Desenvolvendo para Mobile com Magic xpa – Magic Sem Segredos – S01E02

Abordamos nessa Edição o Tema de Desenvolvimento de Apps para Mobile com a Plataforma de Aplicações Magic xpa.

Você sabe que a mobilidade empresarial é o nome do jogo. Mas BYOD (Bring Your Own Device) e a consumerização de TI mudaram as regras.

Não só as empresas precisam fornecer aplicações móveis para múltiplos sistemas operacionais e formatos, mas também precisam desenvolver uma grande quantidade de aplicativos pois cada departamento compreende como eles podem usar o celular para desbloquear o valor do negócio. Para fornecer o valor máximo, esses aplicativos terão de se conectar a vários sistemas corporativos backend, ter a possibilidade de trabalhar desconectados e proporcionar alta performance, escalabilidade e segurança exigido pelas organizações empresariais.

Essa sessão foi gravada em 13/12/2013 onde abordamos sobre como superar os desafios da entrada no Mundo da Mobilidade Corporativa com o ajuda da Plataforma de Desenvolvimento de Aplicações Magic xpa.

O vídeo é composto de uma introdução feita pelo CEO da Magic Brasil Rodney Repullo, uma apresentação técnica realizada pelo Magic Evangelista Manoel Frederico e uma sessão de perguntas e respostas no final.

Caso tenha alguma duvida, coloque-as nos comentários deste post e teremos o maior prazer em respondê-las.

Veja aqui todas as sessões do Magic Sem Segredos.

Abaixo a Apresentação utilizada na Sessão.

Marketing - Magic Software Brasil

Marketing – Magic Software Brasil

Comentários18 Comments

  1. Edson Silva disse:

    Não consegui acompanhar desde o primeiro minuto, mas consegui conhecer melhor e me surpreender positivamente com o tema e a base de desenvolvimento apresentado com o xpa. Trabalho com Salesforce.com e é grande a abordagem destes temas com mobile. Este tipo de apresentação é muito interessante por possibilitar o acompanhamento da transmissão de qualquer lugar. Parabéns pela condução e obrigado por compartilhar os conhecimentos.

    • magicsoftwarebr disse:

      Olá Edson,

      Obrigado pelo feedback positivo e ficamos contente que tenha sido útil a você. O video já está disponível e você pode assisti-lo novamente na integra.

      Em breve estaremos falando sobre aspectos de integração com Salesforce. Não deixe de nos acompanhar e colaborar com seus conhecimentos nessa sessão.

  2. Diego Silva disse:

    Bom dia,Curti muito a palestra ^^. Vejo que android e IOS foram mais focados nessa palestra mas gostaria de saber um pouco sobre desenvolvimento para windows phone usando magic.xpa em questão de compatibilidade uso de .net entre outros.

    • Manoel Frederico disse:

      Diego,

      bom dia.

      Windows Phone é uma plataforma que a Magic ainda não disponibilizou client (módulo de execução) nativo. O client Windows Mobile mencionado ainda é o WIndows CE.

      Mas qdo. o client Windows Phone for liberado, ele seguirá exatamente os mesmos princípios dos demais, pois este é o caminho adotado pela Magic para atender múltiplas plataformas.

  3. Higor disse:

    Porque não consigo baixar a aplicação que está no blog: http://riademo.magicsoftware.com/app.xml direto no navegador do Android?

    • Manoel Frederico disse:

      Higor,

      bom dia.

      Este link não é da aplicação, é de conexão com o servidor. Primeiro você tem de baixar e instalar o Magic xpa Client for Android, e então informar este link para conexão com o server…

      • Higor disse:

        para concluir, se fizermos aqui na empresa uma aplicação hospedar em um Data Center e fornecermos o link para o cliente como nas aplicações RIA Desktop instruindo para ele acessar o navegador do aparelho móvel e digitar ou colar o link, vai baixar a aplicação(instalar) e a partir daí acessarei através do ícone?

        • Manoel Frederico disse:

          Sim, tal qual com o desktop.

          Porém são dois links: o da app para instalar, e o das propriedades de conexão para localizar o RIA Server.

          É que no desktop estas propriedade já estão embutidas na páginas HTML de instalação do client, por isso parece que elas nem existem 🙂

  4. Daniel disse:

    Olá!

    Digamos que seja desenvolvido uma aplicação que será usada por várias pessoas ao mesmo tempo, como o Servidor gerencia as aplicações abertas e as requisições de informações dos dispositivos. Ele atribui um ID para cada sessão? e Como é o Licenciamento dessa Tecnologia?

    Grande abraço!

    • Manoel Frederico disse:

      Daniel,

      o usuário com a app (módulo de execução) aberta e rodando no dispositivo móvel é apenas mais um usuário da solução RIA. Há uma sessão aberta para ele no RIA Server, com controles de timeout para inatividade e comunicação constante entre o client & o server.

      Funciona da mesma forma que o client Windows Desktop

  5. Rodrigo Junior disse:

    Bom dia, parabéns pela ótima palestra. Estou com dúvida referente à compatibilidade dos mobiles com o .net, e como foi feito aquele gráfico que aparece na aplicação Mobile Demo. Obrigado

    • Manoel Frederico disse:

      Rodrigo,

      Recursos que sejam específicos de uma plataforma, como o .NET, podem ser usados do lado ‘server’ e devem ser evitados do lado ‘client’, exceto se fosse optar por ter interfaces diferentes e fazer o ‘switch’ dinamicamente de qual vai utilizar, em função da plataforma detectada na execução.

      O gráficos da app ‘Mobile Demo’ são montados via javaScript dentro de páginas HTML.

  6. Higor disse:

    Então não é necessário baixar o Magic Client para rodar a aplicação ou baixar ?

    • Manoel Frederico disse:

      Higor,

      O Magic Client precisa ser baixado e instalado na primeira vez, para o primeiro acesso. Depois disso, não é mais necessário alterar este app em função de mudanças na aplicação, pq toda regra de negócio e design de interface ficam nos metadados gerenciados pelo RIA Server.

      Estes metadados chegam ao client por ‘download’, a todo o momento, mantendo a solução sempre atualizada no lado do client.

  7. Roni Emerson disse:

    Bom dia Rodney e Fredy, gostei muito do treinamento, hoje foi bem corrido aqui, mais acompanhei através do meu smatphone e até a minha estação, é que eu estava fora e cheguei depois de 40 minutos de apresentação. Estão de parabéns pela iniciativa desse formato de divulgação. Depois vou ver com mais calma e pegar os detalhes. Forte abraço. Roni Emerson – Elétrica Cidade – Uberlândia-MG

Novo Comentário