Treinamento para Desenvolvedores RIA – Como o crescimento em RIA para negócios abastece o mercado de trabalho
Glenn Johnson – Senior Vice President – Magic Software Americas –http://unipaas.blogspot.com
Rich Internet Applications são totalmente interativas como aplicações de software de negócios que são instaladas em um único servidor local e são acessíveis a partir de qualquer estação através da Internet. Aplicações RIA podem ser classificadas em duas grandes classes: baseada em browser e livre de browser.
A necessidade de uma força de trabalho qualificada no desenvolvimento RIA está gerando a procura por treinamento em uma variedade de linguagens e plataformas de desenvolvimento RIA. Com cerca de 360.000 programadores de aplicações nos Estados Unidos apenas e sendo o RIA uma das áreas mais quentes do crescimento do emprego na indústria de TI, você pode ter certeza de que dezenas de milhares de postos de trabalho – novos e altamente remunerados – serão abertos e exigirão habilidades de programação RIA para os próximos anos. Em uma década, 100.000 programadores com competências para desenvolvimento RIA serão necessários. O problema a meu ver, é que com a maioria dos principais abordagens, as ferramentas e habilidades necessárias para RIA são desnecessariamente complexos e fraturados.
Com a plataforma de aplicações uniPaaS para desenvolvimento RIA, existe um paradigma de desenvolvimento tanto para o lado Server quanto para o lado Client.Com todos os outros você deve aprender pelo menos duas linguagens: Adobe Air / Flex / Flash / Catalyst; Microsoft Visual Studio (Basic, C#, etc.) / Silverlight; AJAX / JavaScript / Java.
Então eu penso que muitos desenvolvedores consideram que é uma notícia muito boa que o treinamento gratuito para desenvolvedores RIA agora está disponível no centro de treinamento online “Magic University” da Magic Software Enterprises. Departamentos de TI inteligentes terão equipes treinadas como desenvolvedores uniPaaS e evitarão a inevitável escassez de programadores e arquitetos de sistemas com as múltiplas habilidades necessárias para produzir aplicações RIA coerentes.
De acordo com a descrição, o curso Getting Started with uniPaaS Rich Internet Application tem a intenção de ensinar o básico da programação com uniPaaS e Rich Client.
O principal objetivo da formação é que o estudante construa uma Aplicação de Negócios Rich Internet básica. Ao final do curso, o aluno terá concluído um projeto que é uma aplicação de treinamento que foi desenvolvida especificamente para o curso. Ao trabalhar para a conclusão do projeto de forma prática, o aluno aprende os fundamentos de como o uniPaaS funciona e como programar em uniPaaS.
Isto não é uma sessão leve de treinamento on-line. O curso contém 24 capítulos apresentados em ordem lógica, progredindo de tarefas simples para conceitos avançados. Para ser bem sucedido você deve realmente concentrar-se nas atividades práticas do curso. Ao trabalhar com exemplos e exercícios práticos, você irá descobrir o uniPaaS de A a Z no que se refere às Aplicações Ricas de Internet.
Com este treinamento, você estará se preparando com as habilidades necessárias para o desenvolvimento RIA de aplicações de negócios. Diferente de outras abordagens, você pode tornar-se produtivo mais rapidamente e desenvolver aplicações de modo auto-suficiente. Aqui está o que você pode esperar:
- Aprender os fundamentos do uniPaaS e como obter os melhores resultados da ferramenta.
- Familiariza-se com a interface do uniPaaS Studio.
- Conhecer wizards e utilitários uniPaaS
- Entender os conceitos uniPaaS
- Entender os padrões uniPaaS
- Criar uma aplicação de negócios uniPaaS que:
- Tem uma interface GUI completa.
- Trabalha com um banco de dados SQL.
- Exibe relacionamentos de fonte de dados de um para um e um para muitos
- Produz relatórios
Os 24 capítulos ou módulos cobrem tópicos envolvendo camada de dados, camada de lógica de negócios, camada de comunicação/transporte e camada de apresentação de sua aplicação.
- Introdução
- Interface uniPaaS Studio
- Seu primeiro programa
- Manipulação de dados
- Validação de dados
- Valores iniciais de configuração
- Controlando a aparência dos formulários
- Vendo conteúdo de fontes de dados
- Centralização de modelagem de objeto
- Conceito de Engenharia de aplicações
- Eventos
- Handlers
- Condicionamento de Bloco de Operações
- Repositório de Ferramentas de manipulação
- Utilitário de procura de referências
- Relacionamento de dados um para um
- Selecionando dados de uma lista
- Relacionamento de um para muitos
- Mais sobre o motor de implantação
- Relatórios
- Relatórios complexos
- Processando dados em grupos
- Menus
- Desenvolvimento da aplicação
Uma das claras diferenças com uniPaaS é sua abordagem dirigida a metadados. Eu penso que esta é uma das razões por que o uniPaaS não exige uma ferramenta adicional de escrita. Quando tudo é baseado em metadados originalmente, no núcleo da plataforma de aplicações, motor e design, então não há necessidade de recriar o alfabeto para se adaptar às novas exigências, como a implantação RIA. Ambos, a arquitetura e o paradigma de desenvolvimento do uniPaaS são centrados em metadados e assim isto permite o tremendo avanço migração da lógica de negócio e simplificação adequada da tarefa de desenvolvimento.