Principais benefícios da integração CRM-ERP

Quanto a sua empresa conhece seus clientes? A resposta pode depender de integração que você possui entre o CRM e o ERP.

Juntos, estes sistemas permitem acompanhar todos os pontos de contato críticos ao longo da jornada do cliente.

O CRM lida com informações de front-end, como a gravação de interações com clientes, rastreamento de vendas, gerenciamento de pipeline, prospecção e campanhas de marketing. O sistema ERP lida com processos críticos de backend, incluindo histórico de compras, detalhes de cobrança e envio, informações contábeis, dados financeiros e detalhes de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Uma integração perfeita de CRM-ERP, em tempo real, fornece dados relevantes e precisos, quando necessário, para todos os funcionários que mantêm relacionamento com clientes, resultando em um melhor atendimento. A produtividade dos funcionários e a satisfação no trabalho aumentam, garantindo maior adoção dos aplicativos de negócios pelas equipes. Além disso, os investimentos em TI são protegidos, permitindo o livre fluxo de dados de sistemas de back office.

Aqui podemos listar alguns benefícios adicionais desta integração que contribuem diretamente para os resultados.

1. Mais oportunidades de vendas

Quando os vendedores têm acesso aos leads, histórico de pedidos e atendimento ao cliente, eles têm melhores chances de fechar um negócio, aproveitando janelas de oportunidades. Por exemplo, se os vendedores conhecem a frequência com que os clientes fazem suas compras, eles podem entrar em contato proativo com o cliente para vender produtos complementares ou premium (cross-sell e up-sell). Se ficam sabendo quando os clientes estão enfrentando algumas dificuldades com produtos e serviços, podem contatá-los para uma atualização e oferecer um modelo mais recente de um produto ou serviço.

2. Propostas mais precisas

Com uma integração de CRM-ERP, um representante de vendas pode também ter o preço mais atualizado e preciso ao preparar uma proposta, recuperando informações atualizadas de preços, incluindo alguma promoção ou com desconto especial. As informações mais recentes sobre a disponibilidade do produto podem resultar em datas de entrega mais precisas e podem permitir solicitações de reposição de estoque caso a mercadoria não estiver em estoque, para permitir atender pedidos urgentes e nos prazos solicitados pelo cliente.

3. Aprovações mais rápidas

Proporcionar aos vendedores acesso em tempo real aos sistemas ERP também pode movimentar os contratos de vendas através do processo de aprovação em tempo real, reduzindo a espera para as aprovações dos clientes, permitindo até a assinatura no mesmo dia. Acelerar os contratos de vendas aprovados também reduz o tempo de cobrança e reconhecimento das receitas.

4. Mais vendas qualificadas

Habilitar uma equipe de vendas para ver o limite de crédito de um cliente, saldo atual, uma lista de faturas pendentes e pedidos anteriores dá ao vendedor um histórico financeiro completo, que pode influenciar os termos da proposta. Com isso, os gerentes de informações podem tomar decisões empresariais mais embasadas, por exemplo, exigindo o pagamento antecipado.

5. Cobranças mais rápidas e eficientes

Com a integração CRM-ERP, as empresas podem transformar automaticamente propostas criadas no CRM em pedidos reais executados e rastreados no ERP, sem qualquer intervenção manual. Isso resulta em faturamentos e pagamentos mais rápidos. As atualizações automáticas mantêm os dois sistemas sincronizados e impedem a possibilidade de dados inconsistentes ou imprecisos. Todas as alterações feitas no banco de dados do ERP serão refletidas simultaneamente no CRM e vice-versa, incluindo a adição ou remoção de campos personalizados, novas entradas ou alterações no banco de dados.

6. Entregas mais rápidas

O fluxo livre de dados entre os sistemas, com atualizações automáticas do destinatário, por exemplo, também permitirá que as empresas enviem produtos mais rapidamente, além de reduzir custos operacionais e de logística, aumentando, consequentemente, a satisfação do cliente. Entregar produtos no prazo ajuda um negócio a se destacar da concorrência.

7. Previsão de produto mais precisa

A integração entre marketing e o ERP melhora as previsões e preparação da produção. Os gerentes de operações podem prever a capacidade de produção com mais precisão, evitando a acúmulo no estoque, o que pode significar um dinheiro que poderia ser melhor usado para outras finalidades.

Em geral, enquanto os sistemas de CRM trazem mais receitas através de melhores resultados de vendas, os sistemas ERP reduzem as despesas operacionais globais. Juntos, estes sistemas podem ajudar as empresas a crescer através de uma melhor eficiência de vendas e de operações mais produtivas.

Existem muitos benefícios na integração, além de uma melhor eficiência de TI, a eliminação de entrada de dados duplicados e tempos de desenvolvimento aprimorados. O negócio tem muito mais a ganhar e integrações CRM-ERP aceleram o aumento de receitas e da satisfação do cliente.

 

Stephan Romeder – Vice-Presidente Global Business Development – Magic Software Enterprises

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