Convergência de TI / OT – Como conectar equipes de TI / OT para impulsionar a tomada de decisão orientada por dados

As equipes de OT (tecnologia operacional) são fundamentais para manter e escalar as operações de uma fábrica enxuta e garantem que todas as tecnologias de controle e automação permitam processos contínuos de produção e operação.

Em alguns países OT foi intencionalmente separada de TI, reportando-se apenas ao COO (Chief Operating Officer) e incluindo diferentes pessoas, objetivos, políticas e projetos. Essa independência impulsiona o gerenciamento ágil e eficiente da OT do chão de fábrica.

A Internet das Coisas (IoT) conquistou o setor de manufatura e representa uma nova fonte de dados que pode ser aproveitada para aumentar a eficiência da fábrica. Essa nova era de conectividade apresenta à equipe de OT muitas oportunidades para gerenciar, automatizar e otimizar ainda mais o chão de fábrica e o processo de produção. Infelizmente, sem a integração de TI com OT ​​essas oportunidades não podem ser capitalizadas. Considere o seguinte: se os dados do chão-de-fábrica não estiverem integrados aos dados dos sistemas de TI, e se esses dados não forem processados ​​com precisão nem exibidos aos principais tomadores de decisão, a excelência operacional e a otimização da produção serão impossíveis.

As equipes de OT precisam trabalhar em conjunto com a TI, que geralmente está comprometida com seus sistemas e protocolos que, geralmente, são um gargalo na criação de uma fábrica moderna e conectada. Conectar redes de dispositivos OT com redes tradicionais de dados de TI é um grande desafio. Veja como as equipes de OT podem liderar o processo.

Como as equipes de OT podem preencher a lacuna da Indústria 4.0

Usar sistemas de TI tradicionais para a tomada de decisões em tempo real é quase impossível. Em alguns casos, pode-se levar até 30 dias para que os dados gerados pelos sistemas de TI sejam recuperados, analisados ​​e apresentados. Os sistemas de TI tradicionais e legados não estão equipados com a tecnologia para oferecer suporte à análise de Big Data. Isso significa que não há como eles exibirem os dados de maneira a fornecer insights acionáveis aos gerentes.

Por outro lado, uma fábrica da Indústria 4.0 possui máquinas interconectadas, que geram uma grande quantidade de dados que devem ser analisados ​​em tempo real para fornecer uma imagem completa do que está acontecendo no chão ou em uma única máquina. Por exemplo, em uma planta de fabricação de calçados, a máquina que produz solas pode notificar a equipe responsável pela costura exclusiva quando houver uma demora ou atraso inesperado, permitindo que eles mudem para outras tarefas enquanto a manutenção é realizada. Essa visibilidade em toda a instalação é simplesmente impossível sem conectividade de dados.

As equipes de OT podem superar essa lacuna vinculando um conjunto de máquinas conectadas a ferramentas de análise baseadas na nuvem para criar uma rede IoT centralizada. Uma vez conectada à nuvem, essa rede pode ser conectada à rede de TI existente.

Usando um único painel, os processos de montagem manual podem ser conectados aos dispositivos IoT e, em seguida, medidos em termos de eficiência e qualidade. Aplicativos personalizados podem gerenciar uma série de tarefas complexas, permitindo um mapeamento holístico de todos os elementos da linha de fábrica.

Integrando tipos de dados OT e TI

Um dos maiores desafios que as equipes de OT precisam superar para obter uma convergência bem-sucedida com as equipes de TI é comunicar dados diferentes de maneira coerente. Os dados de OT tendem a ser brutos e não estruturados, gerados pelos dispositivos de monitoramento nas máquinas. A TI, no entanto, trabalha com dados estruturados dos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP), Product Lifecycle Management (PLM) e Customer Relationship Management (CRM).

É aqui que entra a Indústria 4.0. Ela fornece às equipes de OT a oportunidade de usar os dados de TI em conjunto com os seus próprios, e aproveitá-los para gerar análises em tempo real. Os dados de produção OT gerados a partir de máquinas no chão de fábrica podem ser inseridos no ERP e analisados ​​em tempo real, para que os problemas sejam resolvidos imediatamente.

Considere o seguinte caso: devido à alta do dólar, um fabricante enfrenta um aumento considerado no custo dos materiais e também de produção. Em um ambiente de TI / OT não convergente, os gerentes podem não estar a par dessa mudança muito importante até o final do trimestre. As implicações disso são abrangentes. A incapacidade do gerente de agir pontualmente em relação aos ajustes nos preços ou na distribuição afeta toda a cadeia de suprimentos. Com uma plataforma de integração centralizada, no entanto, a convergência de dados de TI / OT notifica os gerentes sobre qualquer problema que surgir imediatamente. Isso permite que se tomem medidas preventivas e corretivas, decidindo usar um fornecedor diferente, usar materiais diferentes ou alterar o mix de produtos para reduzir os preços.

A convergência de TI/OT é a chave para a Indústria 4.0

A convergência de todos os dados de TI / OT em uma plataforma compatível com a Indústria 4.0 garante a visualização da fábrica como um todo. Os gestores de OT e TI podem obter atualizações do status da produtividade de maneira consistente e pontual, o que lhes permite tomar decisões de negócios mais precisas.

Os fabricantes que procuram convergência de TI / OT precisam de uma plataforma centralizada que receba dados de dispositivos conectados em tempo real. Isso permitirá que o sistema conectado suporte totalmente o monitoramento e o controle de processos a partir de uma única interface.

Máquinas conectadas formam a espinha dorsal da Indústria 4.0

Máquinas conectadas tornam essencial a convergência de TI / OT para as fábricas de hoje e do futuro. As equipes de OT que gerenciam CLPs (Reporte para o chão de fábrica), SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) e outras tecnologias cruciais precisam assumir a liderança para formar uma rede IoT centralizada que será conectada à rede de TI da empresa. Essa rede de IoT deve então ser vinculada a Big Data ou análises baseadas em nuvem para fornecer aos diretores executivos e seniores os insights acionáveis ​​em tempo real necessários para tomar decisões de negócios precisas.

 

Rodney Repullo – CEO da Magic Software Brasil

 

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