Utilizando um Sistema de Controle de Versões com Magic xpa

Um Sistema de Controle de Versões (VCS) mantém um conjunto organizado de diferentes versões de arquivos que são criados ao longo do tempo como parte de u projeto de desenvolvimento Magic xpa (uniPaaS).

Com um VCS, você retorna a versões anteriores, e compara versões para ver correções entre elas. Mesmo que você não tenha utilizado um VCS antes, você pode estar familiarizado com eles, se usar ferramentas de edição colaborativa, tais como wikis. Na Wikipedia, por exemplo, qualquer artigo pode ser revertido para uma versão anterior ou comparado às versões anteriores. Esses mesmos recursos são fornecidos para os desenvolvedores Magic xpa que usam um VCS.

Além de manter informações sobre a versão e o gerenciamento das comparações e reversões, um VCS também permite que vários programadores trabalhem no mesmo projeto com mais facilidade. Um VCS permite que as alterações feitas por desenvolvedores individuais sejam mesclados no repositório do projeto global e previne erros que poderiam ocorrer quando duas ou mais pessoas trabalham no mesmo aspecto de um projeto de desenvolvimento e substituir o trabalho de outros.

Devido ao Magic xpa suportar o SCC API, você pode escolher um sistema de VCS que tenha o equilíbrio perfeito entre sofisticação e simplicidade para suas necessidades. A maioria das funções que são suportadas pelo seu aplicativo VCS será realmente acessível diretamente a partir do Magic xpa Studio. Você pode salvar versões de seu projeto e acessar qualquer versão salva em um momento posterior. Você pode acompanhar as mudanças entre as versões. Você pode reverter alterações para a parte desejada do seu projeto a partir da versão atual para qualquer versão anterior. Com um VCS, você também pode proteger arquivos e implementar um sistema de “checking-out” de partes do projeto a serem modificadas. Este procedimento protege os arquivos que você está modificando de serem modificados ou substituídos  por outro desenvolvedor Magic xpa ao mesmo tempo. Você também tem a capacidade de ver quem fez alguma mudança específica ou alterações na sua aplicação.

As opções de Controle de Versões no menu controle de versões são:

  • Check Out Object
  • Check In Object
  • Undo Checkout
  • Get Latest Version
  • Get Proj Latest Version
  • Differences
  • History
  • Checked Out Objects
  • Add to VC Server
  • Exclude Project
  • Work Offline
  • Offline Objects

Quando você quiser trabalhar em um objeto, você precisa fazer check-out. Até que você faça isso, o objeto será somente leitura. Quando você faz check-out de um objeto, ele copia a versão mais recente para  sua unidade local. Programas dentro do repositório do programa podem ser verificados como unidades individuais, no entanto, todos os outros repositórios são verificados como um único objeto total que contém o repositório inteiro. Assim, mudanças na fonte de dados, por exemplo, devem ser feitas rapidamente, a fim de liberar o acesso à fonte de dados para outros desenvolvedores.

Embora alguns sistemas de controle de versão permitam check-out simultâneo, o Magic xpa não permite isso. Somente um desenvolvedor pode verificar um programa por vez. Fazer check-out é fácil. Basta se posicionar sobre o programa no repositório do programa que você deseja verificar e clicar no ícone Check Out Object na barra de ferramentas. Até que o programa seja devolvido ao repositório, ninguém será autorizado a fazer alterações no programa.

Todas as funções de controle de versão mencionadas funcionam de forma simples similar à função Check Out Object. Com o controle de versão como parte do seu aplicativo Magic xpa, a equipe de desenvolvimento é melhorada e os projetos são concluídos de forma mais eficiente e com menos problemas de comunicação.

Glenn Johnson - Senior VP Magic Software Enterprises Americas
Glenn Johnson – Senior VP Magic Software Enterprises Americas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.