Especificando os requisitos de sua Plataforma de Integração

Se você precisa mapear os requisitos de uma plataforma de integração para implementar em sua empresa, aqui estão alguns requisitos que eu consideraria:

Ter um único estúdio. Eu me inclinaria fortemente para uma arquitetura de integração baseada em um desenho de fluxo de integração único, ao invés ferramentas separadas para ESB, SOA, Data, ETL, BPM, etc

Mapeamento de Dados. Procure recursos de transformação de dados que sejam totalmente visuais, incorporando técnicas de arrastar e soltar com ilustrações gráficas das conexões de dados de origem e destino, bem como o uso de sinalizadores de expressão. Isso simplifica o processo de fazer conexões de dados e visualizá-las depois.

Processos em Tempo Real, Quase Tempo Real e Agendados. Procure flexibilidade em uma suite de integração que simplifique a criação de fluxos de integração de processos de negócios com base nas necessidades de seus processos de negócios. O Studio deve ser capaz de orquestrar processos em tempo real, quase em tempo real, agendados e assíncronos.

Orientação por Eventos. Desenvolva seus fluxos de integração com uma plataforma capaz de definir triggers baseadas em eventos como HTTP, FTP, verificações de diretório, Web services e muitas outras metodologias de trigger.

Arquitetura Orientada a Serviços. Procure por uma abordagem estabelecida que seja usada na arquitetura orientada a serviços (SOA). Com a plataforma de integração correta, todos os processos de negócios podem ser publicados como serviços SOA. A orientação a serviços é essencial nos ambientes de hoje – móveis, em nuvem e baseados em APIs.

Gerenciamento Total de Processos de Negócios. Procure uma solução que seja uma suite de gerenciamento de processos de negócios centrada na integração com recursos para orquestração e gerenciamento de processos e fluxos de trabalho. Processos de integração síncronos e assíncronos devem ser possíveis. Procure uma IDE fácil de usar para que você possa criar alarmes, alertas e escalonamentos nos processos de negócios. Estes precisam ser enviados usando opções de comunicação omnichannel incluindo e-mail, SMS, SNMP e feeds de mídia social.

Monitor embutido. A Plataforma de Integração selecionada deve ter um monitor que inclua painéis ou logs que permitam monitorar seus processos de integração e de negócios. Essas informações podem ser usadas para melhorar o desempenho do processo e para outros fins.

Desenho Visual de Processos. Procure um estúdio de desenho de integração que use uma abordagem totalmente drag and drop and configure (arrastar, soltar e configurar) com uma representação visual e gráfica de processos de negócios, incluindo execução paralela e condicional. Opte por uma abordagem de código zero. E ainda assim você vai querer fazer isso um ambiente como o shell do Visual Studio que é, portanto, familiar para um grande número de desenvolvedores.

Documentação Completa do Projeto e Manutenção. Idealmente, os processos de negócios do estúdio de design, os fluxo de integração e os editores de topologia oferecem todas as facilidades para a documentação do projeto. A documentação permite a manutenção futura do projeto, mesmo quando a equipe original do projeto não estiver mais disponível.

Integração total em ambos os lados do Firewall. Procure uma solução de integração que, além da nuvem, possa ser instalada dentro do firewall de sua empresa ou em um ambiente hospedado na nuvem. Como resultado, ela deve ter recursos completos de BPM, arquitetura orientada a eventos e SOA, bem como recursos completos de sincronização, replicação, integração e orquestração em todos os processos de negócios.

Biblioteca de Componentes Abrangente. Idealmente, a plataforma de integração deve incluir dezenas de componentes, métodos, assistentes e gateways para ajudá-lo a construir a integração necessária para orquestrar processos de negócios.

Web services. A plataforma de integração também deve incluir recursos completos para publicar e assinar Web services usando REST, JSON, SOAP, WSDL, UDDI e outros métodos. Isso permite compartilhamento de dados de terceiros e SOA para seus processos de negócios.

Suporte à fila de mensagens de vários fornecedores. Muitos aplicativos corporativos legados, aplicativos de grandes fornecedores e aplicativos especializados usam algum tipo de tecnologia de fila de mensagens. Sua plataforma deve ser capaz de ler, formatar, enviar ou receber mensagens dos sistemas de fila de mensagens fornecidos pelos principais fornecedores, incluindo Microsoft Message Queue (MSMQ), WebSphere MQ (IBM) e JMS (Oracle / Sun).

Integração Web Completa. Uma plataforma de integração adequada também inclui um componente HTTP que permite interação completa com sites e outras tecnologias que usam o protocolo HTTP para enviar e receber informações. Fazer scraping de HTML, transformar e transportar dados de/para HTML usando HTTP PUT e HTTP GET é automático usando a Plataforma de Integração Magic xpi.

Suporte a e-mail. É claro que sua Suite de  Integração também deve ser capaz de enviar ou receber mensagens de e-mail usando protocolos genéricos de e-mail e interagir com servidores de e-mail (Google, Domino, MS Exchange) como parte de um processo de negócios.

Interfaces de Aplicação. Procure um componente que seja projetado para integração com um ou mais de seus principais sistemas de TI corporativos, como ERP ou CRM. Se não houver nenhum componente disponível para o seu ERP e CRM, então você deve avaliar cuidadosamente a capacidade de  trabalhar com a API do seu sistema ERP ou CRM.

Requisitos exclusivos. Finalmente, considere quaisquer requisitos exclusivos para o seu tipo de negócio, estratégia ou ambiente. Encontrar essa vantagem de negócio única muitas vezes significa fazer coisas diferentes de uma perspectiva de processos de negócios e que incluirão diferenças na integração dos processos de negócios.

Dito isso, que você tenha sucesso com a especificação dos requisitos de desenvolvimento e implementação de projetos  de sua  plataforma de integração de sistemas.

 

Glenn Johnson - Senior VP Magic Software Enterprises Americas
Glenn Johnson – Senior VP Magic Software Enterprises Americas

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