Magic xpi Monitor “SnapShot”

Veja como tirar uma “foto'” das informações apresentadas pelo Magic xpi Monitor.

Toda a vida de um projeto Magic xpi, durante sua execução, passa (é armazenada) pelo GigaSpace XAP.

São diversos objetos e propriedades que funcionam como tabelas de dados (o GigaSpace é um In-Memory Data Grid), contendo todos os detalhes do que está acontecendo no momento e do que está programado para ainda acontecer:

 

A imagem de exemplo acima mostra o objeto (tabela) Alert“, que fica armazenado no “MAGIC_SPACE(banco de dados), e contém todos os alertas gerados e ativos.

 

O Magic xpi Monitor, ferramenta de monitoramento das integrações, pesquisa estes dados destes objetos (tabelas) e apresenta-os através de uma interface Web:

 

Ele faz isso através de constantes (repetidas) “consultas” a estes objetos/tabelas, relacionando os dados entre si e formatando a sua apresentação.

Por exemplo, os dados dos “Alertas“:

 

são os registros consultados da tabela/objeto “com.magicsoftware.xpi.server.data.helpers.Alert“.

Já os “Agendamentos” ativos na integração:

 

são os registros consultados da tabela/objeto “com.magicsoftware.xpi.server.data.server.Scheduler“.

E assim se repete, por todos os painéis apresentados.

*Nota: "Activity Log", "BAM" e "ODS" são diferentes (exceções). Seus dados não vem do GS, mas diretamente do BD interno do Magic xpi.

 

Isso que é feito pelo Magic xpi Monitor é possível porque o GigaSpace XAP provê uma vasta API Java para acesso ao seu conteúdo:

https://resources.gigaspaces.com/api/JavaDoc10.1/index.html?index-all.html

 

com centenas de classes e métodos para manipular e consultar o seu conteúdo.

 

De forma que podemos (por exemplo), por intermédio desta API, fazer as mesmas consultas dos dados apresentados pelo Magic xpi Monitor e guardar estes resultados em arquivos (formatados ou texto simples), mantendo um histórico regular dos status (snapshots) das integrações ou transmitindo (broadcast) estes relatórios para outros sistemas ou pessoas.

 

Com a interface “com.j_spaces.core.client.SQLQuery” podemos formatar consultas “estilo SQL” para qualquer dos objetos do space.

Com a interface “com.j_spaces.core.IJSpace” temos acesso à instância em execução do GigaSpace XAP,  onde poderemos executar as consultas criadas usando (por exemplo) o método “readMultiple“.

 

Veja o mesmo resultado do Magic xpi Monitor mais acima, agora extraído via GS API e apresentado no console do SO (Windows):

 

Ficou curioso?

Pode baixar deste link um exemplo (Java Eclipse) de como extrair dados dos projetos Magic xpi, de dentro do GigaSpace XAP.

Fique ligado no Blog MagicBR, para mais dicas.

Manoel Frederico Silva – Gerente de Tecnologia e Evangelista MAGIC – Magic Brasil
Manoel Frederico Silva – Evangelista MAGIC – Magic Brasil

 

Para receber os artigos do Blog Magic Brasil em primeira mão no seu email, registre-se aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.