Adicione um “File Server” ao Magic xpi Monitor

Veja como adicionar um “Repositório de Arquivos(File Server) ao Magic xpi Monitor, para guardar os documentos anexados às mensagens.

Quando estamos desenhando um fluxo de integração no Magic xpi, é normal (comum) adicionarmos mensagens de “regras de negócio” junto ao “log de atividades” que é exibido no Magic Monitor.

Isso pode ser feito com os componentes SaveMSG ou BAM, ou pelo próprio recurso de Component Logging dos demais conectores da plataforma.

E um dos recursos destas mensagens customizadas, é a adição de anexos a elas:

 

Qualquer tipo de do conteúdo (documento) pode ser anexado às mensagens, e nestes casos, a mensagem possuirá um ícone a mais no Magic Monitor, informando que há documento associado que pode ser exibido:

 

Como toda informação exibida no “log de atividades” do Magic Monitor é um registro da tabela IFS_ACTLOG do BD interno do Magic xpi, estes documentos anexados também fazem parte destes registros e por conseguinte, ocupam espaço de armazenamento deste BD (Oracle, MSSqlServer ou MySQL).

 

É aqui que podemos adicionar um “File Server(Repositório de Arquivos) à plataforma.

 

Se no arquivos “IFS.INI” do projeto de configuração, definirmos uma pasta alternativa de localização de documentos anexos:

activityBlobFileLocation

 

O Magic xpi Server, que é quem transfere estas mensagens para a tabela IFS_ACTLOG, vai guardar esta informação do anexo como um arquivo na subpasta “<nome_projeto>\<data_execução>” dentro do local informado:

Nota*: O usuário do serviço do Magic xpi (Magic xpi ?.?? GSA), precisa ter direitos de leitura e gravação nesta pasta, especialmente quando é pasta de rede

 

e não em campo de regstro de dados na tabela, economizando assim, espaço de armazamento do BD.

Especialmente se o documento for razoavelmente grande, com 100kb, 300kb de tamanho por exemplo.

 

O Magic Monitor por suz vez, percebe esta configuração e puxa de lá o conteúdo a exibidir na sua tela, ao invés de fazer uma “query” ao BD para isso:

 

E assim mantemos a versatilidade dos anexos às mensagens de regras de negócio, sem onerar o espaço de armazenamento do BD.

 

Manoel Frederico Silva – Gerente de Tecnologia e Evangelista MAGIC – Magic Brasil
Manoel Frederico Silva – Evangelista MAGIC – Magic Brasil

 

Para receber os artigos do Blog Magic Brasil em primeira mão no seu email, registre-se aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *