Conversão simplificada de Documentos e Planilhas do OpenOffice™

Ao final deste post ficou uma pergunta “se o usuário da aplicação não tiver o Microsoft Office?”, o objetivo deste post é responder esta questão realizando a mesma conversão utilizando o OpenOffice™.

Converter documentos e planilhas do Open Office™ pode ser simples e basta que o usuário de sua aplicação tenha o OpenOffice™ instalado, os usuários do Magic xpi já desfrutam desta possibilidade com os componentes Microsoft Word e Microsoft Excel, mas e os usuários do Magic xpa como obter este benefício? A resposta para a pergunta anterior é muito simples: basta utilizar o SDK do OpenOffice™ e namespaces de interoperabilidade. No ambiente de desenvolvimento além do OpenOffice instalado, instale também o SDK do OpenOffice™. Os namespaces utilizados abaixo estão localizados em (Local da Instalação do SDK do OpenOffice\sdk\cli\) como estas DLLs precisarão existir no ambiente de produção copie-as para um local dentro de seu projeto e apontando-as com nomes lógicos conforme as telas a seguir:

NOTA: Lembre-se que o usuário que for utilizar este exemplo deve ter o OpenOffice™ instalado.

NOTA: Faça este apontamento em todas as DLLs.

Para o exemplo que faremos será necessário instalar no mínimo os produtos Writer e Calc do OpenOffice pois vamos converter um documento RTF para PDF e uma planilha XLS  para CSV, os formatos utilizados são só exemplo e você poderia converter para outros formatos, veja os formatos suportados em documentos do OpenOffice clicando aqui:

Agora vamos imaginar como faríamos isso manualmente. Abriríamos o documento ou planilha e utilizamos o salvar como, certo? Pois bem, basta agora fazer isso programaticamente.

Teremos uma tela bem simples para converter os documentos e planilhas abaixo:

Agora, nos programas que convertem o documento e a planilha basta ter um handler para o evento do botão com a operação Invoke. NET com o nome do método e argumentos configurados conforme as telas a seguir:

Complementando as telas anteriores é necessário implementar os códigos .NET para converter documentos e planilhas.

Veja abaixo as imagens que demonstram a implementação do .NET Code, note que há barra de rolagem; consequentemente não é possível visualizar o código por completo, então baixe o exemplo que está contido ao final do post.

Veja também este projeto exemplo baixando deste endereço. Ele foi criado com o Magic xpa 2.2e pode também ser acessado com o Magic Home Edition.

Jeronimo Alberto da Costa - Consultor Técnico Magic
Jeronimo Alberto da Costa – Consultor Técnico Magic

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.