Iniciando a Programação de Computadores de forma Simplificada: Por favor, Apertem Seus Cintos

Glenn Johnson – Senior Vice President – Magic Software Americas

Quem já tentou aprender a escrever novas aplicações de software pode avaliar que a programação de computadores exige uma habilidade especial. E qualquer um que tenha prestado atenção à taxa de falha de projetos de desenvolvimento de novos softwares sabe que a média do setor é alarmante. 

As linguagens de programação de computadores evoluíram tanto e tão rapidamente que eles não são utilizáveis pela maioria. Isso não é uma simples conjectura. Dan Bricklin documentou o fenômeno em seu artigo “Por que Johnny não pode programar”, relatando que entre 30 a 60% dos que iniciam um curso de programação de computadores falham em seu primeiro curso. Então, mesmo entre aqueles que desejam aprender programação e a escolheram como futura carreira profissional, é muito difícil. Este fracasso coletivo levou muitos iniciantes a dizer “deve haver uma maneira melhor.”   

Mas, mesmo entre programadores profissionais especializados em uma linguagem de programação, as falhas são comuns. O Standish Group Chaos Report divulgou que as taxas de sucesso no desenvolvimento de projetos de software são de apenas 34%. É claro que eles usaram as medidas tradicionais de “prazo, orçamento e especificações” para medir o sucesso. Mesmo quando os próprios programadores estão autorizados a definir os critérios de sucesso, quase 30% dos projetos de software falham (ver Ambler). Assim, mesmo programadores de computador experientes muitas vezes dizem “deveria existir uma maneira melhor.” 

A mais recente tentativa de superar o desafio de formar novos programadores e retreinar os já existentes com ferramentas que superam o dilema de usabilidade da maioria das plataformas de desenvolvimento de software é o  uniPaaS Jet. uniPaaS Jet é uma ferramenta gratuita para desenvolvimento e implantação de aplicativos de software. A idéia é simples: um desenvolvedor – um usuário – distribuição ilimitada. O download gratuito inclui um banco de dados SQL Lite e acesso a aulas gratuitas de auto-aprendizagem e centenas de vídeos, programas exemplo e tutoriais. Pode-se fazer o upgrade, é claro, para uma solução de desenvolvedor ilimitado – usuários ilimitados – distribuição licenciada, chamada uniPaaS Enterprise. Ambos podem construir Rich Internet Applications (RIA), bem como aplicações tradicionais. 

Em minha opinião, ele se destina àqueles que procuram uma maneira simplificada para criar aplicações simples. Resta saber se ele atrai apenas novos programadores da atual geração de graduados na faculdade ou se ele vai se tornar uma causa célebre entre os codificadores. 

Um amigo meu recentemente criou um vídeo no You Tube chamado “And So You  Code” e ele colocou o dedo na ferida. A última vez que verifiquei, o vídeo tinha mais de 500.000 exibições. Fiquei espantado com a forma como muitos programadores odeiam a codificação linha por linha, consideram o trabalho penoso, odeiam seus chefes e querem um caminho melhor. 

Há todos os tipos de deficiências na programação ou codificação de computadores tradicional. Por exemplo, é sabido que um programa Java pode ser sintaticamente correto, mas ainda não compila devido a erros relacionados com a semântica da linguagem. 

E a Microsoft admite em seu próprio website que “a maioria das linguagens não suporta a compatibilidade binária em tudo, e muitas fazem pouco para facilitar a compatibilidade de origem. De fato, algumas linguagens contêm falhas que tornam impossível, em geral, a evolução de uma classe ao longo do tempo sem quebrar pelo menos algum código do cliente. ” 

A meu ver, o uniPaaS Jet é uma tentativa de passar por cima de toda toda a confusão, frustração e fracasso com a programação de computadores e desenvolvimento de software tradicional e fornecer uma ferramenta superior que pode ser usada com metodologias de programação/desenvolvimento ágil, interativa, tradicional e outras.  

O que isso significa para usuários de software ERP e outras aplicações de negócio? Isso significa que a criação de interfaces simplificadas com base nestes aplicativos corporativos de retaguarda é muito mais fácil. Ao quebrar a barreira da complexidade, uma abordagem como uniPaaS Jet pode tornar acessíveis  as extensões e aprimoramentos ao ERP, onde antes isso seria incontrolável, complexo e sujeito a falhas. Tenho certeza que vou ter mais a dizer sobre isto no futuro. Fique atento. Entretanto, “caros passageiros do  uniPaaS Jet, por favor, apertem os cintos. Vocês estão prestes a experimentar um novo nível de poder e facilidade de uso no desenvolvimento de software. ”

Novo Comentário