A Força de Vendas do iPad: Aumentando a Produtividade nos Negócios

ipad-field-workMais e mais departamentos de vendas, serviços de campo e de indústrias estão buscando os tablets pela portabilidade de um smartphone, mas com a tela maior e a possibilidade de uso de teclados mais semelhantes ao de um notebook. Com a Apple responsável por absurdos 89% das ativações de tablets nas empresas, o iPad é, sem dúvidas, rei da arena nas empresas.

Uma das formas de uso mais poderosas dos iPads é na automação de vendas. Com um iPad em mãos, vendedores podem acessar e casualmente guiar um cliente até a apresentação de vendas correta, demonstrar seu produto e então acessar sistemas bac-kend para gerar cotação de preços, checar disponibilidade e confirmar datas de entrega, realizando em apenas um encontro presencial o que anteriormente levava uma semana ou mais.

Na verdade, forças de vendas móveis estão ficando tão acostumadas a usar tablets que a consultoria Forrester gosta de mencionar uma empresa que organizou uma competição para ver quem do departamento de vendas poderia navegar pelo website cometendo o menor número de erros enquanto segura o iPad de ponta cabeça (para que o cliente do outro lado da mesa veja o conteúdo no sentido correto).

Aqui estão dois exemplos de aplicações de automação de forças de vendas que aumentaram significativamente a eficiência de vendas.

O Banco Japonês: De Smartphones para iPadsshutterstock_164970437

Um banco do Japão oferece empréstimos, hipotecas, cartões de crédito e ainda fornece serviços de leasing para uma vasta gama de equipamentos para construção, manufaturas, negócios e instituições médicas.

Anteriormente, o banco havia desenvolvido um sistema de automação de força de vendas para Windows Mobile que era usado para fazer contatos, agendas e para rastreamento de performance de vendas. Contudo, o banco também queria usar dispositivos móveis para rascunhar e revisar acordos longos de leasing e a pequena tela do smartphone dificultava este propósito.

Ao migrar sua aplicação para o iPad, eles puderam aumentar a utilidade da maior tela à base de toque para criar, confirmar e fechar propostas de venda fora do escritório, na frente do consumidor. Isto adicionou conveniência, não apenas pela redução de papel e burocracia, mas pela eliminação de desnecessários passos no processo de venda que aumentaram a produtividade entre 30 e 40%.

Como o app original foi criado com uma plataforma de desenvolvimento de aplicações e a migração permitiu a alavancagem da mesma lógica de negócios, a migração foi completada em dois meses, resultando em um aumento imediato da eficiência de vendas e um rápido ROI.

O Fabricante de Colchões Alemão: Um Aplicativo de Vendas e Serviço para iPad

Um fabricante de colchões alemão armou sua força de vendas com iPads para servirem de catálogo móvel e aplicação do ponto de venda. O sistema de automação da força de vendas inclui acesso ao histórico de pedidos e produtos disponíveis em estoque. Vendedores podem fechar acordos em trânsito, diminuindo o ciclo de vendas de maneira significativa e reduzindo o custo de vendas.

O iPad também ajuda a melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor. Se um varejista reclama de mercadorias defeituosas, a equipe de vendas pode fotografar e compartilhar instantaneamente com gerentes no escritório. Isto simplifica o lento processo de preencher formulários, e/ou devolver mercadorias defeituosas, enquanto ajuda a construir confiança e um maior nível de cooperação com seus consumidores.

Ao usar uma plataforma de desenvolvimento de aplicações, o atacadista pode criar sua automação de força de vendas no iPad utilizando uma equipe existente. Além de reduzir os custos iniciais de desenvolvimento, permite manter, atualizar e melhorar o sistema sem precisar depender de terceiros.

Conclusão

De acordo com o IDC, o número de aplicações empresariais otimizadas para mobilidade irá quadruplicar até 2016. Enquanto automação de força de vendas for o ponto de contato mais próximo com o consumidor, é natural que iPads sejam introduzidos para aumentar a eficiência de cada passo do processo de vendas e assim diminuir ciclo e custo de vendas.

Com todos os novos benefícios que ainda estão sendo descobertos, novos recursos de dispositivos, e novas habilidades técnicas necessárias, uma plataforma de desenvolvimento de aplicação multicanal rápida pode diminuir os riscos e os custos de desenvolvimento, manutenção e atualização de apps empresariais para iPad.

Artigo Orginal

Managing Director - Magic Software Europe
Stephan Romeder – Managing Director – Magic Software Europe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *