iBOLT, uniPaaS e SNMP – Parte 2

 

Manoel Frederico

Neste post anterior falamos a respeito do suporte que uniPaaS e iBOLT possuem para o protocolo SNMP.

(É importante lê-lo primeiro, para ficar corretamente situado no texto a seguir)

Nele, abordamos sobre o envio de “traps” para o NMS.

Mencionamos também que o broker (uniRQBroker.exe) suporta os PDUsGetRequest(monitoramento) e “SetRequest(gerenciamento), e sobre isso que discutiremos mais agora: como monitorar e gerenciar o uniPaaS/iBOLT broker através de um NMS.

(As telas abaixo irão mostrar um ambiente “iBOLT Server”, mas as mesmas regras valem para o “uniPaaS Server”).

 

 

Agente SNMP

O agente SNMP uniPaaS/iBOLT é uma DLL chamada: MGsnmp.dll.

O primeiro passo é termos os arquivos: MGsnmp.dll, MGrqgnrc.dll e MGreq.ini numa mesma pasta. Em uma instalação iBOLT padrão, poderia ser a pasta IBTHInternal:

Depois, é necessário ir até o registro do MS-Windows e criar uma chave dentro HKEY_LOCAL_MACHINE. O nome da chave não é tão relevante, mas dentro dela deve estar definido um valor string chamado “Pathname”, apontando para o caminho completo deste agente (MGsnmp.dll):

Ainda no registro do MS-Windows, necessitamos localizar o cadastro do serviço SNMP (HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\services) e na chave “Parameters\ExtensionAgents”  registrar o agente uniPaaS/iBOLT. Isso é feito (segundo as regras do serviço SNMP Windows) informando a chave de registro que aponta para este agente:

Após, é necessário reiniciar o serviço SNMP do MS-Windows. Estas configurações farão com que o serviço SNMP (agente do sistema operacional) carregue o nosso módulo (MGsnmp.dll) como sendo uma extensão:

Agora, quando o agente (serviço SNMP do MS-Windows) receber uma solicitação (PDU) e o nó “enterprise” do MIB identificar que é da MAGIC (15687), a solicitação é repassada a esta extensão. Nossa extensão (MGsnmp.dll) lê o arquivo MGreq.ini e identifica em qual porta está ativo o broker, para transmitir o comando de consulta (PDU GetRequest) ou gerenciamento (PDU SetRequest).

 

Exemplo de monitoramento via SNMP

Broker ativo:

 

 

Consulta efetuada no NMS:

 

 

Exemplo de gerenciamento via SNMP

 

Instrução enviada pelo NMS:

Instrução recebida pelo broker:

 

Manoel Frederico da Silva
Product Manager & MAGIC Evangelist / Magic Software Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.