivos Android e BlackBerry quando portado para essas plataformas.

As imagens abaixo foram retiradas do mesmo aplicativo desenvolvido com a plataforma de aplicativos Magic xpa rodando em múltiplos dispositivos e plataformas.

Estas capturas de tela demonstram o poder de um único esforço de desenvolvimento que proporciona uma aparência e sensação nativa em vários sistemas operacionais:

Magic xpa - several plataforms

Resumindo

A introdução do iOS 7 mostra os benefícios de planejar sua estratégia de mobilidade empresarial de acordo com a realidade do mercado móvel.

Existem várias plataformas móveis hoje; e haverá mais no futuro, mesmo quando você não achava que poderia haver.

Certifique-se de escolher as ferramentas certas para a entrega de suas soluções de mobilidade corporativa.

Eyal Pfeifel é CTO da Magic Software Enterprises
Eyal Pfeifel é CTO da Magic Software Enterprises

Artigo Original

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *