Exemplos de Integração e Cenários do CRM Sugar com ERP

Uma série de processos de negócios vitais passam entre o SugarCRM e seu sistema de ERP. Independentemente de você usar o Oracle EBS, JD Edwards, PeopleSoft, SAP, Microsoft Dynamics, Syspro, Lawson, Sage, NetSuite ou algum outro sistema, sua empresa pode beneficiar-se considerando a melhor forma de automatizar a integração entre o SugarCRM e seu ERP.

Para cada exemplo há muitos cenários a serem explorados. Embora eu tenha discutido anteriormente esses cenários e como eles se relacionam com o Salesforce CRM, eu acho que vale a pena repetir como eles se aplicam nestes casos de uso junto ao SugarCRM.

SugarCRM Integration

Integração de Catálogo de Endereços.

Informação do contato do cliente é necessário tanto no SugarCRM como no seu sistema de ERP. As regras de negócios referentes ao sincronismo de informações do catálogo de endereços entre SugarCRM e sistemas de ERP constituem um tema de extrema importância para que a TI suporte as operações de usuários e líderes das diversas linhas de negócios de sua empresa. No SugarCRM a tabela chave é sugarcrm.contacts e em um sistema como o JD Edwards é F10101. Outras tabelas SugarCRM a serem consideradas são usuários, prospects, leads e contas. Deve ser dada atenção especial a como evitar duplicação, resolução de ambiguidade e alteração de endereço. Para este propósito, você também pode querer incorporar data append API como a da TowerData em seu fluxo de integração Magic xpi. Além disso, tabelas como sugarcrm.email_addr_bean_rel vão definir conexões pai para contatos, e assim por diante.

Informação de Crédito & Cobrança.

Processos de Vendas, serviços, crédito e cobrança, todos influenciam uns aos outros e afetam os clientes numa variedade de formas inter-relacionadas. Qualificação de oportunidades, Pipeline e previsões de Vendas no SugarCRM podem ser afetados pelo crédito e status de cobranças mantidas no seu sistema ERP. As decisões de crédito e práticas de cobranças podem ser influenciadas pelo histórico de serviços e também por chamados em aberto. A urgência e a prioridade de serviços e atividade de suporte também podem serem influenciados por dívidas ou por oportunidades no pipeline relacionada com uma conta particular. Somente com a integração e visibilidade da informação podem esses dados influenciarem corretamente estes processos de negócios inter-relacionados. Notificações, alertas e escala precisará cruzar as barreiras departamentais tradicionais em muitos casos fazendo uma ponte entre SugarCRM e seu ERP.  Campos personalizados do SugarCRM podem ser usados ​​para esse fim ou você pode alocar um campo existente na conta como “rating”, por exemplo, para esta finalidade. Outra abordagem é a de simplesmente registrar o status de crédito para o histórico de atividades em um determinado dia de cada mês e os pagamentos à medida que ocorrerem, ou algo nesta linha.

Sincronização de transações eCommerce.

Com web on-line e transações comerciais de eCommerce de vários tipos, talvez nem o SugarCRM e nem seu sistema de ERP podem ser o repositório de informações mais importante. Sistemas como o Magento, VirtueMart, PrestaShop, ZenCart, osCommerce, OpenCart, Volusion, Interspire, Yahoo! Stores, Shopify, IBM WebSphere Commerce, Shopatron, WebJaguar, etc. Somente através da integração de processos de negócios pode-se ter certeza de que as informações do eCommerce estão alinhadas com os principais processos de negócios de uma forma que permitam visibilidade e o acesso à informação necessária.

Formação de Preços.

A integração entre SugarCRM e ERP em torno de informações sobre preços podem variar do simples ao complexo. Quando os preços são baseados em commodities, configurações complexas, as estimativas de trabalho e outros fatores variáveis ​​entram em determinações de preços, os preços terão de ser acessados com precisão e usados tanto por seu sistema ERP como pelo  SugarCRM. As regras de negócios em torno de preços podem ser gerenciadas pelo módulo avançado de preços em sistemas como o JD Edwards e simplesmente compartilhada com a tabela sugarcrm.products do SugarCRM, usando os fluxos de integração Magic xpi. Esta tabela SugarCRM tem campos para preço, custo, desconto, fórmula de preços, fator de preços, valor contábil, etc.

Catálogos de Produtos.

Da mesma forma, a integração de catálogo de produtos e a sincronização dos dados do Cadastro de Itens podem ser complexos e vai usar a mesma tabela sugarcrm.products. Tabelas relacionadas incluem: product_product; documents_products; contracts_products; products_audit; projects_products; product_product; product_types; product_categories; and product_bundle_product. Em muitas empresas, os dados do catálogo de produtos vem de uma variedade de fontes (CRM, ERP, produtos, Sistemas de Configurador de Produtos, Gerenciador do Ciclo de Vida do Produto (PLM, em inglês), etc.). Gestão dos dados e metadados do catálogo de produtos torna-se bem complexo e o arquiteto de dados e analista de negócios podem usar Magic xpi para automatizar decisões sobre as regras de redundância, informações latentes, validação de dados, prioridade de origem etc.

Ciclo da Oportunidade ao Pedido.

Os processos de conversão de oportunidade em cotação e de oportunidades em pedidos vai variar de empresa para empresa. Em um negócio de varejo, o processo pode ser quase irrelevante, enquanto em um negócio de fabricação complexa, pode haver múltiplas camadas e processos de aprovação envolvidos nessas conversões. Na maioria das empresas que utilizam o SugarCRM, o processo terá de abranger tanto SugarCRM quanto o seu sistema ERP após o recebimento do pedido ou em algum outro ponto iniciador do processo. O Editor de processo de negócio Magic xpi pode ser muito útil para ilustrar esses processos de negócios para que os analistas de TI possam ganhar o entendimento do processo junto aos tomadores de decisão de negócios, antes de finalizar os detalhes do fluxo de processos de negócios em especifico. Tal como acontece com todos os exemplos discutidos aqui, um fluxo de Integração Magic xpi pode chamar Sugar CRM Web Services para ler e atualizar uma única entrada ou para múltiplas entradas. Um evento no sistema ERP (como um pedido) pode ser monitorado por Magic xpi para atualizar os campos da tabela sugarcrm.quotes SugarCRM como date_quote_closed e order_stage conforme necessário. Inversamente, uma cotação fechada no SugarCRM pode ser usada para desencadear um pedido real no sistema ERP. Para conseguir isso, o cadastro de produtos e preços precisam ser cuidadosamente sincronizados entre os sistemas.

Remunerações em Vendas.

No SugarCRM, cálculos de comissões exigem personalização, geralmente relacionada a oportunidades. Então remuneração de vendas é outra área que frequentemente exige integração de processos e sistemas entre o SugarCRM e o ERP. Muitos dos métodos mais lógicos de remuneração de vendas requerem dados validados de ambos os sistemas de ERP e CRM, a fim de fazer seus cálculos. Os valores de remuneração aprovados calculados então precisam ser registrados nos vários sistemas envolvidos também. Algumas remunerações de vendas de terceiros podem ser parcialmente ou totalmente integrados com o sistema de CRM, mas a integração com o ERP é menos comum. Ao puxar os dados de ambos os sistemas de CRM e ERP, análise de remuneração de vendas e métodos podem usar técnicas sofisticadas com base nas taxas de conversão de vendas reais e conquistas alcançadas pelo vendedor. Integração automatizada e orquestração desses processos e as exceções a eles é essencial para que a compensação de vendas seja realizada de uma forma que não é onerosa para TI, vendas, RH e profissionais de contabilidade.

Esses sete processos de negócios comuns entre SugarCRM e seus sistemas de ERP são apenas alguns exemplos. A Plataforma de Integração Magic xpi pode automatizar qualquer um desses processos de negócios e inúmeros outros, de acordo com suas regras de negócios específicas.

Glenn Johnson -  Senior VP Magic Software Enterprises Americas

Glenn Johnson – Senior VP Magic Software Enterprises Americas

 

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