Os irmãos MAGIC: Magic xpa (uniPaaS) & Magic xpi (iBOLT)

Manoel Frederico

Este ‘post’ é pensado inicialmente para os usuários de Magic xpa (uniPaaS) e/ou  Magic xpi (iBOLT) que por vezes ficam na dúvida sobre a finalidade/objetivo de um ou outro, e se eles se completam ou se atrapalham.

Mas é útil também àqueles que desejam conhecer mais sobre a MSE e seus produtos.

Primeiro, um pouco de história (aos que já conhecem, desculpem pela repetição).

O Magic xpa (uniPaaS), hoje na sua versão 2.0, é a evolução do produto MAGIC® da MSE. Você pode conferir mais sobre isso na Linha do Tempo.

Tecnicamente, podemos enxergar o Magic xpa (uniPaaS) como sendo a versão 12 do MAGIC:

Ao longo da história, a MSE observou que boa (e importante) parte dos projetos com o Magic xpa (uniPaaS) tratavam-se de integrações entre diferentes sistemas.

Além da eficiência e rapidez na criação de soluções, o Magic xpa (uniPaaS) também é muito bom na questão de comunicação e acesso a bases de dados, e versátil no que se refere a suporte em diferentes plataformas. Não é o caso de que não existam outras ferramentas que possam fazer bem (ou melhor) as coisas que o Magic xpa (uniPaaS) faz.

Mas que reúnam todas estas qualidades (tecnologia atualizada, multi-plataforma, multi-bases de dados, versatilidade de desenvolvimento, facilidade de manutenção, <…>), aí a coisa já fica escassa. Particularmente, ainda não encontrei (e eu procuro, no bom sentido).

O custo/benefício do Magic xpa (uniPaaS) é muito bom. As empresas que o adotaram, e trabalham profissionalmente com o desenvolvimento de soluções corporativas, sabem disso.

Considerando tudo isso, e as novas demandas das organizações a respeito de integrações entre diferentes sistemas, a MSE criou um novo produto, derivado, ‘irmão mais novo’, o Magic xpi (iBOLT):

 

O Magic xpi (iBOLT) é uma ferramenta de BPMS, para tentar resumir melhor.

É uma ferramenta criada com outra ferramenta: o Magic xpa (uniPaaS).

Sim, o Magic xpi (iBOLT) é desenvolvido (escrito, criado) com o Magic xpa (uniPaaS). Ele já nasceu com muitos anos de experiência na sua área.

Já comparou a estrutura dos dois produtos?

Está tudo lá: MAGIC.INI, MGRB.INI, MGstations.exe, uniRQBroker.exe, etc…

Os módulos da suíte Magic xpi (iBoltMonitor.exe, iBoltServer.exe e iBoltStudio.exe) não são iguais ao módulo de ‘deployment’ do Magic xpa (uniRTE.exe)?

São. E não é por acaso.

O Magic xpi (iBOLT) Studio é formado pelo deployment Magic xpa (iBoltStudio.exe) + uma aplicação Magic xpa (ife.ecf) + arquivo de configuração específico (ife.ini).

No Magic xpi (iBOLT) Monitor temos: iBoltMonitor.exe + ifm.ecf + ifm.ini.

E no Magic xpi (iBOLT) Server: iBoltServer.exe + ifs.ecf + ifs.ini.

O Magic xpi (iBOLT) é, talvez, a melhor propaganda do Magic xpa (uniPaaS). Afinal, se alguém perguntar o que dá para fazer com o Magic xpa (uniPaaS), pode-se dizer: um Magic xpi (iBOLT).

O Magic xpi (iBOLT) explora e exibe os melhores recursos disponíveis no Magic xpa (uniPaaS): componentização, late bind, remote calls, integração Java, integração COM, build automático e dinâmico, isso só para mencionar alguns.

Com todos estes recursos existentes no Magic xpa (uniPaaS), temos no Magic xpi (iBOLT):

Um Studio de desenho de integrações/automações totalmente orientado a processos:

Uma vasta biblioteca de componentes de regras de negócio:

Parametrização gráfica, sem codificação:

Um Monitor de acompanhamento (on-line e off-line) das etapas dos processos de integração:

E um Server, que é o executor dos projetos desenhados com o Studio.

Então, sim, é verdade:

Quando temos um Magic xpi (iBOLT) executando um projeto de integração/automação, tecnicamente é um AppServer Magic xpa (uniPaaS), executando uma aplicação Magic xpa (uniPaaS), formada por vários componentes Magic xpa (uniPaaS), integrados a outros componentes COM, Java e .NET.

 

Já em relação ao Magic xpa (uniPaaS), temos um Studio totalmente ‘table driven’ e livre de codificação (como sempre foi o MAGIC desde a sua versão 1.0):

e um módulo Deployment multi plataforma, multi bancos de dados, que nos permite ter um mesmo paradigma (skill) de desenvolvimento para todos os ambientes suportados:

Um Line/Desktop/Open Client:

RIA Windows:

RIA Windows Mobile:

RIA BlackBerry:

 

NOTA: Previsão para o 1º Semestre de 2012: RIA iPhone e RIA Android.

 

Agora que entendemos esta parte, vamos compreender algumas outras coisas importantes:

 

A)     O Magic xpi (iBOLT) e o Magic xpa (uniPaaS) não competem um com o outro. Eles atuam em harmonia. Possuem o seu foco bem definido. Nas soluções de aplicações RIA e/ou On-Line/Desktop/Open Client, a ferramenta correta é o Magic xpa (uniPaaS). Já nas soluções de Integração e/ou Automação de Processos, a ferramenta correta é o Magic xpi (iBOLT).

Veja que qual seja a área do negócio, ou da necessidade, há um produto (excelente) MSE para atender.

Alguns desenvolvedores entendem que não necessitam do Magic xpi (iBOLT), já que poderiam usar o Magic xpa (uniPaaS) para atender as suas necessidades de automação/integração. É verdade. A comprovação está ali em acima. A pergunta é: por quê? Por que montar uma arquitetura Magic xpa (uniPaaS) AppServer, uma aplicação de integração, se já temos pronto? O Magic xpa (uniPaaS) é muito bom. Mas para projetos desta natureza (automação e/ou integração), o Magic xpi (iBOLT) é ainda melhor e mais eficiente.

B)      O Magic xpi (iBOLT) não tem a preferência (foco principal) da MSE em relação ao Magic xpa (uniPaaS). Esta é uma preocupação que alguns desenvolvedores tiveram (ou tem). O sucesso do Magic xpi (iBOLT) é mais uma garantia da evolução do Magic xpa (uniPaaS). O Magic xpa (uniPaaS) (o irmão mais velho) é a base do Magic xpi (iBOLT) (o irmão mais novo). A MSE tem uma missão clara: sempre disponibilizar tecnologia inovadora, atualizada e eficiente aos clientes de seus produtos, nas áreas em que eles atuam. E a constante evolução e atualização destes produtos comprova isso.

C)      Conhecer ambos, só traz vantagens. O desenvolvedor Magic xpa (uniPaaS) que entra no mundo Magic xpi (iBOLT) já entra em vantagem. Ele conhece a ‘base’ de tudo. E tem um AppServer com uma extensa biblioteca de componentes já prontos. Já o desenvolvedor Magic xpi (iBOLT) que decide conhecer também o Magic xpa (uniPaaS), multiplica as suas capacidades. Ele pode ampliar muito os recursos do produto e da solução (projeto) que está criando. Sem mencionar que o produto Magic xpa (uniPaaS) já está embutido em todos os pacotes Magic xpi (iBOLT).

 

Por isso, quando você opta pelos produtos da MSE (Magic xpa e/ou Magic xpi), você está adquirindo confiança, competência e segurança para as suas soluções corporativas.

 

Como reflexo das constantes mudanças a que estamos passando como empresa e os grandes desenvolvimentos em nossas ofertas de produtos, incluindo a adição de novas habilidades que adotam os últimos avanços tecnológicos, nós renomeamos nosso núcleo de produtos da seguinte forma:

Veja mais em: http://www.magicsoftware.com/pt/produtos-legados

 

Manoel Frederico Silva

Product Manager & MAGIC Evangelist / Magic Software Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *