“Quero ver para Crer”: Salesforce e Lotus Conectados

“Quero ver para crer!” diz o ditado. “Salesforce e Lotus podem trabalhar juntos.” Você acredita nisso? Olhe para a foto das margaridas amarelas, parece real, à princípio. Mas aí você percebe que as pontas das margaridas são líquidos como tinta amarela. Neste caso, eu vejo isso. Parece real. Mas não é. Muito parecido com muitas das chamadas “demos” mostrando Lotus e Salesforce trabalhando juntos, ou a promessa inerente a um produto denominado “Connect for Lotus Notes”, oferecido pela Salesforce.com.

seeing is belieiving daisies

 

A verdade, no entanto, não é exatamente o que parece. Embora ambos Lotus Notes / Domino e Salesforce.com oferecem APIs, estes não se comunicam uns com os outros  “out-of-the-box”. Integração através de APIs requer intermediação e isso é melhor realizado por uma plataforma de integração.

Muitos departamentos de TI estão lutando para encontrar uma maneira de integrar Salesforce.com e outras aplicações Force.com, com Lotus Notes e Domino,  especialmente desde que Salesforce anunciou que não suporta “Connect for Lotus Notes” com as versões mais recentes do sistema operacional Microsoft Windows.

Você pode optar por usar tanto o Notes ou o Windows 7 (ou posteriormente) com “Connect for Lotus Notes”, mas não os dois juntos. O problema é considerado gravíssimo. Muitas empresas começaram a usar o CRM Salesforce, pois fornece uma visão consolidada de comunicação com o cliente como um dos principais benefícios.

Gerentes de Clientes de Sucesso da Salesforce afirmaram, por exemplo, que: “Infelizmente, neste momento o Windows 7 não é suportado quando usado com “Connect for Lotus Notes”. Na verdade, “Connect for Lotus Notes” da Salesforce.com só suporta o Microsoft ® Windows ® 2000, Windows XP Professional ou Windows Vista ® (apenas 32 bits) com o IBM ® Lotus Notes ® versão 8.x ou mais recente. Além disso, se a sua organização usa um modelo de design do Lotus Notes personalizado (.ntf) com os campos modificados, a conexão para o Lotus Notes pode não funcionar como esperado. Esta situação deve piorar no caso do produto “Connect for Lotus Notes” eventualmente ser abandonado pela Salesforce.

Esses tipos de lacunas entre os sistemas têm estimulado os departamentos de TI  a adotar a plataforma de integração Magic xpi para Lotus Notes e Salesforce CRM. Os usuários só querem uma solução ao seu trabalho, mas os departamentos de TI querem algo que oferece confiabilidade de nível empresarial e escalabilidade integrada. Assim, os departamentos de TI estão começando agora a investigação de aquisição da Plataforma de Integração Magic xpi porque ela automatiza conexões entre sistemas Lotus Notes/Domino, Salesforce, e Force.com. e outros sistemas.

Magic xpi é avaliado em 5 de 5 estrelas em AppExchange. Quando você participar de uma demonstração de uma ferramenta de integração que diz fornecer integração do Notes e Domino, faça-os provar isso.

Especialmente faça-os provar o suporte para algo mais que não apenas para um e-mail simples (apesar de ser útil também).

Magic xpi parece ser a única plataforma de integração com o suporte especifico aos ecossistemas Salesforce .AND. Force.com .AND. Lotus Notes .AND. Lotus Domino.

O uso da termo lógico .AND. é intencional na frase anterior. Magic vai fazer isso funcionar.

English and Original Version

Glenn Johnson -  Senior VP Magic Software Enterprises Americas
Glenn Johnson – Senior VP Magic Software Enterprises Americas

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *