A Nova Plataforma de Aplicações da Magic e o Framework .NET: O Melhor dos Dois Mundos

Glenn Johnson – Senior Vice President – Magic Software Americas

A nova Plataforma de Aplicações da Magic Software, uniPaaS 2.0, implementa um novo mecanismo de implantação .NET, que transforma qualquer aplicação uniPaaS já existente em uma aplicação .NET nativa. Segundo a Microsoft, o framework .NET é composto de um Common Language Runtime (CLR) que fornece uma camada de abstração sobre o sistema operacional; Bibliotecas de Classe de Base que entregam código pré-construído para tarefas comuns de programação de baixo nível, e soluções de tecnologias e  frameworks de desenvolvimento reutilizáveis e customizáveis ​​para as tarefas maiores de programação. O novo runtime do uniPaaS 2.0 utiliza o Windows Forms .NET como o front-end GUI para as aplicações. Para ser claro, o Windows Forms é o nome dado pela Microsoft para a interface gráfica de programação de aplicativos (API) incluída no Microsoft .NET Framework. O Windows Forms provê acesso nativo a elementos da interface do Microsoft Windows por encapsular a API Windows existente em código gerenciável. O uniPaaS 2.0 aproveita facilmente essa capacidade para fornecer recursos GUI magníficos para aplicações cliente/servidor e RIA. Na verdade, o uniPaaS 2.0 oferece total integração com o framework Microsoft. NET para melhorar significativamente o design da aplicação, sua funcionalidade e a experiência geral do usuário. O uniPaaS 2.0 também traz novas melhorias relacionadas ao RIA.

Com o uniPaaS 2.0, a Magic Software em breve estará oferecendo sua primeira Plataforma de Aplicativos Móveis Corporativos com suporte para dispositivos BlackBerry ou Windows Mobile 6.5 como plataforma client de implantação. Ambos devem vir imediatamente, e iPhone e Android chegam logo em um futuro próximo.

Em um press release no mês passado, a Magic Software Enterprises (NASDAQ: MGIC) incluiu uma citação de um gerente de produto da Microsoft sobre o uso da plataforma de integração da Magic Software para integração com o SharePoint. Com o lançamento do uniPaaS 2.0, fica claro que Magic Software está agora ainda mais estreitamente alinhada para alavancar tecnologias Microsoft Windows e .NET framework.

De fato, poderíamos mesmo dizer que o uniPaaS 2.0 é uma linguagem de programação NET (assim como também se pode dizer que é uma linguagem de programação IBM i ou uma linguagem de programação AIX ou uma linguagem de programação Linux). Então, a diferença é  que antes você apenas podia dizer que a programação cliente/servidor do uniPaaS 1.9 era uma linguagem de programação Windows. Agora, pode-se ver a plataforma de aplicações da Magic suportando plenamente e sendo totalmente suportada pelo framework .NET. Neste sentido, ela pode ficar ao lado do Visual Basic .NET e outras linguagens de programação .NET para servidores a clientes Windows, assim como pode da mesma forma ficar ao lado do RPG e do  COBOL para criação de aplicativos para  servidores IBM i, etc

A boa notícia para os departamentos de TI das empresas que adotaram o desenvolvimento de aplicações .NET como um padrão corporativo é que uniPaaS 2.0 agora atende (e mesmo ultrapassa) os requisitos por ser uma plataforma de aplicações framework .NET. Esta é uma boa notícia, porque ao contrário das linguagens .NET existentes, o uniPaaS superalimenta o .NET de uma forma que nenhuma outra abordagem pode fazer.

Como a plataforma de aplicações uniPaaS 2.0 da Magic Software turbina o desenvolvimento e a implantação de aplicativos de negócios? Primeiro, o uniPaaS acelera o desenvolvimento nas aplicações .NET, por fornecer uma metodologia de desenvolvimento fácil e simplificada que ainda abstrai o processo de desenvolvimento sem sacrificar o controle. Então, ele estabiliza o desempenho e a integridade operacional das aplicações, aproveitando nossas tecnologias comprovadas e altamente escaláveis.

Esta versão é apenas mais um exemplo da longa história da Magic Software de fornecer soluções que protegem seus aplicativos das mudanças de sistemas operacionais, clientes, servidores e outras tecnologias. Por ter suas aplicações de negócios à prova de futuro com o uso da plataforma Magic Software, você é capaz de superar a concorrência e todas as expectativas quanto à sua capacidade de se adaptar a quaisquer mudanças que o futuro pode trazer. Para saber mais, por favor acesse esses recursos.

2 comentários

    1. Olá Renato,

      Para conhecer o uniPaaS 2.0, você pode fazer o download do uniPaaS Jet, versão gratuita da ferramenta, disponível neste link: http://web.magicsoftware.com/unipaas-jet-download.

      A documentação do uniPaaS Jet inclui uma série de exemplos de programas prontos e também estão disponíveis treinamentos de auto-estudo, gratuitos.

      Reserve sua agenda para assistir ao webinar sobre o uniPaaS Jet em 04/Outubro: http://web.magicsoftware.com/JetWebinar_Oct.html

      Fico à sua disposição para mais informações.

      Um abraço,

      Adriana Mota
      adriana.mota@magicsoftware.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.