Veja nesta publicação, como criar e utilizar QRCodes em suas aplicações Magic xpa.
O QRCode, introduzindo de forma bem resumida, é uma evolução do código de barras e tem como principais atrativos o formato livre de representação de dados e otimização do espaço físico, permitindo uma quantidade bem maior de contéudo em menor área impressa.
Muitas formas diferentes podem ser empregadas para a geração deste código, e aqui mesmo neste Blog já havíamos compartilhado uma maneira que usa o Google Charts para geração on-line .
Desta vez, vamos usufruir do recurso da integração nativa do Magic xpa com o MS.NET., e utilizar uma biblioteca .NET que gera QRCodes como arquivos de imagens.
Arquivos de imagem podem tanto ser usados em impressões, quanto em telas ou páginas web, e não dependem por exemplo da existência de recursos específicos (ex: fontes TTFs) na máquina do usuário final da aplicação.
Várias são as opções de bibliotecas .NET para esta finalizadade, e neste post usaremos uma gratuita chamada ZXing.
*Nota: bibliotecas free utilizadas neste ou em outros posts, não são de nenhuma responsabilidade da Magic Brasil, e não estão sujeitas a suporte pela Magic Brasil.
De posse dos módulos (DLLs) que compõem a ZXing, devemos deixá-los em uma pasta acessível à aplicação, no momento de sua execução. Geralmente que possa ser referenciada por nomes lógicos, e todas estas DLLs devem ficar juntas. Assim:
Em seguida, registramos estes assemblies MS.NET no CRR da aplicação:
Desta forma, podemos criar um pequeno código (snippet) dentro do programa Magic xpa, para gerar uma imagem QRCode a partir de parâmetros simples, como conteúdo, dimensões e formato:
O resultado, são imagens (BMP ou PNG) que podem ser inseridas facilmente em telas ou relatórios de aplicações Client Server ou RIA do Magic xpa:
Baixe deste endereço um projeto exemplo com o Magic xpa 3.3, e usufrua dos benefícios da ZXing em suas aplicações*.
*Nota: Em RIA Mobile, é possível utilizar-se esta técnica também, mas sempre com a geração do lado "server" da aplicação, o que implica na necessidade do download da imagem gerada para o dispositivo móvel, antes de poder exibi-la.
Quer conhecer o Magic xpa? Baixe a versão gratuita (Single User Edition) deste endereço: http://info.magicsoftware.com/Magic-xpa-Free-Single-User-Edition
Para receber os artigos do Blog Magic Brasil em primeira mão no seu email, registre-se aqui