Desde que o módulo de execução (deployment) do Magic xpa abraçou os sistemas operacionais móveis (iOS, Android …), algumas dúvidas tem surgido a respeito de como reproduzir nestes novos sistemas, funcionalidades comuns da plataforma MS-Windows.
E uma que aparece de forma recorrente é: como fazer gráficos no sistema que estará rodando nos dispositivos móveis?
Felizmente, geralmente existem mais de uma solução para um único problema. E algumas delas, são até simples e fáceis.
Se considerarmos que a arquitetura RIA do Magic xpa prevê que haja uma conexão internet entre o dispositivo e o mundo exterior, e também que o Magic xpa possui a capacidade de embutir Web Browsers em suas telas para produzir um sistema híbrido, porque não apresentar estes gráficos usando o Google Charts?
O uso do Google Charts se baseia na ideia de que uma página HTML qualquer pode conter scripts que invocam serviços Google, fornecendo dados (fonte de informações) e recebendo em resposta um gráfico que representa estes dados.
Por exemplo, considere o código fonte HTML abaixo:
A parte destacada são os dados que quando fornecidos à API do Google Charts, fazem retornar um gráfico (neste exemplo, de pizza 3D), a respeito destes dados.
Então, se substituirmos dinamicamente estas informações por dados do nosso sistema, e solicitarmos para abrir a página num Web Browser dentro de uma tela do Magic xpa RIA Mobile, o que aconteceria?
Isto:
Baixe deste endereço um projeto exemplo Magic xpa 2.5, e veja como é simples e rápido gerar gráficos RIA (Windows ou Mobile).
* Requer o MS.NET Framework 4 instalado na máquina do RIA Server
Estou usando esta dica, e está sendo muito apresentável na hora de negociar um projeto Mobile ao cliente final.
Bem Legal Alex.
Obrigado pelo feedback!!!
Muito útil essa matéria.
Atualmente em meu ERP eu utilizo o OWC e até que funciona muito bem.
Fizemos um programa que lê uma TEMP e para qualquer gráfico que precisamos gerar, preenchemos essa TEMP e chamamos o programa de visualizar gráficos.
abraços.