Agenda de TI em 2014 – Integração – Conduzida por nuvem, mobilidade empresarial, big data e a necessidade de fazer melhor

shutterstock_56039809Como empresa de software e fornecedor de serviços para empresas nos mais diversos setores, desde seguros e indústria até área médica, biotecnologia e desenvolvedores independentes de software (ISVs), adquiri conhecimento significativo sobre as prioridades de TI nas empresas para 2014. Com base na posição que ocupo, percebo que as empresas e o TI esperam obter um número crescente de projetos de integração.

Quer sejam desenvolvidos de maneira centralizada ou por unidades individuais de negócios, os projetos de integração estão mudando de algo que foi “interessante” para “necessário” – exigindo atenção e orçamento imediatos.

Os quatro fatores centrais que resultaram nessa tendência são:

Essas tendências não estão somente resultando num aumento de demanda por integração; elas estão, também, criando novas demandas por soluções de integração.

A NUVEM

Cada vez mais empresas estão migrando sistemas importantes de TI para a nuvem a fim de reduzir custos. Um novo sistema corporativo com base em nuvem gera a necessidade de integração com outras aplicações back-end, seja para recriar processos de integração previamente estabelecidos ou para criar processos totalmente novos.

shutterstock_100605349A integração com sistemas com base em nuvem apresenta novos desafios e exigências ainda mais rígidas de uma solução de integração em comparação à integração com sistemas no local. Por exemplo, a sua solução de integração tem de oferecer meios seguros para conectar os seus dados locais à nuvem sem comprometer o seu firewall.

Considerando que algumas empresas estão sendo ousadas a ponto de migrar todos os seus sistemas de TI para a nuvem (a sua pode ser a próxima), pode ser uma boa ideia ter certeza de que a sua solução de integração seja capaz de rodar, também, na nuvem.

MOBILIDADE CORPORATIVA

Não há dúvidas de que a mobilidade corporativa é o caminho do futuro. Aplicativos que disponibilizam dados da empresa remotamente e permitem que os usuários visualizem e atualizem informações em tempo real aumentarão a produtividade e a inovação. Uma solução de integração permite que você mobilize, conecte e crie automações, precisamente os processos corporativos dos quais você precisa em seus sistemas back-end, de modo que a sua empresa, os clientes e os parceiros possam trabalhar com mais eficiência.

Por exemplo, um aplicativo móvel que integre, em tempo real, CRM, ERP e o Sistema de Gerenciamento de Estoque pode permitir que um representante comercial emitindo um pedido no local (ou em qualquer lugar, a qualquer hora) possa verificar quando o produto pode ser enviado e informar ao cliente exatamente quando ele deve receber a mercadoria. O seu vendedor não apenas fecha a venda graças ao excelente serviço prestado, mas economiza muito tempo de todos os envolvidos.

Isso não quer dizer que o processo seja fácil. De acordo com a recente pesquisa The Global State of Enterprise Mobility (O Estado Global da Mobilidade Corporativa) feita com profissionais da área, fornecedores de soluções e analistas, por iniciativa da Enterprise Mobility Exchange, mais de um terço (36%) de todos os entrevistados acredita que a integração com sistemas existentes é o maior desafio na implantação de tecnologia móvel. Esse fator ficou um pouco atrás na pesquisa comparado a questões de gerenciamento (40%), mas bem acima de gargalos no orçamento (28%). As quantidades surpreendentes de 60% dos analistas e 55% dos fornecedores de soluções concordam, relatando que a integração com sistemas existentes é o principal obstáculo para a implantação do sistema móvel.

crossPlatformImage1[1]Portanto, a sua solução de mobilidade deve apresentar um componente poderoso de integração, incluindo adaptação para sistemas desatualizados otimizada para diversos sistemas predominantes no mercado e uma ampla variedade de adaptadores integrados para tecnologia que se conecte virtualmente a qualquer sistema, sistema operacional, banco de dados e padrão anterior. Uma solução de integração abrangente e comprovadamente de nível corporativo reduz os riscos de seu projeto de mobilidade e aumenta o retorno de investimento, uma vez que a mesma solução pode permitir a criação de diversos aplicativos corporativos para tornar móveis quaisquer combinações de processos corporativos de back-end. Além disso, conectores verificados e validados para quaisquer sistemas populares de TI significam que eles seguem as diretrizes e versões dos distribuidores, garantindo que o investimento em integração estará protegido enquanto os sistemas de TI evoluem com o passar do tempo e reduzindo seu custo total de aquisição.

BIG DATA

As empresas armazenam uma imensidão de dados em sistemas corporativos individuais. Esses estoques de dados não favorecem análises de big data. Por exemplo, o Cliente A aparece separadamente nos sistemas de CRM, ERP, Atendimento ao Cliente e Marketing. É difícil rastrear e correlacionar o seu comportamento usando análises de big data sem a possibilidade de acessar a todos os dados simultaneamente em tempo real pelo fato de o seu armazenamento de dados estar desatualizado; por isso, a sua análise e as decisões não serão satisfatórias. É nesse caso que a integração de dados precisa entrar em ação.

shutterstock_73443445 [CMYK]-01A integração projetada para atender às análises de big data é a tônica para soluções de integração com base em in-memory data grid (IMDG). Uma solução in-memory data grid alavanca o processador para armazenamento de dados em vez de gravá-lo em um disco. O processamento rápido e de baixa latência garante acesso rápido às informações fundamentais da empresa. Juntas, as funções de IMDG de alta disponibilidade, clusterização, escalabilidade elástica e de falha e recuperação tornam IMDG indispensável para soluções de integração de longo prazo.
Simplesmente, FAZER NEGÓCIOS DE UMA FORMA MELHOR

Observe os seus sistemas e processo corporativos. Muitos sistemas corporativos armazenam informações duplicadas como registros de clientes e códigos de produtos no seu CRM e no ERP. Atualizações realizadas em um sistema devem ser manualmente realizadas no outro, e, às vezes, pode ocorrer algum atraso ou erro de transcrição. Um número crescente de empresas está escolhendo a integração para automatizar esses processos e tornar o local de trabalho mais agradável e eficiente.

Além disso, com foco total em serem voltadas ao cliente, muitas empresas estão compreendendo os benefícios da integração entre CRM, ERP e outros sistemas relacionados a vendas, finanças, atendimento ao cliente e gerenciamento, que desfrutam de uma visão em 360 graus com base no sistema com o qual estiverem mais familiarizadas. Isso não apenas fornece melhor atendimento ao cliente, como oferece melhores oportunidades de crescimento de vendas. Vamos encarar; há muitas oportunidades de crescimento nos negócios por meio de integração. Se você puder fazê-lo facilmente por meio de uma solução de integração sem necessidade de programação, e puder usar a mesma solução de integração para diversos projetos, você será capaz de acrescentar uma vantagem competitiva à sua empresa.

iStock_000014094734LargeTudo bem, TI, vocês estarão muito ocupados durante o próximo ano. Mas você pode respirar fundo. Alguns de meus amigos analistas consultaram uma bola de cristal e me contaram que você não será responsável por todo o trabalho, as unidades de negócios que estão solicitando essas soluções tomarão conta da tarefa e vocês serão os facilitadores, garantindo que a empresa continue em operando normalmente.

UMA PREVISÃO BÔNUS

Até 2016, eu me arrisco dizer que todos as empresas possuirão uma plataforma de integração completa incorporada nas suas infraestruturas de TI.

Não importa como a integração o afetará pessoalmente em 2014, desejo que você tenha um ano feliz, saudável e produtivo. A minha bola de cristal diz que você terá.

Artigo Original

Vice President, Global Marketing
Tania Amar – Vice President, Global Marketing – Magic Software

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