Desenvolvendo para Mobile com Magic xpa – Magic Sem Segredos – S01E02

Abordamos nessa Edição o Tema de Desenvolvimento de Apps para Mobile com a Plataforma de Aplicações Magic xpa.

Você sabe que a mobilidade empresarial é o nome do jogo. Mas BYOD (Bring Your Own Device) e a consumerização de TI mudaram as regras.

Não só as empresas precisam fornecer aplicações móveis para múltiplos sistemas operacionais e formatos, mas também precisam desenvolver uma grande quantidade de aplicativos pois cada departamento compreende como eles podem usar o celular para desbloquear o valor do negócio. Para fornecer o valor máximo, esses aplicativos terão de se conectar a vários sistemas corporativos backend, ter a possibilidade de trabalhar desconectados e proporcionar alta performance, escalabilidade e segurança exigido pelas organizações empresariais.

Essa sessão foi gravada em 13/12/2013 onde abordamos sobre como superar os desafios da entrada no Mundo da Mobilidade Corporativa com o ajuda da Plataforma de Desenvolvimento de Aplicações Magic xpa.

O vídeo é composto de uma introdução feita pelo CEO da Magic Brasil Rodney Repullo, uma apresentação técnica realizada pelo Magic Evangelista Manoel Frederico e uma sessão de perguntas e respostas no final.

Caso tenha alguma duvida, coloque-as nos comentários deste post e teremos o maior prazer em respondê-las.

Veja aqui todas as sessões do Magic Sem Segredos.

Abaixo a Apresentação utilizada na Sessão.

Marketing - Magic Software Brasil
Marketing – Magic Software Brasil

18 comentários

  1. Não consegui acompanhar desde o primeiro minuto, mas consegui conhecer melhor e me surpreender positivamente com o tema e a base de desenvolvimento apresentado com o xpa. Trabalho com Salesforce.com e é grande a abordagem destes temas com mobile. Este tipo de apresentação é muito interessante por possibilitar o acompanhamento da transmissão de qualquer lugar. Parabéns pela condução e obrigado por compartilhar os conhecimentos.

    1. Olá Edson,

      Obrigado pelo feedback positivo e ficamos contente que tenha sido útil a você. O video já está disponível e você pode assisti-lo novamente na integra.

      Em breve estaremos falando sobre aspectos de integração com Salesforce. Não deixe de nos acompanhar e colaborar com seus conhecimentos nessa sessão.

  2. Bom dia,Curti muito a palestra ^^. Vejo que android e IOS foram mais focados nessa palestra mas gostaria de saber um pouco sobre desenvolvimento para windows phone usando magic.xpa em questão de compatibilidade uso de .net entre outros.

    1. Diego,

      bom dia.

      Windows Phone é uma plataforma que a Magic ainda não disponibilizou client (módulo de execução) nativo. O client Windows Mobile mencionado ainda é o WIndows CE.

      Mas qdo. o client Windows Phone for liberado, ele seguirá exatamente os mesmos princípios dos demais, pois este é o caminho adotado pela Magic para atender múltiplas plataformas.

    1. Higor,

      bom dia.

      Este link não é da aplicação, é de conexão com o servidor. Primeiro você tem de baixar e instalar o Magic xpa Client for Android, e então informar este link para conexão com o server…

      1. para concluir, se fizermos aqui na empresa uma aplicação hospedar em um Data Center e fornecermos o link para o cliente como nas aplicações RIA Desktop instruindo para ele acessar o navegador do aparelho móvel e digitar ou colar o link, vai baixar a aplicação(instalar) e a partir daí acessarei através do ícone?

        1. Sim, tal qual com o desktop.

          Porém são dois links: o da app para instalar, e o das propriedades de conexão para localizar o RIA Server.

          É que no desktop estas propriedade já estão embutidas na páginas HTML de instalação do client, por isso parece que elas nem existem 🙂

  3. Olá!

    Digamos que seja desenvolvido uma aplicação que será usada por várias pessoas ao mesmo tempo, como o Servidor gerencia as aplicações abertas e as requisições de informações dos dispositivos. Ele atribui um ID para cada sessão? e Como é o Licenciamento dessa Tecnologia?

    Grande abraço!

    1. Daniel,

      o usuário com a app (módulo de execução) aberta e rodando no dispositivo móvel é apenas mais um usuário da solução RIA. Há uma sessão aberta para ele no RIA Server, com controles de timeout para inatividade e comunicação constante entre o client & o server.

      Funciona da mesma forma que o client Windows Desktop

  4. Bom dia, parabéns pela ótima palestra. Estou com dúvida referente à compatibilidade dos mobiles com o .net, e como foi feito aquele gráfico que aparece na aplicação Mobile Demo. Obrigado

    1. Rodrigo,

      Recursos que sejam específicos de uma plataforma, como o .NET, podem ser usados do lado ‘server’ e devem ser evitados do lado ‘client’, exceto se fosse optar por ter interfaces diferentes e fazer o ‘switch’ dinamicamente de qual vai utilizar, em função da plataforma detectada na execução.

      O gráficos da app ‘Mobile Demo’ são montados via javaScript dentro de páginas HTML.

    1. Higor,

      O Magic Client precisa ser baixado e instalado na primeira vez, para o primeiro acesso. Depois disso, não é mais necessário alterar este app em função de mudanças na aplicação, pq toda regra de negócio e design de interface ficam nos metadados gerenciados pelo RIA Server.

      Estes metadados chegam ao client por ‘download’, a todo o momento, mantendo a solução sempre atualizada no lado do client.

  5. Bom dia Rodney e Fredy, gostei muito do treinamento, hoje foi bem corrido aqui, mais acompanhei através do meu smatphone e até a minha estação, é que eu estava fora e cheguei depois de 40 minutos de apresentação. Estão de parabéns pela iniciativa desse formato de divulgação. Depois vou ver com mais calma e pegar os detalhes. Forte abraço. Roni Emerson – Elétrica Cidade – Uberlândia-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.