SESC Mato Grosso Sul promove integração de sistemas para otimizar a eficiência operacional

A plataforma Magic xpi faz a comunicação de dados entre sistemas de ERP, CRM, matrículas escolares, consultas de saúde e controle de ingressos, contabilizando 2.765.572 atendimentos em 2023.

O SESC – Serviço Social do Comércio do Mato Grosso do Sul contratou a plataforma Magic xpi para promover a integração entre os diversos sistemas utilizados para garantir sua eficiência operacional, envolvendo a comunicação e trocas de dados entre as aplicações de gestão empresarial, clientes, serviços oferecidos, clube de benefícios e venda e controle de ingressos dos eventos culturais.

São mais de 120 mil trabalhadores do comércio credenciados e suas famílias em 12 unidades fixas e móveis no estado, que contabilizaram 2.765.572 de atendimentos em 2023, um aumento de 74% em comparação ao ano anterior.

Os serviços à população de todo o Mato Grosso do Sul incluem consultas e exames nas clínicas de odontologia e psicologia do SESC Saúde (81.416 atendimentos); unidades escolares de Campo Grande e Três Lagoas (2.346 alunos no Ensino Fundamental e Médio), quatro academias (11.436 inscritos para musculação, pilates, natação, ginástica rítmica, funcional teen, jiu-jitsu e judô), hotelaria e turismo (15.204 hospedagens e diárias), restaurantes (377.188 refeições); escola de cultura e oficinas livres (5.595 matrículas).

Na área da assistência, o SESC MS efetuou a distribuição de 1.430 toneladas de alimentos por meio do programa Mesa Brasil, com 668.556 pessoas beneficiadas, e também 1.603.831 pessoas alcançadas por meio dos eventos culturais e de lazer.

Cada serviço oferecido possui um sistema de gestão especialista, além do ERP MXM-Manager, CRM SCA (proprietário), RH Senior Sistemas, com o apoio da equipe de TI composta de 15 profissionais, dos quais três respondem pelo desenvolvimento e integração de sistemas.

As integrações eram complexas e feitas manualmente, envolvendo uma grande quantidade de textos e planilhas, webservices, microsserviços e rotinas de exportação de arquivos – todos com padrões e arquiteturas diferentes – o que consumia a maior parte do tempo com sprints de entregas.

Para a escolha pelo Magic xpi, o SESC MS considerou contratar uma ferramenta com capacidade de administrar este vasto universo de dados, com estabilidade e padronização na linguagem de programação.

“Como o Magic xpi é uma ferramenta no-code (sem código), orientada a fluxos de integração, com componentes pré-existentes, a equipe de desenvolvimento consegue realizar toda a sincronização de informações – incluindo os dados cadastrais dos usuários – de maneira eficiente e rápida entre os sistemas, garantindo as sprints de entregas com uma redução do tempo na ordem de 80%”.
Wellington Moraes, Diretor de Tecnologia e Processos

O executivo também destaca que estão sendo benéficas a padronização e a otimização dos recursos de TI proporcionadas pela plataforma Magic xpi, com elevado ganho de produtividade:

Os nossos desenvolvedores perceberam isso muito rapidamente, com a melhoria dos processos envolvidos na integração e com o fortalecimento da documentação e base de conhecimentoAgora, nós estamos na fase de promoção de melhorias nos processos que envolvem as integrações, visando garantir aumento da qualidade dos próximos projetos.”

 

A visão estratégica do SESC MS para padronizar as integrações é um diferencial no mercado. Muitos vão resolvendo os problemas de forma improvisada, sem uma preocupação de longo prazo e no final é difícil lidar com as consequências de um cenário caótico. Além da padronização, a solução dos problemas de forma produtiva já vem sendo observada.”
Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil.

A primeira fase do projeto envolveu apenas um desenvolvedor e as integrações foram entregues em menos de 3 meses e logo foram colocadas em produção.

 

Magic Software Brasil
Equipe de Marketing – Magic Software Brasil

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