Como exibir tópicos do Twitter nos Programas eDeveloper/Magic xpa

Conversar com o cliente é sempre bom. Ainda mais para dizer as coisas que são importantes que ele saiba a nosso respeito. Mais ainda, se disso depende o sucesso da solução oferecida a ele.

Onde nós podemos dar a ele estas informações, sem que ele as peça explicitamente, e que chegue até ele de forma direta? Na tela dos sistemas que oferecemos.

A tela principal (de fundo) sempre foi um local para a nossa arte e propaganda. Mas agora, pode servir também de canal direto de acesso ao cliente.

Os usuários de Visual Studio, por exemplo, têm esta experiência com o produto da MS, onde a tela principal de trabalho é área de recepção de ‘feeds’ pertinentes ao que está sendo feito: tecnologia e desenvolvimento.

Neste ‘post’, vamos mostrar como exibir tópicos do Twitter ( http://twitter.com/ ) em nossos programas eDeveloper / Magic xpa (UniPaaS). O exemplo disponibilizado para download está em Magic xpa(1.8 sp1d), mas posso ser feito em eDeveloper 9.4 também.

Para acessar os tópicos de um determinado usuário (vamos nos ater aqui apenas aos posts públicos), basta acessar a API do Twitter (http://apiwiki.twitter.com/Twitter-API-Documentation ), com esta url: http://api.twitter.com/1/statuses/user_timeline.xml?screen_name={usuário}&count={qtde_de_posts},

ex: http://api.twitter.com/1/statuses/user_timeline.xml?screen_name=@MagicSoftwareBR&count=5

Isso pode ser feito facilmente em eDeveloper/Magic xpa com a função HTTPGet().

O resultado da chamada é um Xml com os dados dos posts e dos usuários que fizeram estes posts, ex:

Texto do post: /statuses/status[?]/text

Usuário que fez o post: /statuses/status[?]/user/name

Imagem do Usuário: /statuses/status[?]/user/profile_image_url

e assim por diante.

No programa exemplo, usamos a função HTTPGet() para obter o Xml dos posts, salvamos ele (que vem como um BLOB) em disco, usamos o I/O Xml Direct Access para extrair os dados do Xml, e a função HTTPGet() mais uma vez para baixar (download) a imagem do usuário. Tudo isto é salvo em tabela de memória e apresentado num grid:

O programa exemplo está na forma de componente, para fácil acoplamento em qualquer sistema Magic xpa. Ele também roda em uma thread separada, para não atrapalhar o usuário (não queremos isso) durante as suas atualizações, que ocorrem a cada 1 hora.

O programa pode ser obtido através do link: http://files.magicsoftware.com.br/UniTwitter.zip

Manoel Frederico - Gerente de Produto e Magic Evangelista
Manoel Frederico – Gerente de Produto e Magic Evangelista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *