Desenvolvimento em equipe com controle de versão gratuito

Muitas vezes já me perguntaram sobre como trabalhar em equipe, ou seja, mais de uma pessoa desenvolver um mesmo projeto e minha resposta sempre foi a mesma, dizendo que existe o suporte para o controle de versão no Magic xpa ou Magic xpi utilizando ferramentas externas que tem este propósito (controlar versão de arquivos).

Para saber quais tipos API o Magic xpa suporta clique aqui e para o Magic xpi clique aqui.

Antes de prosseguir no post, se você não estiver ambientado no que estamos falando é importante analisar os endereços abaixo.

Ferramentas de controle de versão gratuita/open source como CVS normalmente é trabalhoso de ser implantado (regra não válida para todas as ferramentas), neste sentido surge a possibilidade de utilizar o Team Foundation Server conhecido pela sigla TFS em sua versão Express lançada recentemente, e é nisto que vamos atuar neste post. Veja neste post os pontos interessantes de se trabalhar com o TFS.

 

1ª Parte Preparação do Ambiente 

No servidor que é a máquina que ficará centralizada os projetos instale e configure:

caso haja dúvida em instalar ou configurar clique aqui e siga os passos até a instalação e configuração.

Em cada máquina que utilizará os projetos com o TFS instale:
Nota: As versões aqui expostas devem ser respeitadas, veja que existe incompatibilidade entre versões dos produtos acima mencionados clicando aqui.
2ª Parte Preparação do Ambiente para trabalho em Equipe
Para trabalhar em equipe é necessário criar um projeto de equipe no TFS.
Acesse o botão do Windows “Todos os Programas/Microsoft Visual Studio 2012/Visual Studio 2012” veja na tela abaixo o caminho do menu, clique neste item posicionado.
Apesar do item inicial ser “Visual Studio 2012” é somente o Team Explorer for Microsoft Visual Studio 2012 (supondo que você não tenha o produto Visual Studio 2012 instalado), veja acessando o menu “Help/About Microsoft Visual Studio” que confirma esta afirmação.

Agora crie um projeto de equipe, veja como fazer a conexão do Team Explorer e a criação de projeto clicando aqui. Em meu exemplo criei um projeto chamado xpa para o Magic xpa e um projeto chamado xpi para o Magic xpi.

Outros itens relativos ao ambiente em equipe é o desligamento de uma característica do TFS de permitir múltiplos check-out, e é interessante ligar o “puxar última versão ao realizar um check-out”. Veja como mudar estes parâmetros clicando aqui.

 

3ª Parte utilizando nos projetos Magic xpa ou Magic xpi

Agora que o ambiente está pronto podemos adicionar projetos de Magic xpa ou Magic xpi no TFS.

Veja as imagens abaixo adicionando projetos do Magic xpa e Magic xpi e diferencie a ferramenta pelo quadrado vermelho.

 

 

Posteriormente aos passos acima abrirá uma tela conforma a imagem abaixo em ambos os casos (Magic xpa e Magic xpi) que realizará o “Check In” dos arquivos, clique no botão “Check In”.

 Agora em ambos os casos está disponível o trabalho em equipe veja a imagem abaixo mostrando o menu de trabalho em equipe.

Jeronimo Alberto da Costa - Consultor Técnico Magic
Jeronimo Alberto da Costa – Consultor Técnico Magic

2 comentários

  1. Boa tarde, Jeronimo, ótimo post. Estou seguindo seu tutorial, porem tenho muitos projetos que nao poderei migrar para XPA ainda da versão do unipaas 1.9N
    é possível utilizar o TFS com essa versão?

    1. Boa tarde Wesley,

      Sim pode usar normalmente com uniPaaS 1.9n.

      No post foi usado Magic xpa pois sempre usamos as últimas versões em post e demonstrações.

      At.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.