Você Está Pronto Para a Mobilidade Corporativa?

Andrei Migatchev – CTO Magic Software South Africa

Quase todas as pessoas que conhecemos nos dias de hoje possuem um dispositivo móvel, pode ser um telefone, um smartphone, um tablet ou um laptop com conectividade de rede e com capacidade de transmitir voz e dados. A capacidade de se comunicar de qualquer local se tornou uma necessidade ao invés de uma luxúria, e nós ficamos frustrados quando não podemos realizar uma ligação ou enviar uma mensagem à alguém no mesmo instante em que pensamos nisso.

Nós utilizamos dispositivos móveis todos os dias em nossas vidas pessoais, mas como nós os utilizamos em nossos locais de trabalho?

Mensagens de voz e de texto, email e diários eletrônicos estão agora em um lugar comum, mas como podemos estender as capacidades dos dispositivos móveis além da simples comunicação e colaboração em ambientes empresariais?

Antes de tentarmos responder esta pergunta, vamos olhar para muitos outros aspectos da computação móvel que são pertinentes para a utilização de dispositivos móveis além da comunicação de voz e de dados. O primeiro e principal é a segurança. Como as organizações podem garantir o uso confidencial e autorizado de informações transmitidas para um dispositivo móvel: Com os avanços das soluções B2B e a computação em cloud, garantindo canais de comunicação entre dispositivos de clientes e um provedor de serviço de mais de uma conexão é relativamente simples. No que se diz respeito à segurança do próprio dispositivo móvel, a capacidade de “travar” certas funcionalidades de usuário adicional e uma administração remota, em particular se os dispositivos forem roubados ou perdidos.

O próximo aspecto a ser considerado é a compatibilidade da aplicação. As soluções para qualquer dispositivo móvel do mercado? Existem numerosas tecnologias móveis e plataformas disponíveis ao consumidor, e um vendedor de software precisa potencialmente oferecer e manter múltiplas soluções para os clientes destes vários dispositivos. Aplicações empresariais podem ser entregues via um navegador web, com características de quase todos os dispositivos móveis fabricados hoje, mas isso coloca várias outras preocupações.

Embora o mecanismo de entrega continue o mesmo para todos os dispositivos, diferentes navegadores processam a apresentação de maneiras diferentes. Enquanto é difícil padronizar uma única plataforma, é igualmente desafiador padronizar um único navegador através de múltiplas plataformas. Portanto, um conjunto mínimo de funcionalidades, que são disponíveis nos navegadores mais comuns, devem ser selecionados. Isso invariavelmente compromete a aparência e a sensação de funcionalidade da aplicação.

Aplicações entregues pela web requerem uma constante conexão com os servidores da aplicação, e fornecer o mínimo ou nenhum acesso ao local de funcionalidade do próprio dispositivo, assim como nos locais de armazenamento de arquivos e dados, GPS, câmera e daí por diante.

 

Quando a escolha é feita para entregar ao cliente uma aplicação completa para um dispositivo móvel, a necessidade da tecnologia, ou até de múltiplas tecnologias, necessidades a serem realizadas, nem mesmo Java é suportado nas plataformas móveis disponíveis. Isto coloca em risco o desenvolvimento e a manutenção de múltiplos clientes aplicações empresariais na plataforma escolhida com o potencial dos clientes ficando “fora de sincronia” e sua capacidade de oferecer a mesma funcionalidade necessária. Além do mais, a forma da aplicação móvel aumenta a complexidade enquanto ela requer uma separação entre os negócios e a lógica da aplicação para uma camada apresentada que garanta que nenhuma função será duplicada sem necessidade.

Resumindo, “a extensão dos recursos dos dispositivos móveis além da simples comunicação e colaboração em um ambiente empresarial” requer as seguintes ações:

  • Endereçar as preocupações a respeito da segurança e da compatibilidade da aplicação
  • Arquitetar mentalmente uma solução móvel com uma estratégia clara
  • Realizar escolhas bem informado e com olhar no futuro das plataformas e tecnologias
Realizar parcerias com organizações e vendedores especializados em mobilidade empresarial muitas vezes reduz os riscos associados com a extensão do desenvolvimento caseiro com um grande esforço para plataformas desconhecidas. Também, ao descobrir que tecnologia da informação não previne uma empresa de se mudar para o espaço da computação móvel, mas na realidade apóia completamente as tomadas de decisão podem começar a serem focadas em suas próprias visões ao invés de em seus medos.
Você está pronto para a Mobilidade Corporativa?
Na Magic, nós estamos.
Andrei Migatchev – CTO  Magic Software South Africa  

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *