Desenvolvedores-Cidadãos e o Runtime Form Designer no Magic xpa 3.1

Magic-xpa-31-w
Antes, os formulários eram projetados por desenvolvedores, que determinavam as telas que seriam visualizadas pelo usuário final. Isso ainda acontece, porém, um desenvolvedor interessado em democratizar seu aplicativo pode habilitar o Runtime Form Designer para que os usuários tenham autonomia de forma que se tornem desenvolvedores-cidadãos. Isso não requer nenhum esforço especial por parte do desenvolvedor no Magic xpa, porque as funções do Runtime Form Designer no Magic xpa 3.1 estão incorporadas na plataforma. A implementação do Magic xpa permite que o usuário tenha uma tela altamente personalizada utilizando seus formulários customizados, em vez de telas genéricas.

O Runtime Form Designer proporciona ao desenvolvedor cidadão as seguintes funcionalidades de usuário final durante a execução da aplicação:

Usuários finais agora têm a habilidade de mover controles na tela, arrastando e soltando-os, ou utilizando o teclado. É possível, ainda, mover os controles de uma aba para outra.

Os usuários podem também alterar o tamanho, ocultar (ou restaurar), além de modificar algumas propriedades dos controles, como Cores e Fontes. As mudanças podem ser salvas para cada usuário individualmente, ou em um local central para que possam ser acessados por outros usuários semelhantes.

Runtime_Form_DesignerA fim de criar um Runtime Form Designer sobre o qual o desenvolvedor ainda tenha um controle geral, mas não tenha que ficar sobrecarregado na programação de formulários, o número de novas funções no Magic xpa foi mantido ao mínimo. Basicamente, o desenvolvedor deve tomar quatro decisões: Quero habilitar o Runtime Form Designer? Quero que os usuários sejam capazes de ocultar, mostrar e apagar controles? Quero que os usuários sejam capazes de compartilhar projetos de formulários e, se sim, onde? E como eu quero permitir que o usuário libere a persistência dos controles?

Para lidar com essas decisões, o desenvolvedor de aplicativos Magic xpa agora tem acesso aos três elementos listados a seguir, que são fornecidos para a utilização do Runtime Form Designer:

  • O evento OpenFormDesigner no Magic xpa abre o Runtime Form Designer. Esse evento tem um parâmetro opcional, o modo Administrador, que define se o usuário final pode apagar controles ou visualizar controles que estão ocultos.
  • O ambiente de configuração ControlsPersistencyPath – Essa configuração controla a localização dos arquivos gerados pelo Runtime Form Designer.
  • Função ControlsPersistencyClear – Libera a persistência dos controles.

Clique aqui para baixar a Plataforma de Aplicações Magic xpa 3.1 Single User Edition.

Glenn Johnson - Senior VP Magic Software Enterprises Americas

Glenn Johnson – Senior VP Magic Software Enterprises Americas

Novo Comentário