12 Diferenças nas Plataformas de Aplicações Corporativas Móveis

Prefácio

tc_mobile1

Para se obter sucesso em um mundo de negócios móveis competitivos e dinâmicos, você precisa de uma solução que otimize os seus processos de negócios e que aproveite com eficiência o seu conhecimento e os ativos para te ajudar a ser um vencedor.

Escolher a plataforma de aplicações de negócios móveis (MEAP – Mobile Enterprise Application Platforms) correta irá elevar o seu nível de desempenho para novos níveis. Nossa tecnologia de ponta, a prova de futuro e altamente escalável irá permitir que você tenha acesso aos sistemas de sua empresa em tempo real e de qualquer local, enquanto utiliza as capacidades nativas de seu smartphone ou tablet.

Tempo de resposta para o mercado é crucial se você quer estar na frente nesta competição. Entretanto, é importante que você escolha o MEAP que permita que você implante rapidamente qualquer aplicação de negócios em qualquer sistema operacional móvel a partir de um único esforço de desenvolvimento.

Operar em um ambiente móvel pode potencialmente expor seus sistemas de back-end a muitas falhas de segurança. Você precisa estar certo de que está usando uma solução forte e completa de nível empresarial que garanta proteção de seus dados mais sensíveis.

Resumo Executivo

Uma plataforma de aplicação móvel (MEAP) deve dar a você a habilidade de desenvolver e executar apps de plataformas móveis de maneira simples e eficiente. Use este documento para identificar as diferenças entre MEAPs e para que você possa fazer sua própria comparação.

A escolha de um MEAP pelo seu departamento de TI deve ser a decisão tecnológica mais importante que você fará em muito, muito tempo. Seu MEAP irá determinar como você cria apps, o que você desenvolve e o quão rapidamente você implantará aplicações móveis pelo resto da década e mais. Isso poderá afetar positivamente suas estratégias de cloud, bem como alavancar seus investimentos de TI e até influenciar na continuidade do seu CIO.

A avaliação dos vendedores de MEAP é, portanto, uma decisão que requer uma cuidadosa atenção e a consciência das fundamentais diferenças que persistem entre MEAPs. O documento destaca as diferenças que a Plataforma de Aplicações Magic xpa e as ofertas de implantação móveis entregam e o quão importante podem ser esses fatorespara a sua empresa.Após sua avaliação, acreditamos que você vai concordar com forma de trabalho colaborativa da Magic, aplicação mais inteligentes e plataformas de integração, e a abordagem de metadados fornecerá a abordagem mais à prova do futuro para atingir a excelência em mobilidade empresarial.

 

Introdução

Ao invés de empenhar o exercício do auto-serviço e fornecer uma detalhada comparação dos vendedores de MEAP e suas ofertas, nossa proposta é destacar as fundamentais diferenças que percebemos entre a implantação móvel da Plataforma de Aplicações Magic xpa e as diversas outras ofertas. Ao fazer isso, esperamos sinceramente que você possa ficar mais bem informado e tome as decisões mais acertadas sobre o melhor MEAP para as suas necessidades.

MEAPs são projetados para facilitar o desenvolvimento e a implantação de aplicações móveis para as empresas e que vá ao encontro das necessidades dos seus clientes, parceiros e funcionários. Eles suportam múltiplos dispositivos móveis e plataformas para garantir uma maior adoção. Eles trabalham no conceito de multi-plataformas para trazer os benefícios do “escreva uma vez, execute várias”. Isto obviamente tem a intenção de ampliar a velocidade do desenvolvimento e reduzir os esforços de programação. MEAPs tendem a ser baseados em um repositório, permitindo ao desenvolvedor reutilizar um código existente. Na teoria, eles precisam apenas de uma pequena equipe de desenvolvimento, resultando em um melhor tempo de reposta ao mercado e possibilitando execuções nativas garantindo excelentes experiências baseadas nas expectativas dos usuários de cada dispositivo e plataforma.

 

12 Diferenças Fundamentais Entre MEAPs

Como cada vendedor de MEAP alcança seus objetivos depende de um número de fatores. Enquanto nós esperamos encontrar uma relativa igualdade entre os competidores na categoria de MEAP, nossa análise competitiva tem mostrado a nós que existem sérias diferenças entre MEAPs que podem trazer impactos futuros no sucesso ou no fracasso de suas estratégias de negócios móveis. Se você estiver avaliando MEAPs, você deve entender essas diferenças entre as plataformas e as companhias que as oferecem antes de você tomar sua decisão.

 

1 – Sem Necessidade de Codificação Nativa

Com alguns outros MEAPs, as habilidades de codificação nativas são requisitadas para completar projetos ou realizar mudanças. Alguns fornecedores de MEAP surpreendentemente não completam o processo de criação de um app móvel para um dispositivo específico. Programação manual e ajustes são necessários. Deve-se cuidadosamente avaliar quando o MEAP é verdadeiramente uma solução completa através das plataformas ou então se é um gerador de código. Se ajustes são necessários, a plataforma tomará conta de “aparar as arestas” do código, em outras palavras, se os desenvolvedores ajustam o código manualmente, irão esses ajustes serem refletidos no IDE do MEAP? Se não, graves problemas com versões irão ocorrer.

Com a Plataforma de Aplicações Magic xpa, o desenvolvedor não tem nenhuma necessidade de ajustes. Nós acreditamos que os MEAPs que falham na prevenção de necessidades de desenvolvimento pós geração de códigos, não estão fazendo jus ao propósito inerente das plataformas de aplicações

 

2 – Sem Necessidade de Depuração Nativa

Com vários outros MEAPs, as depurações (Debuggers) nativas devem ser utilizadas para testar os apps móveis. Quando os outros MEAPs forçam você a depurar suas capacidades de implantação em um dispositivo específico, então você será forçado a escrever um código para corrigir os problemas detectados durante o teste nativo. As necessidades de testes nativos em múltiplos dispositivos também complicam os procedimentos de teste em um grande nível. A equipe de testes tem que aprender com as diversas e diferentes ferramentas de teste e a probabilidade de erros nos testes aumenta pela complexidade de aprender e recordar a idiossincrasiadas ferramentas de depuração nativas.

Com a Magic, você nunca precisa usar um depurador nativo. O MEAP da Magic cria apps que são testados e depurados dentro do ambiente do MEAP. A Magic oferece desenvolvimento multi-plataformas, testados e implantados enquanto outros fornecedores de MEAP possuem apenas a solução para desenvolvimento e execução. A plataforma de aplicações da Magic possui apenas um depurador para aprender e usar, não quatro (ou mais.)

 

3 – Suporte para Tradicionais Plataformas Corporativas

A Plataforma de Aplicações Magic xpa oferece desenvolvimento eexecução em dispositivos móveis, assim como uma capacidade adicional de criar aplicações para desktop, client-servidor e Web. A maioria dos outros MEAPs são tão imaturos e novos em seus ciclos de vida que eles suportam apenas apps móveis e não possuem as capacidades para suportar outros tipos de execução de aplicações. Isso resulta em códigos duplicados para estes ambientes e não tem chance de reutilizar lógicas de aplicações existentes para criação de novos apps móveis.

A Plataforma de Aplicação Magic xpa é capaz de compor uma lógica de aplicações no lado do servidor de seus serviços existentes de Java, .NET, SOA-enabled e Web para o mais alto nível de produtividade.

 

4 – Experiências GUI Nativas e Híbridas

As execuções móveis da Magic oferecem recursos aos desenvolvedores para controlar o “look and feel” do app móvel, dessa forma eles podem desenvolver especificamente algo no visual nativo para cada dispositivo sem nunca ter que se capacitar em programações nativas.  Para se obter aceitação do usuário é necessário que apps para BlackBerry pareçam com outras apps para BlackBerry, os apps para iPhone pareçam como os apps populares de iPhone e assim por diante. Alternativamente, se a gestão quiser uma abordagem mais uniforme, a Magic pode ser usada para criar aplicações em HTML5 (browse-based) como uma alternativa para o suporte de dispositivo nativo. Para a maioria das organizações, apps HTML5 genéricos não irão atingir os níveis mais altos de aceitação e produtividade do usuário, ainda assim se esta for a decisão tomada, a plataforma de aplicação da Magic suporta totalmente a estratégia de implantação. Além disso, o Magic xpa permite o desenvolvimento de apps híbridos que combinem o uso de HTML5 de uma maneira que seja completamente transparente ao usuário.

 

5 – Amplas Opções de Integração

Ambas as Plataformas de Aplicação Magic xpa e a Plataforma de Integração Magic xpi oferecem uma ampla série de opções de integração para o desenvolvedor. Com o Magic xpa, a interoperabilidade técnica com protocolos de mensagens, protocolos de comunicação, bases de dados, Web Services, e até recursos do sistema IBM i estão inclusos. Adicione a Plataforma de Integração Magic xpi, e você ganha uma biblioteca completa de componentes de aplicação de nível empresarial e adaptadores tecnológicos com um elegante agente de integração e uma arquitetura de servidor que inclui monitoramento completo da integração de negócios. A Magic possui uma caminhada sólida de integração back-end de níveis empresariais e um conjunto de ferramentas de integração para integrarem sistemas de TI empresariais, dados e processos com o MEAP. Integração em sistemas back-end é um componente crucial de fornecimento de aplicações B2E, B2B e B2C. Outros vendedores de MEAP fornecem apenas uma biblioteca não testada de API handlers. Isto não é uma solução de integração porque isto não inclui verdadeiramente um barramento de comunicação multi-thread que facilite o mapeamento de dados, a transformação de dados, mensageria ou roteamento. A Magic oferece muito mais que apenas uma biblioteca de API handlers, ao invés disso entrega uma verdadeira abordagem livre de códigos para integração que pode salvar centenas e até milhares de horas no tempo de desenvolvimento.

 

6 – Solução Global Multi-língua

A oferta de implantação de mobilidade da Magic entrega suporte multi-moedas e multi-línguas através de Unicode e outras tecnologias embutidas. Se você precisar de uma solução global, fornecedores iniciantes de MEAP têm limitado o alcance apenas para a América do Norte. Muitos fornecedores caem dentro da categoria de empresas iniciantes e imaturas e têm sérias limitações de alcance globais e de experiência internacional. Entretanto, a Magic oferece suporte local e serviço nos maiores mercados nos países ao redor do mundo, além de possuir uma rede de serviços profissionais madura através de mercados globais emergentes. Centros de suporte ao redor do mundo oferecem serviços “24×7 follow-the-sun” através de sistemas de suporte eletrônicos e call-centers. Além disso, os Serviços Globais Magic e a rede de serviços profissionais de mais de 2.500 parceiros de negócios treinados com nossa tecnologia estão disponíveis para oferecer consultoria estratégica, assistência de desenvolvimento customizada e acordos de níveis de serviço (SLA) necessários. A Magic é a melhor opção para empresas que atuam num mercado global ou para aquelas que aspiram atuar.

 

7 – Implantação com melhor custo-benefício

As ofertas de implantação de mobilidade da Magic possuem uma abordagem estratégica abrangente garantindo mínimo custo, mínimo risco e máxima eficiência em projetos de mobilidade empresarial. Os benefícios de tal abordagem incluem a otimização de recursos, alta produtividade e rápido retorno do investimento.

Utilizar uma aplicação com abordagem por metadados é um ótimo método para atingir um resultado eficiente na implantação da mobilidade empresarial, uma vez que elimina as necessidade de uma replicação pesada de lógica, dados e processos, e para uma re-engenharia da arquitetura central. Nenhum outro MEAP incorpora o paradigma da Magic de eficiente desenvolvimento,  comprovada ao longo de três décadas e usado por milhões de pessoas em aplicações de missão crítica em todo o mundo.

8 –Segurança de Nível Corporativo Garantido

Trabalhando sobre camadas seguras, com recursos embutidos, como a criptografia dos dados transmitidos e armazenados em cache, autenticação robusta dos usuários, atribuição de papéis, proteção contra tentativas de acesso aos sistemas de back-end. Tudo isso fornece segurança de nível empresarial e faz com que a transição para a mobilidade empresarial seja viável com suas estratégias de negócios. A comprovada arquitetura para Aplicações Ricas de Internet (RIA – Rich Internet Application) da Magic garante a segurança da aplicação e evita os riscos de segurança do navegador móvel. Além disso, a tecnologia intermediada de integração da Magic é fundamentalmente mais segura que as abordagens de outros MEAP, os quais expõe os sistemas e dados da empresa ao acesso direto através da firewall.

 

9 – Não Fique na mão, conte conosco

A Magic está no mercado há 30 anos e vem crescendo rapidamente. Outros fornecedores de MEAP estão iniciando e sem garantias de que eles sobreviverão nestes tempos de incertezas econômicas ou evitar aquisições que acabem por eliminar o suporte de suas plataformas embrionárias. A indústria é volátil, fusões e aquisições são muito prováveis e plataformas inteiras irão desaparecer sendo engolidas por outras prioridades estratégicas. A escolha de um fornecedor com uma história mais estável irá garantir que a plataforma escolhida tenha mais chances de existir no futuro e permitir à você uma migração de suas aplicações móveis independente de novas tecnologias empresariais e ambientes móveis que o futuro possa trazer.

 

10 – Finanças mais Fortes que Qualquer Fornecedor de MEAP

Como uma empresa pública, registrada na NASDAQ e regulamentada pela Comissão de Segurança e Intercâmbio, nossas declarações financeiras auditadas são uma questão de registro público. No ano passado, Investidores da Bolsa colocaram a Magic no topo de 1% das companhias públicas em ternos de desempenho financeiro (pelo crescimento consistente de receitas e pela rede de rendas). Fornecedores iniciantes raramente irão fornecer declarações financeiras auditadas exibindo suas receitas, lucratividade, dinheiro em caixa e posição de dívidas. Se uma empresa é relutante em fornecer suas demonstrações financeiras, então você corre sérios riscos de estar lidando com uma empresa que está a beira da falência financeira. Se as demonstrações financeiras estão disponíveis, procure um crescimento consistente de receitas e lucros.

 

11 – Maior Compromisso com o MEAP

Um dos outros fornecedores de MEAP no mercado pertencem à companhias de aplicações ERP. Funcionários têm deixado as companhias em massa e as fusões têm deixado o futuro de seus MEAPs em dúvida. Não existe esse tipo de confusão ou dúvidas na Magic. A Mobilidade Empresarial está no coração da estratégia de nossa empresa e nós procuramos fornecer aos departamentos de TI plataformas tecnológicas de aplicação e integração necessárias para uma estratégia de mobilidade empresarial de sucesso. Estes outros fornecedores MEAP têm uma empresa mãe que adquiriu o MEAP para servir à sua base de clientes de ERP, que claramente possuem propostas com necessidades muito maiores desejadas pelo mercado do que apps personalizados em dispositivos móveis. É amplamente especulado que o futuro destes MEAPs sejam ofertas incertas para o mercado.

 

12 –Roadmap mais Claro e Visão Abrangente

A Magic possui estratégias coerentes para os sistemas corporativos, apps móveis e para o cloud. Nós oferecemos a garantia de que todas estas soluções sejam baseadas em uma única plataforma com arquitetura orientada a serviços (SOA). As plataformas da Magic são capazes de compor aplicações existentes de Java, .NET, COBOL, RPG e outros ambientes. Sabemos nossa direção no sentido da mobilidade empresarial em termos de suporte para GPS, câmeras, agendas e outras capacidades móveis incorporadas na maior parte dos dispositivos. A plataforma da Magic é capaz de reutilizar tudo que você tem hoje e apresentar uma estratégia coerente para a implantação de soluções em todos os ambientes que você precisará estar A Magic trabalha em colaboração com nossos clientes no desenvolvimento do nosso roadmap para tornar seus esforços a prova de futuro e garantir a disponibilidade da escolha mais inteligente para o desenvolvimento de apps móveis agora e nos anos futuros.

 

Conclusão

Se você tem sido perguntado sobre como encontrar maneiras de desenvolver apps empresariais para dispositivos móveis, então você tem uma decisão a tomar. Entender essas diferenças fundamentais irá permitir à você focar-se nas questões corretas para permitir que você faça uma comparação efetiva e evitar de ter dificuldades de programação, que é caro para desenvolver apps e praticamente impossível de mantê-los. Quando o ritmo e as mudanças do mundo de desenvolvimento de apps móveis são acelerados, a escolha de ferramentas que abstraiam o desenvolvedor de tratar os detalhes técnicos do ambiente do dispositivo é mais importante do que nunca, e é isso que a Magic faz.

As ofertas móveis da Magic implementam uma poderosa e versátil abordagem orientada a metadados, fornecendo uma independência de dispositivo e uma plataforma a prova de futuro para uma implantação móvel rápida, simples e com ótimo custo-benefício.

 

Equipe de Marketing da Magic

Novo Comentário