‘Remote Debugging’ com o Magic xpa

O Magic xpa (uniPaaS) possui um recurso muito interessante e prático, que é a possibilidade de executar um debug da aplicação remotamente.

Significa que quando um usuário de sua aplicação/sistema (<app>.ecf) estiver executando-a com o Magic xpa RunTime (UniRTE.exe), você pode abrir o projeto fonte dela (<app.edp>) com o seu Magic xpa Studio (UniStudio.exe), e fazer o debug à distância.

Para executar esta tarefa, é preciso fazer alguns ajustes no ambiente do Magic xpa RunTime (que está executando a aplicação .ecf).

No menu Options -> Settings -> Environment, pasta “System”, habilite o Magic xpa a permitir debug remoto, e informe em qual porta tcp ele estará aguardando a conexão do Magic xpa Studio:

NOTA: a máquina deve estar acessível remotamente (intranet ou internet, dependendo de onde estiver o Magic xpa Studio que fará o acesso, e a porta tcp pode precisar ser liberada no firewall)

Peça para que a aplicação (.ecf) seja aberta e executada no Magic xpa RunTime, até o ponto onde deseja iniciar o debug:

No Magic xpa Studio, abra o projeto que corresponde à aplicação que deseja depurar:

Acesse o menu Debug ->Attach to Remote Engine, e informe os dados da conexão remota ao Magic xpa RunTime:

NOTA: o usuário é necessário para realizar o “login” no Magic xpa RunTime, já que a aplicação pode ter um direito específico definido para permitir “debug” remoto.

O título da janela do Magic xpa Studio vai mostrar que o debug remoto está ativo. Acesse o menu Debug -> Break Now para iniciar a depuração da aplicação remota:

 

Para finalizar a sessão de debug, simplesmente acesse o menu Debug -> Detach From a Remote Engine

Manoel Frederico - Gerente de Produto e Magic Evangelista
Manoel Frederico – Gerente de Produto e Magic Evangelista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.