Fora do gancho: Introduzindo Programas Off-line

Untitled

Com o lançamento do Magic xpa 2.4, as aplicações Magic xpa RIA para Internet livre de browser e aplicativos de celular possuem funções off-line, além das funções on-line. As aplicações Magic xpa são compostas de múltiplos programas que realizam tarefas específicas. A Plataforma de Aplicação Magic xpa suporta agora a criação de aplicações RIA que podem ser compostas de programas on-line que são conectados a um servidor e programas off-line que usam recursos e armazenamento locais. Os Programas Off-line Magic xpa são Programas de Internet Rica (RIA) que funcionam sem estar conectados a um servidor e armazenam informações localmente no dispositivo do cliente. Um programa off-line funciona somente no dispositivo do cliente e não irá acessar o servidor e não pode usar os recursos do servidor.

Já que agora você pode construir aplicações com funções on-line e off-line para dispositivos Windows, iOS e Android, é importante pensar sobre os padrões de aplicações necessárias para lidar com a falta de conexão com um servidor. Programas Off-line permitem que os usuários continuem produtivos mesmo em áreas de conectividade de internet intermitente, limitada ou indisponível. Enquanto você está trabalhando off-line, os dados são armazenados localmente em bancos de dados locais, e periodicamente, quando a conectividade com a internet retornar, você pode sincronizar de volta para o servidor.

A programação Off-line necessita que você supere as limitações impostas pelos desafios e restrições de trabalhar sem uma conexão com um servidor. Ao contrário de programas on-line, a conectividade com o servidor é inexistente ou não confiável. Seus aplicativos precisam ser ajustados para lidar cuidadosamente com esse estado, enquanto cria um aplicativo útil e mantém a integridade dos dados. O desafio da programação off-line é manter os dados consistentes e sincronizados enquanto fornece ao usuário uma experiência significativa mesmo estando desconectado. O Magic xpa permite que você crie aplicativos que armazenem um subconjunto de dados relevantes do servidor ou dados somente do cliente em seu dispositivo. O Magic xpa permite que você armazene credenciais de usuário para aplicativos que necessitam da autenticação do usuário. Em um programa off-line Magic, os dados podem ser inseridos no dispositivo do cliente e depois atualizados para consistência com o servidor. Isso quer dizer que o Magic xpa fornece agora sincronização bidirecional de dados entre o cliente e o servidor. O Magic xpa garante uma experiência continua ao usuário quando as conexões estiverem lentas ou interrompidas, permitindo operações ininterruptas e consistência de dados. O programa off-line Magic xpa também acessa recursos de aplicações localmente no dispositivo do cliente, como aplicações de metadados e imagens. Novos recursos e ferramentas no Magic xpa permitem que desenvolvedores superem os desafios da programação off-line e forneçam aos usuários uma experiência rica e interativa independente dos problemas de conexão.

Já que as aplicações Magic xpa funcionam sem uma conexão com a rede ou com uma conexão intermitente de rede, novos padrões de aplicações devem ser considerados.

Inicialização. Quando você inicia um programa off-line Magic xpa pela primeira vez, você precisa estar conectado. O Magic xpa usa essa primeira chamada para sincronizar os recursos que o programador especificou a você, como dados do cliente, metadados da aplicação e imagens.

Autenticação do Usuário. Quando você quiser um aplicativo com autenticação do usuário, as credenciais do usuário precisam estar armazenadas com segurança no dispositivo do cliente para ocorrer a autenticação mesmo estando off-line. Ao reconectar, as credenciais devem ser verificadas novamente.

Recursos Locais. Após a inicialização, os programas off-line sempre usam dados locais e imagens como recursos. Dessa forma, eles sempre funcionam até mesmo quando não há conexão com o servidor. As atualizações de dados são sempre armazenadas no dispositivo local e somente é levada em conta a consistência de dados quando o programa está conectado com o servidor em questão.

Sincronização Master-Master. O Magic xpa permite que você use um padrão master-master http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff650702.aspx para sincronização bidirecional de dados então você precisa pensar sobre suas regras de negócios para resolver conflitos de dados. Em intervalos que você especifica, a aplicação irá tentar sincronizar dados modificados do cliente de volta para o servidor e dados modificados do servidor de volta para o cliente. A premissa é que existem múltiplos clientes que podem estar modificando os dados também.

Sincronização de Metadados. O Magic xpa irá sincronizar automaticamente as aplicações de metadados na inicialização ou quando a aplicação mudar.

Se você precisar de aplicativos Windows, iOS (iPhone, iPAD) ou Android em modo off-line, as Plataformas de Aplicação Magic xpa fornecem uma solução ideal para os desenvolvedores da empresa de aplicativos que são totalmente integrados e completamente originais.

Em um post futuro, vamos analisar mais a fundo como criar programas off-line em Magic xpa 2.4 e superiores.

Artigo Original em inglês.

Glenn Johnson - Senior VP Magic Software Enterprises Americas
Glenn Johnson – Senior VP Magic Software Americas

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *