As faturas passaram a ser digitais e automáticas, resultando na redução do tempo de processamento e baixa do sistema. A empresa também automatizou a gestão dos horários e frequência dos motoristas, os contratos de trabalho e a manutenção dos veículos em oficina própria.
A Landois, especializada no transporte refrigerado de produtos alimentícios, contratou as plataformas de integração e de desenvolvimento de sistemas da Magic Software para aumentar a eficiência de seus processos operacionais envolvendo o armazenamento e logísticas de produtos a partir de sua base francesa de Borgonha, Grand-Est, Rhône-Alpes e PACA, além do norte da França, proximidades de Paris, além da Bretanha, em Saint-Agathon, bem como em seu novo site em Mâcon.
A empresa possui dois armazéns de 2.400 e 1.000 m², uma oficina de manutenção de viaturas e cerca de 50 caminhões e articulados, com capacidade de gerenciar centenas de documentos de registros de veículos utilizados em sua operação logística.
Recentemente, a Landois iniciou um amplo projeto de transformação digital da sua ferramenta de gestão visando melhorar a qualidade do seu serviço e a satisfação dos seus clientes, bem como oferecer melhores condições de trabalho para os seus motoristas.
O principal desafio do projeto era automatizar e centralizar a gestão das atividades administrativas e, simultaneamente, modernizar o sistema de informação, começando com o desenvolvimento de novos aplicativos de negócios que fossem mais ágeis, comunicativos e acessíveis aos motoristas durante as suas viagens.
O segundo desafio foi conseguir conectar esses aplicativos ao software de contabilidade existente (Sage) e fornecer aos funcionários ferramentas mais modernas para otimizar seu tempo de trabalho.
A transportadora contou com o apoio do seu parceiro de integração, IT Solutions, na construção de uma solução de gestão global e fácil de usar, capaz de cobrir todo o ciclo do cliente, desde o recebimento do pedido e a organização do ciclo por todo o caminho até à emissão de guias de remessa e, finalmente, as invoices (com base em clientes e códigos de item predefinidos).
Jean-Philippe Martin, Diretor de Soluções de TI da Landois, comenta que a empresa necessitava de uma solução eletrônica que estivesse diretamente ligada ao seu software de contabilidade, permitindo gerar faturas automaticamente em PDF a partir das guias de remessa emitidas, evitando as reentradas e os riscos de erro que lhes estão associados.
Após um estudo completo das necessidades e expectativas de negócio do transportador, a IT Solutions escolheu a plataforma de aplicações Magic xpa para criar uma solução personalizada e orientada para o futuro.
O Magic xpa é uma ferramenta low code que permite desenvolver rapidamente aplicativos móveis multiplataforma capazes de atender às necessidades complexas da Landois como parte de sua transformação digital. “Além disso, a plataforma oferece uma experiência de usuário rica e personalizada graças à sua interface de design visual incorporada e à sua arquitetura baseada em modelos de componentes reutilizáveis”, acrescenta Martin.
O trabalho de desenvolvimento das aplicações foi facilitado, segundo o Diretor de Soluções de TI da Landois, devido à experiência de usuário rica e personalizada proporcionada pela plataforma Magic xpa, principalmente porque ela oferece uma interface de design visual incorporada e à sua arquitetura baseada em modelos de componentes reutilizáveis.
Os resultados
Os objetivos da transportadora com o Magic xpa foram atingidos e todas as faturas do transportador agora são eletrônicas e enviadas automaticamente aos clientes, que receberam um espaço web dedicado acessível através de um portal. Além disso, a solução desenvolvida permite lembretes mensais automatizados, gerando economia de tempo considerável e tornando a cobrança e gestão de suas receitas muito mais eficiente.
Paralelamente, a empresa colocou em funcionamento outros módulos que permitem gerir os horários e frequência dos motoristas, os contratos de trabalho associados e informações sobre a manutenção dos veículos em oficina própria.
“Tudo isto através da plataforma Magic xpa”, enfatiza Nicolas Landois, diretor da empresa.
“Conseguimos também eliminar quase todas as nossas antigas planilhas de Excel, bem como as múltiplas entradas que representam um risco real de erro e são uma perda de tempo para nossos funcionários. Nosso objetivo agora é tornar totalmente eletrônico o processo de envio de guias de entrega aos nossos motoristas, pois todos os seus veículos já estão geolocalizados em tempo real e equipados com tablets”, finaliza.