RIA na Rede Local. Por que não?

Glenn Johnson – Senior Vice President – Magic Software Americas

O uniPaaS fornece uma solução abrangente para aplicações Rich Client, muitas vezes referida na indústria como Rich Internet Applications (RIA). Enquanto muitos assumem que todas as vantagens de uma aplicação RIA derivam dos benefícios ou necessidades de acesso a aplicativos remotos, existem realmente várias razões para considerar como RIA, ou talvez um termo melhor, Aplicações Ricas de Internet, mesmo quando elas serão executadas integralmente dentro de uma rede local (LAN).

O uniPaaS é uma plataforma para desenvolvimento e implantação de aplicações ricas de negócios atendendo a  usuários de n-camadas baseado em protocolos de Internet. Embora a abordagem do Rich Client utilize protocolos de Internet padrão, isso não implica necessariamente que os usuários do aplicativo estejam fora do firewall. Na verdade, uniPaaS RIA não utiliza navegadores de Internet como o Internet Explorer ou o Google Chrome, mas ao invés disso fornece o seu próprio cliente seguro.

As Aplicações Ricas de Internet  uniPaaS podem ser acessadas de forma segura, proporcionando  uma experiência totalmente interativa, e permitindo o particionamento lógico automático entre clientes e servidores. As experiências do usuário são melhoradas através de uma aparência aperfeiçoada e acessibilidade de recursos do lado client em uma solução livre de browser.

Os desenvolvedores se beneficiam de uma IDE e paradigma de desenvolvimento unificados, otimização de desempenho durante o desenvolvimento e gerenciamento automático do particionamento, camadas técnicas e de comunicação.

A resultado é uma redução no Custo Total de Propriedade (TCO), que ocorre porque: não há necessidade de configurações específicas do aplicativo para acessar e rodar uma aplicação Rich Client, não há necessidade de gerenciar a máquina do usuário final para acomodar a manutenção da aplicação, e não há necessidade de instalar softwares no lado client, tais como banco de dados client e drivers especiais de impressoras. Servidores Citrix não são necessários para suportar aplicações RIA o que pode resultar em grandes economias de custos a longo prazo.

Interatividade e interface gráfica aprimorada. Aplicações Ricas de Internet se beneficiam de capacidades gráficas e de mídia superiores, bem como de interatividade avançada. Isso inclui a habilidade de transferir e utilizar arquivos a partir do Client ou do Server. Essa arquitetura permite o gerenciamento de conteúdo corporativo superior e ligações entre as aplicações centrais da empresa e os documentos do lado client, incluindo documentos de produtividade do trabalhador do conhecimento, como o Word, Excel, PDF e outros formatos.

Produtividade do Desenvolvedor reforçada através da Abordagem de Aplicações Compostas. Com uniPaaS RIA, os controles .NET e  as assemblies de terceiros podem ser usados ​​como blocos de construção de aplicações. Isso reduz drasticamente o tempo de desenvolvimento e provê acesso melhorado a experiências de usuários baseado em padrões de interface gráfica. A capacidade de incorporar controles padrão aumenta o grau de abertura, melhora a experiência do usuário e reduz o tempo de desenvolvimento.

Fit Client. O modo de implantação Rich Client permite Funções do lado Server; Funções do lado Cliente e Funções que podem ser executadas tanto no Client quanto no Server. Além disso, as aplicações RIA fazem melhor uso dos recursos computacionais disponíveis. O Rich Client é um cliente que não é nem gordo, nem magro. Através do particionamento, você tem o que pode ser chamado de um cliente sarado, o que significa que funções do aplicativo podem ser executadas tanto no lado Client quanto no lado Server. O uniPaaS suporta expressões no lado Client ou no lado Server. Funções de Desenvolvimento também são suportadas no lado Client ou do lado Server. Isso reduz a carga de processamento e utilização de memória tanto no Server quanto no Client e, a longo prazo, contribui para menores custos e menor consumo de energia do ambiente computacional.

Execução paralela. Vários programas Rich Client podem ser executados simultaneamente usando a propriedade de tarefa de Execução Paralela. Por exemplo, um programa de gestão de pessoas, e outro para finanças, tudo a partir de um único ponto de entrada, sem ter que repetir a autenticação de cada programa paralelo. Rich Client também oferece suporte a MDI (Multiple Document Interface).

Suporte a Aplicações Móveis. O desenvolvimento de aplicações móveis com uniPaaS é baseado no uniPaaS RIA. A principal diferença entre o RIA regular e o RIA Mobile é a consideração da área de visualização (tela) dos dispositivos móveis e a experiência do usuário esperada, como tela sensível ao toque e cores, e a metodologia de implantação. O wizard de implantação Rich Client do uniPaaS Studio simplifica a implantação Mobile.

Hotfixes e atualizações. Com Rich Client, o aplicativo uniPaaS implantado pode ser atualizado sem a necessidade de parar a aplicação e desconectar todos os usuários. Conhecido como “hot fixes” na indústria, esse recurso permite que você implante atualizações e correções em um ambiente vivo.

Segurança. O ambiente Rich Client também tem a vantagem de reduzir a administração de segurança e sobrecarga. Em um ambiente Cliente/Servidor, há riscos associados ao fornecimento de acesso do cliente aos servidores. As aplicações RIA interagem à distância e utilizam comunicações e transportes seguros e criptografados por toda parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *