Gerenciamento de Exceções

m_afe704f5-17a7-459c-8c07-43d934922b2dEm um artigo sobre Integração de Aplicações de Negócio, fornecemos uma definição e alguns exemplos de gerenciamento de exceções:

Gerenciamento de exceções envolve a automação de processos de negócios que não são os ideais ou mais adequados. Por exemplo, quando um item selecionado está fora de estoque, isto pede por um processo de exceção que também pode ser automatizado, mas de maneira diferente do processo normal.

A noção de que um padrão de integração empresarial de nível alto ou primário engloba recuperação de erros e gerenciamento de exceções está baseada no fácil reconhecimento e na repetibilidade deste padrão. Sempre que um erro específico ou exceção ocorre em um processo de integração, um padrão previsível de tratamento é desencadeado. Pela mesma razão esta mensagem é um padrão primário não porque toda mensagem contém um padrão, mas porque o ato de emitir a mensagem é o padrão do processos de negócios. Então erros e exceções também são um padrão primário, não porque todos os erros são os mesmos ou todos os passos de recuperação são iguais, mas porque eles sempre existem em uma relação padronizada entre si.

Gerenciamento de exceções depende da detecção e interceptação de erros. Se a exceção ou o erro não forem detectados, então os processos de recuperação do erro ou da exceção não serão iniciados. Mas quando são detectados, então a plataforma de integração de processos de negócios irá desencadear processos de recuperação e manipulação.

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A definição exata deste padrão depende do analista de negócios. As opções incluem atividades de recuperação de erro como parar, abortar, tentar novamente, experimentar um servidor alternativo, voltar um passo, adiantar um passo, rollback e por aí vai.

Exceções podem ser notadas por causa de diversos motivos ocultos: backups que falharam, atualizações de bases de dados que falharam, queda de servidor, falha no equipamento, queda de sinal da rede, entre outros. Emitir mensagem normalmente envolve a detecção do erro e a notificação dos sistemas ou dos profissionais do conhecimento sobre as condições dos erros. Recuperação envolve detectar o erro e executar uma alternativa aceitável à ação original.

Artigo Original

Glenn Johnson
Glenn Johnson – Senior Vice Presidente da Magic Software Américas.

 

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